Escola Nacional de Saúde Pública

Medicina do Trabalho

Ciclo

Curso de Especialização

Não atribuido

Coordenador

Carlos Silva Santos

Horários

As atividades escolares, em cada ano, são organizadas dentro dos períodos semestrais previstos de acordo com o calendário escolar da ENSP.
As atividades letivas decorrem em 2 períodos semanais entre as 16.30 horas e as 22.00 horas, organizadas em três períodos de 2 horas incluindo as respetivas pausas.
Cabe à Coordenação do Curso elaborar os calendários das matérias a lecionar e dos estágios a realizar, devendo os mesmos ser comunicados aos discentes com uma antecedência razoável.
As atividades relacionadas com a frequência dos Estágios (2º ano) decorrem em horários a fixar em cada caso, sendo acordadas entre os discentes e os Responsáveis das Organizações em que o respetivo Estágio venha a ser realizado.
O controlo da assiduidade às atividades curriculares é efetuado segundo os mecanismos previstos na ENSP, de folha de registo próprio. Cabe ao secretariado do curso fazer o registo da assiduidade, a qual será regularmente apreciada em Conselho de Curso.

Objectivos educativos

O curso de Especialização em Medicina do Trabalho (CEMT) tem como finalidades a aquisição de conhecimentos científicos e de competências gerais para o estudo, a investigação e a prática profissional na área especializada da Medicina do Trabalho/Saúde Ocupacional.
No final do curso os discentes devem ser capazes de:
–Conhecer os principais problemas do âmbito da Medicina do Trabalho/Saúde Ocupacional e participar na definição de estratégias globais tendentes à proteção e à promoção da saúde dos trabalhadores;
–Participar em processos de inovação tecnológica e mudança organizacional das empresas, intervindo no desenvolvimento das situações de trabalho na perspetiva da saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores;
–Participar na caracterização das influências, positivas ou negativas, exercidas por fatores de natureza profissional sobre a saúde dos trabalhadores, designadamente as que conduzem à ocorrência de doenças profissionais, "doenças relacionadas com o trabalho", doenças agravadas pelo trabalho e acidentes de trabalho;
–Planear, executar e avaliar ações e programas de vigilância médica dos trabalhadores, com incidência nos aspetos especificamente relacionados com os riscos de índole ocupacional e contribuir para a promoção das decorrentes medidas de prevenção;
–Planear, gerir e avaliar as atividades de um serviço de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, no contexto da política e administração da Saúde Ocupacional;
–Conhecer a legislação laboral, em particular a referente à Segurança, Higiene e Saúde dos Trabalhadores nos Locais de Trabalho;
–Conhecer e respeitar as normas éticas e deontológicas do exercício da profissão de médico do trabalho e de outros técnicos de Saúde Ocupacional.

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

O Plano de Estudos do CEMT contempla um conjunto de Unidades Curriculares que se desenvolvem ao longo dos 2 anos letivos, sendo de frequência obrigatória.
As Unidades Curriculares integrantes do 1º ano são de natureza teórico-prática e perfazem no seu conjunto 60 créditos (ECTS). As Unidades Curriculares integrantes do 2º ano, sob a forma de estágios, totalizam 30 créditos ECTS.
Para acesso às provas de avaliação cada discente deverá ter uma assiduidade mínima de 70% às atividades letivas obrigatórias (constantes do horário). Em condições excecionais e devidamente fundamentadas o Diretor do Curso, desde que proposto ou acordado com o Coordenador da UC em causa, poderá apreciar e autorizar o acesso às provas de avaliação de discentes que não tenham a assiduidade mínima estabelecida.
A classificação final de cada Unidade Curricular será mandada afixar pelo Coordenador do Curso e será expressa na escala inteira de 0 a 20 valores. A classificação final do CEMT é obtida pela média aritmética ponderada das classificações de todas as Unidades Curriculares.

Regras de avaliação

Os elementos de avaliação podem assumir a forma de provas e trabalhos individuais ou de grupo, orais ou escritas e devem constar do programa de cada Unidade Curricular. É, ainda, elemento de avaliação, a apreciação global individual efetuada por cada docente responsável por cada Unidade Curricular.
A cada Unidade Curricular é atribuído um determinado número de créditos consoante as regras aplicáveis no sistema de ensino universitário superior e derivadas do Processo de Bolonha. À totalidade do Curso correspondem 90 créditos (ECTS).
A classificação final de cada Unidade Curricular será mandada afixar pelo Coordenador do Curso e será expressa na escala inteira de 0 a 20 valores. A classificação final do CEMT é obtida pela média aritmética ponderada das classificações de todas as Unidades Curriculares.

Estrutura

1.º Ano
Código Nome Créditos
9321 Análise Ergonómica do Trabalho 2.5
9322 Avaliação e Gestão do Risco em Saúde Ocupacional 4.0
9333 Epidemiologia e Estatística em Saúde Ocupacional 8.0
9325 Fisiologia do Trabalho 4.0
9327 Higiene e Segurança no Trabalho 2.5
5072 Introdução à Saúde Ocupacional 2.0
311 Introdução à Saúde Pública 4.0
9328 Legislação Laboral 2.0
9326 Medicina do Trabalho 9.0
9323 Organização e Administração da Saúde Ocupacional 4.0
9424 Seminário Estudo de Caso 2 - Aptidão para o Trabalho 1.0
9324 Toxicologia do Trabalho 6.0
2.º Ano
Código Nome Créditos
9329 Estágio 1 15.0
9330 Estágio 2 15.0