
Gestão em Saúde
Código
5122
Unidade Orgânica
Escola Nacional de Saúde Pública
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
3.0
Professor responsável
Ana Maria Escoval
Total de horas
40
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos deverão estar capacitados para:
a) Dominar os conceitos de gestão e saber aplicá-los na gestão de organizações de saúde;
b) Utilizar, com rigor e proficiência, instrumentos de gestão na análise dos problemas e na tomada de decisão;
c) Conhecer as especificidades das organizações prestadoras de cuidados de saúde e os respetivos indicadores de gestão, na tripla perspetiva, estrutural, de processos e de resultados;
d) Identificar e compreender o papel de gestor de uma organização de saúde, assente numa perspetiva de clinical governance.
Pré-requisitos
Os exigidos para o curso de Mestrado em Gestão da Saúde.
Conteúdo
1. Conceitos e práticas da gestão de organizações
2. Características dos sistemas de saúde e das organizações de saúde
3. Especificidades da gestão em organizações de saúde
4. Planeamento e gestão estratégica: abordagens e perspetiva
5. Dimensões chave e funções das organizações de cuidados de saúde
6. Complexidade da gestão das organizações de cuidados de saúde
7. Instrumentos de apoio à decisão
8. Os “Key Performance Indicators” na gestão de organizações de Saúde
9. Análise de casos práticos de gestão em organizações de saúde
Bibliografia
DRUCKER, P. – Management challenges for the 21st century. Butterworth-Heinemann, 2007.
MINTZBERG, H.et al – The Strategy process, Concepts, Contexts, Cases. Essex: Pearson Education 2003.
PORTER, M E; TEISBERG, E O. – Redefining Health Care, creating value based competition on results. Boston: Harvard Business Press, 2006.
SANTOS, A. R.- Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Coimbra: Escolar Editora, 2008.
ROBBINS, S. - O Segredo na Gestão de Pessoas. Coleção Desafios, 2008.
Método de ensino
As metodologias de ensino compreendem exposições teóricas, sessões de tipo teórico prático, visitas de estudo, trabalhos individuais e em grupo.
Método de avaliação
a) Apreciação do empenho, trabalho, assiduidade, participação ativa e qualidade de participação nas aulas em regime de avaliação contínua (10%)
b) Desenvolvimento de trabalho individual - (50%)
c) Desenvolvimento e apresentação de trabalho de grupo - centrado no aprofundamento de um dos temas em análise com apresentação de uma proposta de ação/intervenção, que reflita um processo de pesquisa bibliográfica, análise e reflexão (40%)