Escola Nacional de Saúde Pública

Gestão em Saúde

Código

5122

Unidade Orgânica

Escola Nacional de Saúde Pública

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

3.0

Professor responsável

Ana Maria Escoval

Total de horas

40

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular, os alunos deverão estar capacitados para:

a) Dominar os conceitos de gestão e saber aplicá-los na gestão de organizações de saúde;

b) Utilizar, com rigor e proficiência, instrumentos de gestão na análise dos problemas e na tomada de decisão;

c) Conhecer as especificidades das organizações prestadoras de cuidados de saúde e os respetivos indicadores de gestão, na tripla perspetiva, estrutural, de processos e de resultados;

d) Identificar e compreender o papel de gestor de uma organização de saúde, assente numa perspetiva de clinical governance.

Pré-requisitos

Os exigidos para o curso de Mestrado em Gestão da Saúde.

Conteúdo

1. Conceitos e práticas da gestão de organizações

2. Características dos sistemas de saúde e das organizações de saúde

3. Especificidades da gestão em organizações de saúde

4. Planeamento e gestão estratégica: abordagens e perspetiva

5. Dimensões chave e funções das organizações de cuidados de saúde

6. Complexidade da gestão das organizações de cuidados de saúde

7. Instrumentos de apoio à decisão

8. Os “Key Performance Indicators” na gestão de organizações de Saúde

9. Análise de casos práticos de gestão em organizações de saúde

Bibliografia

DRUCKER, P. – Management challenges for the 21st century. Butterworth-Heinemann, 2007.

MINTZBERG, H.et al – The Strategy process, Concepts, Contexts, Cases. Essex: Pearson Education 2003.

PORTER, M E; TEISBERG, E O. – Redefining Health Care, creating value based competition on results. Boston: Harvard Business Press, 2006.

SANTOS, A. R.- Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Coimbra: Escolar Editora, 2008.

ROBBINS, S. - O Segredo na Gestão de Pessoas. Coleção Desafios, 2008.

Método de ensino

As metodologias de ensino compreendem exposições teóricas, sessões de tipo teórico prático, visitas de estudo, trabalhos individuais e em grupo.

 

 

 

Método de avaliação

a) Apreciação do empenho, trabalho, assiduidade, participação ativa e qualidade de participação nas aulas em regime de avaliação contínua (10%)

b) Desenvolvimento de trabalho individual - (50%)

c) Desenvolvimento e apresentação de trabalho de grupo - centrado no aprofundamento de um dos temas em análise com apresentação de uma proposta de ação/intervenção, que reflita um processo de pesquisa bibliográfica, análise e reflexão (40%)

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