
Epidemiologia para a Investigação Clínica
Código
101076
Unidade Orgânica
NOVA Medical School | Faculdade de Ciências Médicas
Créditos
5
Professor responsável
Prof. Doutor Pedro Caetano
Objectivos
Os objetivos são que os estudantes dominem os conceitos epidemiológicos da investigação clínica e que os apliquem usando análise bioestatística.
Nos Conceitos, os alunos, no final da unidade, dominarão três áreas gerais da epidemiologia: a ocorrência, causa e intervenção na doença. Na Medição da Ocorrência das Doenças, serão capazes de quantificar a morbilidade (prevalência, incidência) e mortalidade bem como ajustá-las para comparar populações. Na Identificação das Causas das Doenças, os alunos avaliarão se de facto existe uma relação causa-efeito verificando a validade estatística da associação (sem problemas aleatórios, viés, fatores de confundimento) e se essa associação é causal (força, mecanismo, consistência, temporalidade, dose-resposta). Saberão apresentar dados e distinguir as várias medidas de risco, além de entender os três tipos de estudos observacionais (descritivos, casocontrolo, coorte) bem como a informação que se extrai de cada. Na Medição das Intervenções na Doença, dominarão conceitos qualitativos e quantitativos para o planeamento e condução de ensaios clínicos.
Na Análise, os alunos saberão analisar os vários tipos de estudos, controlando a componente aleatória usando bioestatística inferencial. Deverão também avaliar e controlar viés e fatores de confundimento através de técnicas estatísticas como a regressão logística.
Os estudantes farão o aprofundamento desta aprendizagem sabendo resolver e discutir problemas práticos em áreas específicas como por exemplo a farmacoepidemiologia.
Pré-requisitos
Conteúdo
Bibliografia
Método de ensino
Método de avaliação