
Rotação Laboratorial II
Código
1071002
Créditos
10
Professor responsável
Henrique Manuel Paixão dos Santos Girão
Língua de ensino
Português/Inglês
Objectivos
As Rotações Laboratoriais, com uma duração de 4 semanas, pretendem iniciar os alunos, no primeiro ano do curso, na pratica de investigação científica e serão sempre realizados em laboratórios de reconhecido mérito e nos quais decorram projectos de investigação susceptíveis de incluir alunos por períodos de tempo limitados. No contexto das Rotações Laboratoriais o estudante deverá ser capaz de se inserir num grupo de investigação, tomando contacto com o dia-a-dia da investigação concreta em termos de problemas, metodologias, linguagens, relações interpessoais, planeamento de experiencia e avaliação crítica de resultados obtidos. Deverá igualmente ser capaz de avaliar criticamente a razoabilidade e exequibilidade de diferentes projetos a prazo. Com as Rotações Laboratoriais pretende-se ainda que os estudantes possam fazer uma escolha mais informada acerca do grupo e tema de investigação onde pretendem realizar os estudos conducentes à sua tese de doutoramento.
Pré-requisitos
Conteúdo
. Proteostase, envelhecimento e doença
. O papel da ivabradina no micocárdio em isquémia-reperfusão
. A desregulação transcripcional e disfunção mitocondrial na doença de Huntington's
. Disfunção da autofagia na doença de Huntington's: proteção pela Rab7
. Stress do RE e controlo de qualidade proteico
. Bigenómica Translacional and farmacogenómica - potencial clínico
. Diabetes e envelhecimento cerebral
Bibliografia
Artigos científicos.
Método de ensino
No âmbito das Rotações Laboratoriais pretende-se que os alunos acompanhem os trabalhos de investigação em curso nos laboratórios de acolhimento. Durante este período, o aluno será acompanhado por um tutor, tipicamente um post-doc, que se encarregará de explicar os procedimentos experimentais a decorrer a cada momento. Para além disso, deve ser estimulada a participação do aluno, tanto no desenho de novas experiências, incluindo a identificação da hipótese a testar e a adequação da metodologia a usar, como na análise crítica dos resultados obtidos. Sempre que possível, deverá ser dada a possibilidade ao aluno de realizar alguns procedimentos experimentais, de forma independente, contribuindo, desta forma, para a aquisição de competências técnicas.
Método de avaliação
No final, o aluno deverá fazer uma apresentação oral elaborar um relatório, na forma de artigo cientifico, do trabalho acompanhado e/ ou desenvolvido pelos seus próprios meios.