Faculdade de Ciências Médicas

Ortopedia

Código

11027

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

CMH

Créditos

3.5

Professor responsável

Prof. Doutor José Guimarães Consciência

Língua de ensino

Português

Objectivos

Considerando a prevalência da patologia Ortopédica no dia-a-dia da atividade Médica global, pretende-se:

 

1- Demonstrar a sua importância e relevância

 

2- Estimular a compreensão da multifacetada e complexa atividade diária do ortopedista e traumatologista, no âmbito da assistência hospitalar.

 

 

3- Promover a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos que permitam diagnosticar diferentes patologias ortopédicas.

 

4- Compreender e saber as noções fundamentais que orientam a sua terapêutica não cirúrgica e cirúrgica

 

5- Valorizar a prevenção de diferentes patologias por oposição à sua terapêutica convencional.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • 1 -Introdução

    Definição, âmbito e tipo de patologia, características da especialidade, essência e modalidades da terapêutica ortopédica.

    Estrutura e funções normais do aparelho locomotor.

    Crescimento ósseo.

    Terapêutica ortopédica incruenta – medicamentosa, técnicas de imobilização, próteses, e ortóteses. Riscos e complicações

    Terapêutica cruenta ou cirúrgica – óssea, articular, tendinosa, e dos nervos periféricos

    Riscos e complicações.

    Prevenção

     

     

     

     

     

     

    2-Ortopedia Infantil

    Deformidades Congénitas

    Período embrionário, período fetal. Deformação, malformação e displasia

    Localizadas

    Sem perda ou ausência de segmentos: displasia de desenvolvimento da anca, pé boto

    Deformidades Adquiridas

    Coluna vertebral: escolioses, cifoses

    Membros: desvios axiais

    Osteocondroses: Osgood-Schlater, Sever, Kohler, Leg-Perthes-Calvé

    Epifisiólise femoral proximal

    3-Infecções Osteoarticulares

    Localização, comportamento, morbilidade, evolução

    Etiologia:

    Supurativas: osteomielites e artrites séticas

    Não supurativas (granulomatosa): tuberculose

    4-Tumores ósseos

    Classificação:

    Primitivos: generalidades, localização, classificação histológica ou histogénica, benignos e malignos.

    Secundários (metástases): frequência, origem, localização, manifestações clinicas, exames complementares.

    5-Ortopedia do Adulto

    Patologia osteoarticular (inflamatória, degenerativa); patologia vertebral e radicular

    Artrites - Artroses

    Artrites Inflamatórias: infeciosas, reumatismais (crónicas)

    Artrites não inflamatórias: artroses primitivas e secundárias

    Patologia vertebro-radicular

    Cervico- braquialgia: definição, etiopatogenia, topografia, terapêutica.

    Espondilólise: definição, Etiopatogenia, sintomatologia, imagiologia diagnóstica, tratamento.

    Espondilolistese: definição, classificação, etiopatogenia, sintomas e sinais, diagnóstico, tratamento.

    Lombalgia e Lombociatalgia / hérnias discais

    Lombalgia: generalidades, características, etiopatogenia, formas clínicas, tratamento.

    Lombociatalgia/hérnias discais: etiopatogenia, localização, topografia, sintomatologia, formas clinicas, diagnóstico, terapêutica.

    6-Traumatologia do Aparelho Locomotor

    Considerações gerais: lesões ósseas (fraturas), articulares (ligamentares, capsulo-ligamentares, osteoarticulares), musculares e tendinosas: ruturas e hérnias musculares, nervosas (neuropraxia, axonotemese, neurotmese)

    Fraturas: definição, etiologia, patogenia, classificação, sintomatologia, diagnóstico, evolução e prognóstico, complicações (gerais e locais), tratamento.

    Fraturas patológicas: definição, etiologia (metabólica / osteoporótica, infeciosa, tumoral/ metastática).

     

     

     

    Traumatologia osteoarticular infantil

    Rapidez de consolidação, elasticidade óssea, espessura e características do periósteo, cartilagens de crescimento e suas lesões traumáticas.

    Traumatologia da coluna vertebral

    Constituição e funções da coluna vertebral: anatomia, funções básicas.

    Fraturas vertebrais:

    Classificação: quanto á sua estabilidade e quanto ao mecanismo da lesão (classificação de Magerl)

    Diagnóstico

    Tratamento

    Prognóstico

    Traumatologia da pélvis:

    Generalidades: lesões de alta velocidade / grande impacto, lesão vascular, lesão intra-abdominal (uretra)

    Classificação: fraturas sem interrupção do anel pélvico, fraturas com interrupção do anel pélvico, fraturas do acetábulo

    Classificação de Tile (estabilidade da lesão posterior): tipo A – anel pélvico estável, tipo B – parcialmente estável, tipo C – instáveis.

    Traumatologia dos membros inferiores: generalidades e particularidades.

    Fraturas do fémur: extremidade proximal ( intra e extracapsulares), diafisárias e extremidade distal

    Traumatologia do joelho (entorses, luxações e fraturas)

    Lesões da tibiotársica (entorses, luxações e fraturas)

    Traumatologia do pé: fraturas e luxações do astrágalo, fraturas do calcâneo.

    Traumatologia dos membros superiores

    Generalidades (ausência de carga axial, funcionalidade da mão, vascularização terminal)

    Lesões da cintura escapular: fraturas (clavícula e omoplata), luxações (gleno-umeral, acrómio-clavicular, externo-clavicular)

    Outras fraturas e luxações (úmero, antebraço, cotovelo, punho e mão)

     

Bibliografia

Bibliografia principal

 

1-      Campbell's Operative Orthopaedics.

S. Terry Canale, James H. Beaty, Willis C. Campbell

0323033296

2007

 

2-      Rockwood and Green`s Fractures in Adults.

Robert W. Bucholz, James D. Heckman

1605476773

2009

 

3-      Pediatric Orthopaedics

Mihran O. Tachdjian

141602221X

2007

 

4-      Turek´s Orthopaedics – Principles and their application.

Stuart L. Weinstein, Joseph A. Buckwalter

0781742986

2005

 

5-      Rang`s Children Fractures.

Dennis R. Wenger, Maya E. Pring, Mercer Rang

07817-5286-0

2005

 

6-      Apley´s Concise System of Orthopaedics and Fractures.

Louis Solomon, David J. Warwick, Selvadurai Nayagam

0340942053

2010

 

 

Bibliografia complementar

 

7-      Orthopaedics in primary care

Andrew J. Carr

0750687851

2004

 

8-      A System of Orthopaedic Medicine

Ludwig Ombregt

n/d

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Método de ensino

  • Os alunos dividir-se-ão em pequenos grupos, estando previsto que cada um desses grupos assista de forma independente a nove aulas interativas teórico-práticas (50m), que abordarão todos os temas previstos no programa da Unidade Curricular.

    Existirão ainda aulas práticas selecionadas, em termos da sua sequência, pelos próprios alunos. Contudo, esta seleção deverá sempre incluir a permanência na consulta externa, bloco operatório e serviço de urgência, pelo menos uma vez durante o período de ensino previsto para cada grupo de alunos.

     

    Aulas interativas teórico-práticas

    Ministradas com recurso ao método interactivo expositivo e demonstrativo das matérias acima referidas.

    Utilização do sistema de ensino questão / resposta do grupo que constituirá variante do tipo “trabalho de grupo” e permitirá aos alunos valorizar o trabalho em equipa.

     

    Aulas Práticas

    Com a participação supervisionada ativa dos alunos, integrando as unidades funcionais do Serviço durante a sua atividade assistencial diária quer na consulta externa, quer no bloco operatório, quer ainda no serviço de urgência.

    Os alunos que, por motivo justificado e aceitável, não puderem frequentar as atividades de ensino previstas para o seu grupo, poderão requerer ao regente da unidade curricular, a possibilidade de frequentar um dos restantes grupos de ensino, desde que este não tenha sobrecarga do número de alunos atribuídos.

Método de avaliação

1-Avaliação final, no último dia do período de permanência no serviço, mediante prova oral com pelo menos um tema de Ortopedia não traumática e outro de Ortopedia traumática

2-São critérios da avaliação considerados em termos da sua quantidade e qualidade: os conhecimentos teóricos referentes à matéria constante do programa da disciplina; os conhecimentos práticos adquiridos nas presenças no serviço de urgência, consulta externa e bloco operatório e a capacidade de  esquematização e organização das respostas.

 

Cursos