Faculdade de Ciências Médicas

Medicina Geral e Familiar

Código

11101

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

SP

Créditos

3,5

Professor responsável

Profª Doutora Maria Isabel Santos

Objectivos

As finalidades do ensino da Unidade Curricular são:

•       Encorajar os estudantes a adoptarem uma abordagem sistémica centrada na pessoa.

•       Possibilitar a prestação de cuidados de saúde a diferentes grupos populacionais em ambiente extra-hospitalar.

•       Familiarizar os estudantes com os padrões de queixas e sintomas, e de apresentação dos problemas de saúde no contexto do exercício da especialidade de Medicina Geral e Familiar.

•       Treinar aptidões de prevenção, de diagnóstico e de tratamento adequadas ao exercício da Medicina Geral e Familiar.

•       Proporcionar experiência no reconhecimento dos factores somáticos, psicológicos e sociais e a influência das interacções entre os membros de uma família na doença e no comportamento da doença.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Caracterização da Prática em MGF

Os princípios da MGF

 A importância dos CSP na saúde das populações.

 

 

 

 

 

 

 

Caracterização da prática da MGF no contexto do SNS. A especificidade desta unidade face às demais.

Motivos de consulta e suas condicionantes. O iceberg clínico.

Tipos de decisão e fases do processo clínico.

O método clínico centrado no paciente. Entrevista clínica

A consulta centrada no paciente, conteúdo e processo da consulta.

Papéis do doente e do médico.

Definição de Método Clínico Centrado no Paciente (MCCP).

O papel na promoção da saúde e na prevenção.

Diagnóstico do quadro de representações e diagnóstico integrado.

Doença e dolência.

O indivíduo e a família.

Estabelecer terreno comum (grounding).

Conceitos de importância e auto-eficácia.

Construção da relação médico-doente.

Conflitos Médico-Paciente.

Definição de comunicação, modelos comunicacionais e sua importância na relação médico-doente.

Componentes da comunicação: linguagem verbal, não-verbal e para-verbal.

Qualidades comunicacionais do clínico.

Classificações e tipos de entrevista clínica.

Fases e tarefas da consulta.

Principais técnicas de entrevista clínica.

 

Família, saúde e doença

Noção de família.

Modalidades de organização familiar.

Ciclo de vida familiar.

Tarefas de desenvolvimento dos diversos tipos de família.

Impacto da doença na família.

Instrumentos de avaliação familiar.

Caracterização das famílias de acordo com critérios de funcionalidade.

Situações perante as quais a avaliação familiar é indispensável.

Tomada de decisão centrada no doente e na evidência disponível

Medicina baseada na evidência. Níveis de evidência.

Raciocínio clínico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestão da incerteza.

Tipos de estudos.

Fontes e pesquisa bibliográfica.

A prevenção e o aconselhamento baseados na evidência

A transversalidade da prevenção nas competências nucleares do Médico de Família.

Efectividade e eficiência das actividades preventivas.

Níveis de intervenção dos cuidados antecipatórios.

Princípios fundamentais dos rastreios.

Exame Periódico de Saúde.

A gestão da qualidade em problemas comuns de saúde

A qualidade como ferramenta de gestão de melhoria da prática individual e das instituições.

Definição e exemplos de dimensões da qualidade.

Programas de melhoria de qualidade em problemas comuns de saúde – Diabetes Mellitus, Hipertensão Arterial.

Os passos da consulta e os registos clínicos

Registo Clínico – objectivos e especificidades em MGF: problemas deontológicos, éticos e legais.

Métodos de registo (RMOP).

Os passos da consulta e o registo.

Problemas de saúde: classificação e codificação (ICPC).

Suportes informáticos de registo (SAM).

Registo familiar – Genograma.

Os CSP, o planeamento familiar e a saúde materna. Vigilância de saúde das crianças e idosos

CSP – descrição sucinta da organização funcional.

Grupos com necessidades especiais de saúde.

Saúde reprodutiva.

Planeamento Familiar – objetivos; atividades; princípios básicos de aconselhamento; métodos contraceptivos; infertilidade; cuidados pré-concepcionais; infeções sexualmente transmissíveis; rastreios oportunos.

Saúde materna – organização do acompanhamento; exames complementares de diagnóstico; informação/cuidados antecipatórios; sintomas mais frequentes; sintomas e sinais de alarme; revisão do puerpério.

Saúde Infantil e Juvenil – organização dos cuidados – objetivos das consultas nas diferentes “idades chave”; crescimento e desenvolvimento (estato-ponderal e psicomotor); cuidados antecipatórios.

Saúde dos Idosos – finalidade dos cuidados; promoção da saúde; prevenção da doença.

 

Bibliografia

Cada professor dará bibliografia específica na sua aula, que será lida e comentada nos tempos próprios reservados para o efeito

A consulta em 7 passos [ PDF, 4,5Mb ]
(Edição da APMCG). www.apmcg.pt/index.php?section=publications&action=details&id=23

A definição Europeia de Medicina Geral e Familiar [ PDF, 288Kb ]
Documento da WONCA Europa com a definição de Medicina Geral e Família
(edição APMCG). Www.apmcg.pt/ficheiros/Definicao_MGF-EURACT_2005.pdf

Direcção-Geral da Saúde. Normas de Orientação Clínica.
http://www.dgs.pt.
(a especificar nas aulas)

ICPC 2 - Folha Resumo - ACSS

www.acss.min-saude.pt/Portals/0/ICPC_Resumo.pdf

 

McWhinney IR. A Textbook of Family Medicine. 3nd edition. New

York: Oxford University Press; 2009.

 

Nunes J. A comunicação em contexto clínico. Edição da Bayer Healthcare, Março de 2007. Disponível em   http://www.fcm.unl.pt/departamentos/cligeral/docs/5ano/livro_comunicacao.pdf

Pocket Guide to Clinical Preventive Services 2014. USPSTF, 2014
 http://www.ahrq.gov/professionals/clinicians-providers/guidelines-recommendations/guide/cpsguide.pdf

 

Método de ensino

O ensino está organizado em duas componentes – teórica/teórico-prática e prática. As técnicas pedagógicas a usar na componente teórica são: método expositivo/narrativo; na teórico-prática, trabalhos de grupo e individuais; exercícios práticos de aplicação de instrumentos de avaliação familiar; discussão de casos clínicos; videogravação com doente real ou simulado, sua análise e discussão; treino de técnicas de comunicação com teatralização entre alunos. A componente prática incluirá: ensino tutorial (cerca de 15h), na relação de 1-2 aluno (s) /1 tutor, a decorrer em Centro de Saúde, no contexto da consulta e a realização de entrevistas clínicas com o duplo objetivo de treino e avaliação.

Método de avaliação

A avaliação final na 1ª época é feita no final do bloco e resulta da soma de 2 provas:

 

1 – Teste escrito individual

O teste, cotado para 16 valores, é composto por perguntas de resposta múltipla simples decorrentes de um caso, cotadas com 0,5 valores.

 

2 – Relato Familiar

Decorrente de entrevista familiar colhida no contexto do ensino prático no CS. O guião para a sua colheita está disponível no Moodle. Deve ser entregue por correio eletrónico para mgf@fcm.unl.pt e para o email do respetivo tutor, até às 24h de sábado, após o último dia de aulas. O relato enviado fora de horas não será aceite para avaliação. Tem cotação máxima de 4 valores, de acordo com a grelha disponível no Moodle.

 

Tem acesso à avaliação final o aluno que tenha assiduidade de 2/3 (dois terços) do tempo letivo, tendo por referência a carga horária.

Nas sessões teóricas e teórico práticas a folha de assiduidade é retirada 30 m após o seu início.

Para que um aluno tenha avaliação positiva no estágio precisa de avaliação positiva do seu tutor em três aspectos: pontualidade, interesse e relacionamento, para além da carga horária proposta (cerca de 15h, na proporção de 5h/dia).

A assiduidade rege-se pelo regulamento geral estabelecido na FCM.

O aluno sem aproveitamento por falta de assiduidade não poderá, salvo casos excecionais, ser integrado noutra turma. Quando tiver assiduidade e faltar por qualquer motivo à avaliação final terá oportunidade de concluir a unidade na 2ª época.

A classificação final é dada na escala de 0 a 20 e resulta da soma aritmética da classificação obtida no teste (0 a 16 valores) e da avaliação do relato familiar (0 a 4 valores).

O teste é feito no último dia do bloco (sexta-feira da segunda semana, das 15 -16h), no edifício da NMS/FCM.

A avaliação feita em 2ª época e em época especial consiste apenas de prova escrita cotada para 20 valores, por teste feito nos moldes do estabelecido para a primeira época e terá lugar nos dias 16 e 30 de Julho, respetivamente, às 15h, com a duração de 1h30m.

A consulta de prova pode ser pedida no secretariado, presencialmente ou por email, nas 48h após afixação das notas, e será programada para a semana seguinte.

 

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