Faculdade de Ciências Médicas

Genética

Código

11108

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

GOTH

Créditos

4

Professor responsável

Prof. Doutor José Rueff Tavares

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objetivos gerais (5 C’s)

Curiosidade 

desejo de descobrir as potencialidades da genética em medicina (….wonderful and full of wonder).

Conhecimentos

compreender e dominar os mecanismos genéticos e seu papel em patologia.

Competências

saber aplicar os modelos e os métodos da genética a situações novas.

Capacidades

aptidão para realizar tarefas experimentais e de busca de informação.

Criatividade

saber criticar hipóteses e saber fundamentar novas hipóteses explicativas de fenómenos genéticos.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Estrutura e função dos genes e organização do genoma humano (6H)

1.     Organização dos genes. Regiões codificantes e não-codificantes.

2.     Regulação da expressão génica. Mecanismos de regulação. Estrutura da cromatina. Epigenética.

3.     Papel do processamento do mRNA.

4.     Variação da função génica na embrio-fetogénese e em patologia. Genes de ‘stress’.

5.     Utilização e limites da informação recolhida da sequenciação.

6.     Utilização da informação recolhida de RNAs e polipéptidos

7.     Duplicação e divergência génica. Genes parálogos. Elementos translocáveis.


 

 

Dos genes ao embrião – Embriologia inicial (3H)

1.     Meiose e gametogénese

2.     Fertilização e segmentação

3.     Formação do blastocisto, implantação e formação de estruturas extra-embrionárias

4.     Da gastrulação à Neurulação

 

 

Genes e doença (14h)

 

1.     Padrões de transmissão de situações autossómicas recessivas, dominantes, ligadas ao X.

2.     Fatores modificadores da expressão fenotípica. Penetrância, expressividade, abiotrofia, pleiotropia.

3.     Quadro clínico das situações mendelianas mais frequentes. Das mutações ao fenótipo.

4.     Erros inatos do metabolismo e das variações farmacogenéticas

5.     Patologia mitocondrial e padrão de hereditariedade mitocondrial.

6.     Natureza das mutações e de pré-mutações; sua contribuição para a variabilidade e para a doença.

7.     Conceito e importância clínica do ‘imprinting’ e da dissomia uniparental.

8.     Utilização em medicina dos polimorfismos, do mapeamento génico, do desequilíbrio de ‘linkage’ e dos estudos de associação.

9.     Natureza multifactorial de muitas características normais e patológicas. Hereditariedade multifactorial.

10.  Interação de genes com outros genes e com fatores ambientais e papel em patologia. Epistasia.

 

 

Cromossomas e patologia cromossómica (4h)

 

1.     Organização dos genes nos cromossomas. Transmissão dos cromossomas.

2.     Mecanismos causais das alterações cromossómicas.

3.     Anomalias cromossómicas numéricas, estruturais e mosaicos. Da citogenética ao fenótipo.

 

 

Genética de populações (4h)

 

1.     Princípios de genética de populações e frequências em populações específicas. Frequência alélica e deriva genética. Efeito da consanguinidade e das neo-mutações nas frequências génicas. Intervenção médica e frequências génicas.

2.     Princípios evolutivos na compreensão da biologia e patologia humanas.

 

Bibliografia

Bibliografia para a Genética:

Speicher M, Antonarakis SE, Motulsky AG (Eds.) “Vogel and Motulsky's Human Genetics. Problems and Approaches” Springer Verlag, 4th ed., 2010.

Strachan T, Read A.P. “Human Molecular Genetics”, 4th edition. Garland Science, 2010.

 

Feuk L (Ed.) “Genomic Structural Variants”. Series: Methods in Molecular Biology, Vol. 838. Springer Protocols. Humana Press, 2012

 

Nussbaum RL, McInnes RR, Willard HF. “Thompson & Thompson Genetics in Medicine”, 7th edition. Saunders, 2007.

 

Korf BR, Irons MB “Human Genetics and Genomics”, 4th edition. Wiley-Blackwell, 2013.

 

Lewis R. “Human Genetics: Concepts and Applications”.  9th edition. McGraw-Hill Companies Incorporated. 2009.

 

Ellard S, Turnpenny P. “Emery's Elements of Medical Genetics”. 14th edition. Churchill Livingstone, 2011.

 

Passarge E. “Color Atlas of Genetics”. 3rd edition. Thieme Medical Publishers, 2007.

 

Regateiro FJ. “Manual de Genética Médica”. Imprensa da Universidade, Coimbra, 2007.

 

Emery A, Rimoin D. “Principles and Practice of Medical Genetics" - 3 vols. 5th edition. Churchill Livingstone, 2007. (principalmente o 1º volume)

 

“Encyclopedia of the Human Genome” 5 vols.  John Wiley & Sons, Ltd. 2003.

 

 

Bibliografia para a Embriologia

Alberts, Bruce et al.; Molecular Biology of the Cell; Garland Publ. Inc.; New York.

 

Carlson, Bruce M.; Human Embryology and Developmental Biology; Mosby.

 

Larsen’s           Human  Embryology     (2009)

 

 

Pesquisa Bibliográfica Geral

MEDLINE

IARC

National Library of Medicine

 

Bases de Dados de Genética

Base de dados de mutações em p53

BioGPS

National Center for Biotechnology Information

Tools of Genetics and Molecular Biology

OMIM - Online Mendelian Inheritance in Man

Human Genome Resources

Martindale's Health Science Guide

Généthon

Information for Genetic Professionals

Clinical Genetics Homepage

Cytogenetics Gallery

Doenças Genéticas

GeneClinics

 

Ensaios Laboratoriais de diagnóstico genético

GeneTests

 

Base de Dados de doenças genéticas para o grande público

NORD

 

Base de Dados de DNA e Proteínas

Genbank

 

Base de Dados de DNA

EMBL

 

Medicina baseada na Evidência

Cochrane Collaboration

 

Método de ensino

1) Aulas Teóricas de exposição crítica dos principais assuntos do conteúdo da unidade curricular;

2) Aulas Teórico-Práticas de análise e discussão de temas específicos com interesse prático

3) Aulas Práticas de realização de técnicas laboratoriais, de problemas de risco e de análise de artigos científicos.

 

Método de avaliação

Exame Escrito (EE) = 80% nota final

Sem consulta. Perguntas com resposta de escolha múltipla, abrangendo toda a matéria de teóricas, teórico-práticas e práticas.

O Exame Escrito é passível de Melhoria de Nota.

1ª Época:                                             2015-06-19, 6ªf

2ª Época:                                             2015-07-10, 6ªf

Época especial: 2015-07-23, 5ªf (não se pode requerer melhoria de nota)

 

Admissão a exame escrito exige:

·       Assiduidade (2/3 aulas práticas e teórico-práticas)

·       Aprovação na avaliação continuada (=9,49 = 9; =9,50 = 10; Regulamento da NMS/FCM sobre Avaliação, Artigo 4º; alínea 3)

Para a consulta do exame escrito efetuado, os alunos inscrevem-se na secretaria da Genética sendo depois informados da data / hora da consulta na presença do docente responsável. Não existe regime supletivo para os Alunos sem mínimos de assiduidade.

Avaliação continuada (AC) = 20% nota final

A avaliação continuada de cada aluno é resultante do algoritmo         0.4*AP + 0.6*S ou se

Alunos dispensados de presença nas Aulas Práticas                              0.2*S

Sendo    AP = avaliação das aulas práticas realizada pelo respetivo docente responsável da turma,
S =avaliação do seminário (S) realizada por júri constituído por dois docentes.

Seminário (S): apresentação / discussão (10 minutos / 5 minutos) dos temas propostos, por grupos de 4-5 alunos formados dentro da respetiva turma.

 

Critérios de avaliação (S):

·                     Análise crítica do tema

 

·                     Capacidade de síntese

 

·                     Pesquisa bibliográfica

 

·                     Cumprimento do tempo de apresentação

Data e local do Seminário:              Data, horário e local das aulas práticas da respetiva turma

 

Admissão a Seminário exige:

·                     Assiduidade do semestre letivo (2/3 aulas práticas e teórico-práticas)

·                     Inscrição em um dos temas proposto (cfr. Anexo) comunicado ao docente responsável da correspondente turma.

·                     Receção do resumo da apresentação (máximo 250 palavras) com antecedência de 7 dias relativamente à data da apresentação.

 

NOTE BEM:

 

·                     A avaliação continuada não é passível de melhoria de nota.

·                     Para Alunos com Estatuto Especial, a avaliação continuada corresponderá à nota do seminário.

·                     “O trabalhador-estudante tem direito a aulas de compensação ou de apoio pedagógico que sejam consideradas imprescindíveis pelos órgãos do estabelecimento de ensino.” Conforme estipulado no nº 6 do Artigo 155º da Lei n.º 35/2004, de 29-JUL.

·                     Os alunos que usufruam do estatuto de trabalhador-estudante, devem, no início do ano letivo, junto do Departamento de Genética, obter informação acerca da sua avaliação prática.

·                     A avaliação continuada pode transitar para ano letivo seguinte, caso o Aluno tenha tido aprovação (> 9.49).

Nota final da unidade curricular:

Calculada pelo algoritmo:         0.8 * EE + 0.2 * AC > 9.49

Cursos