Faculdade de Ciências Médicas

Anatomia Regional I: Tórax, Abdómen, Pelve e Períneo

Código

11110

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

CMH

Créditos

3

Professor responsável

Prof. Doutor Diogo Pais

Língua de ensino

Português

Objectivos

A Anatomia Regionalou Topográfica é uma área das Ciências Morfológicas complementar da Anatomia Humana Geral e da Anatomia Descritiva ou Sistémica. Enquanto estas fornecem ao aluno os alicerces fundamentais para o conhecimento da linguagem e terminologia anatómicas, bem como dos aspectos descritivos dos vários órgãos e sistemas, a Anatomia Regional aborda a estrutura do corpo humano numa perspectiva topográfica. O corpo humano é agora dividido em Regiões Anatómicas que são estudadas definindo os seus limites, os seus diferentes planos, as diferentes relações entre estruturas, sentindo as diferentes texturas dos tecidos e órgãos e tomando consciência da possibilidade de variação face ao “normal” que cada indivíduo e cada estrutura pode apresentar.

O Ensino da Anatomia, tal como o perspectivamos, será a promoção de um conhecimento sólido da Anatomia Humana Normal, indispensável na preparaçãodo aluno para a aprendizagem futura em outras Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Medicina. Só um extenso e sólido conhecimento em Anatomia Humana Normal, no qual se inclui o conhecimento da Anatomia Regional, poderá permitir ao aluno a compreensão de temas como a Anatomia do Desenvolvimento, a Anatomia Funcional, a Anatomia Imagiológica, a Anatomia Ecográfica, a Anatomia Endoscópica, a Anatomia Patológica e a Anatomia Clínica (das áreas médicas ou cirúrgicas).

Esta Unidade Curricular Opcional é também a resposta ao desafio lançado aos alunos durante o 1º semestre do 1º ano:“procurar mais”! O conhecimento teórico e prático da Anatomia Humana Normal abriu a porta de acesso e vontade para o estudo da Anatomia Regional ou Topográfica. O desafio da aprendizagem da Anatomia, essencial à formação de qualquer Médico, passa também por aceitar este convite a “saber mais para ser mais”.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Anatomia Regional-I: Tórax, Abdómen, Pelve e Períneo são aqui apresentados nas suas linhas gerais. Os sumários detalhados, incluindo as subdivisões regionais, serão apresentados mais tarde.

 

As datas e horário de funcionamento das aulas serão definidos de acordo com a programação geral do 1º ano do Mestrado Integrado em Medicina da FCM-UNL para o ano lectivo de 2013-2014 e critérios logísticos como o nº de alunos inscritos na UC, a disponibilidade dos docentes e a gestão de espaços.

 

Aula

Tipo de Aula & Sumário

Docente

Datas

1

 

Aula Teórica:

Introdução à Unidade Curricular.

Objectivos. Métodos de avaliação.

 

Introdução à Anatomia Regional ou Topográfica.

Contextualização da Dissecção Cadavérica na Histórica do Ensino e da Investigação em Anatomia Humana e na Formação Médica. Importância na Formação Médica Pré e Pós Graduada.

 

Prof. Diogo Pais

26 de Fevereiro(8h30m-9h30m)

 

 

 

 

26 de Fevereiro (9h45m-10h45m)

Aula Teórica:

Instrumental de Dissecção.

Noções Gerais sobre a técnica de embalsamamento.

Riscos e Segurança. Aspectos Éticos e Legais.

Relatório de Dissecção: um registo científico.

 

Metodologia Geral de Dissecção – abordagem teórica e prática.

Comportamento no Teatro Anatómico.

Distribuição dos alunos por docentes e regiões.

2

Aula Prática:

A Abordagem geral do Cadáver – preparação do trabalho de dissecção.

Conceitos e Treino Básico de Suturas: o essencial para o encerramento das cavidades dissecadas no final de cada sessão.

Prof. Diogo Pais

5 de Março

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 1 = sessão 1

Docente responsável por cada grupo de alunos

3

Aula Prática:

Revisão Teórica das Regiões Parietais do Tórax

Dr. Luís Mascarenhas de Lemos

12 de Março

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 1 = sessão 2

Docente responsável por cada grupo de alunos

4

Aula Prática:

Revisão Teórica das Regiões Parietais do Abdómen

Dr. Tiago  Eça

19 de Março

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 1 = sessão 3

Docente responsável por cada grupo de alunos

5

Aula Prática:

Revisão Teórica das Regiões Parietais da Região Inguino-Femoral

Dr. João Pedro Marto

26 de Março

 

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 1 = sessão 4

 

Docente responsável por cada grupo de alunos

6

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 1 = sessão 5

 

Docente responsável por cada grupo de alunos

9 de Abril

7

Aula Prática:

Revisão Teórica da Região Perineal Masculina

Prof. Carlos Godinho

16 de Abril

 

Apresentação do Trabalho Realizado nas regiões parietais de cada cadáver para os alunos que dissecam em cada cadáver

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 2 = sessão 6

 

Docente responsável por cada grupo de alunos

8

Aula Prática:

Revisão Teórica da Região Perineal Feminina

Prof. Carlos Godinho

23 de Abril

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 2 = sessão 7

Docente responsável por cada grupo de alunos

9

Aula Prática:

Revisão Teórica da Cavidade Pélvica incluindo Pelve menor, e seu conteúdo (Feminino)

Profª Mª Alexandre B. Pires

30 de Abril

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 2 = sessão 8

Docente responsável por cada grupo de alunos

10

Aula Prática:

Revisão Teórica da Cavidade Abdominal e seu conteúdo

Dr. João Martins

7 de Maio

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 2 = sessão 9

 

Docente responsável por cada grupo de alunos

11

Revisão dos Objectivos Práticos da Região a Dissecar

Dissecção em Cadáver Humano

Planos Parietais – Região 2 = sessão 10 <

Bibliografia

Bibliografia de base (adoptada)

* Anatomia Geral e Dissecção Humana–J.A. Esperança Pina et al. Lidel,Edições Técnicas.

*Anatomia Humana dosÓrgãos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana do Coração e Vasos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana da Locomoção - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Anatomia Humana da Relação - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.

* Tratado de Anatomia Topográfica - L. Testut & O. Jacob. (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).

* Gray’s Anatomy for Students (2nd edition) – Richard L. Drake et al. Churchill Livingstone (Edições em língua inglesa ou portuguesa do Brasil).

* Anatomy in Surgery – P. Thorek, C.T. Linden and N. Swan – Springer.

* Anatomia Humana - L. Testut (A. Latarjet) (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).

* Anatomie de I' Abdomen - C. Couinaud - G. Doin & Cie.

* Atlas de Anatomia Humana - F. Netter (nas suas edições em língua inglesa, espanhola ou portuguesa).

* Anatomia Humana (Descriptiva, Topográfica e Funcional) - H. Rouvière (A. Delmas) (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).

* Sobotta- Atlas de Anatomia Humana - F. Paulsen - Elsevier /GEN (nas suas edições em língua portuguesa, inglesa,alemã ou espanhola).

 

 

 

 

Bibliografia complementar (recomendada)

* Clinically Oriented Anatomy - K. Moore - Williams and Wilkins.

* Atlas of Human Anatomy with integrated text – J.A. Gosling e colbs. -Churchill Livingstone.

* Anatomy for Surgeons  - W.H. Hollinshead (3 volumes).

* Sectional Human Anatomy - Han M-C. & Kim C-W. - Igaku-Shoin.

* Color Atlas of Anatomy - J. Rohen & C. Yokochi (nas suas edições em língua inglesa, portuguesa ou espanhola).

 

Método de ensino

Para atingir os objectivos de aprendizagem da Unidade Curricular de AnatomiaRegional-I o aluno deverá frequentar as Aulas Teóricas e Práticas, que serão complementares e recorrerão a diferentes técnicas pedagógicas.

Método de avaliação

Na Anatomia, deve a avaliação do aluno basear-se em diferentes parâmetros que avaliem não só o seu nível real de conhecimentos mas ainda, as suas aptidões de raciocínio, destreza na técnica de dissecção, capacidade inovadora, pronta adaptação a novas questões e situações que lhe são postas.

Trata-se, ainda que indirectamente, de avaliar o futuro médico, pelo que, as suas capacidades humanas e éticas deverão ser tomadas em linha de conta, sendo o aluno preparado, desde o 1º ano do curso, para a abordagem do doente numa perspectiva científica e humana.

 

a)  Avaliação prática

A avaliação prática é da responsabilidade dos docentes da componente prática e processar-se-á em todas as aulas práticas e pode passar pelos seguintes itens:

a)  Ao aluno deve encarar a Dissecção Humana como um acto que implica preparação teórica, treino da técnica, capacidade de análise, interpretação, discussão e conclusão. Todos estes pontos devem ser alvo de avaliação em cada aula, aceitando desde logo que esta Unidade Curricular Opcional inicia o aluno na prática da Dissecção pelo que a destreza nesta técnica será algo que o aluno irá adquirir de forma gradual.

 

b)  O aluno deverá ser solicitado pelo docente, a expor  assuntos, detalhando este ou aquele pormenor, podendo por sua livre iniciativa abordar a descrição de um tema em íntima relação com o objectivo da aula em que participa.

 

c)  A avaliação prática deve avaliar também as características globais do aluno, no que se refere não só ao seu nível de conhecimentos mas também à assiduidade e pontualidade, sua capacidade de dinamização do grupo de trabalho em que está integrado e relacionamento com os docentes e discentes, seu respeito e humanismo perante o cadáver e cumprimento das regras de segurança e higiene durante as aulas de dissecção.

 

d)  Os trabalhos de grupo ou temas preparados de forma individual, eventualmente pedidos, deverão ser apresentados oralmente de forma sucinta e clara, pelo grupo/aluno que efectuou o trabalho, devendo o docente avaliar não só a exposição e rigor científico mas ainda o empenho, dedicação e esforço postos no estudo e pesquisa bibliográfica para a realização do tema.

 

 

Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:

 

è Com classificação inferior a 10 valores o aluno não terá aprovação final na Unidade Curricular.

è Com classificação superior a 10 valores o aluno é admitido à Prova Final.

 

 

 

 

b)  Prova  Final

 

Será realizadanos Anfiteatros ou outras instalações do Edifício-Sede da Faculdade Ciências Médicas – UNL e terá dois componentes:

 

Componente Oral (O): trata-se da apresentação oral (poster, modelo tridimensional, apresentação multimédia e/ou outro suporte aceite) perante júri constituído pelo corpo docente de um trabalho decorrente da atividade de Dissecção Cadavérica Humana.Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 10 valores, sendo que com uma classificação inferior a 5 valores (não arredondado) o aluno não terá aprovação na prova final.

 

Componente Escrito (E): trata-se de uma prova composta por perguntas de escolha múltipla que procura aferir de forma geral os conhecimentos transmitidos na Componente Teórica e Revisões Temáticas da Componente Prática e, outros decorrentes da aplicação prática destes. Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 10 valores, sendo que com uma classificação inferior a 5 valores (não arredondado) o aluno não terá aprovação na prova final.

 

 

A Classificação da Prova Final resulta do somatório da classificação de (O) e (E) e:

 

è Com classificação inferior a 10 valores (ou caso tenha faltado a (O) e/ou (E)) o aluno não terá aprovação final na Unidade Curricular.

 

è Com classificação superior a 10 valores o aluno terá aprovação na Prova Final da Unidade Curricular.

 

è No caso de classificação inferior a 10 valores em 1 das duas Componentes (Oral ou Escrita), a repetição dessa Componente será necessária para aprovação na Prova Final da Unidade Curricular.

 

Cursos