
Família, Saúde e Doença I - Repetição nas Famílias
Código
11111
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3
Professor responsável
Profª Doutora Maria Isabel Santos
Língua de ensino
Português
Objectivos
Todo o indivíduo é produto da interação entre o seu genótipo e o meio ambiente.
Para além da transmissão genética, é conhecido o fenómeno de transmissão multigeracional dos comportamentos familiares. Como escreveu Bowen (1980), as famílias repetem-se.
O reconhecimento da cultura, das crenças e das atitudes como determinantes dos comportamentos com impacto na saúde é fundamental para o entendimento dos modos de intervenção na educação para a saúde.
Os comportamentos alimentares são paradigmáticos da responsabilidade da família e constituem um campo de real intervenção da educação para a saúde com impacto na prevenção de multipatologia.
Pré-requisitos
Conteúdo
Dias (semanas) |
Horário |
Temas e Docentes |
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26/2 (1) |
08:30 10:30 11:00 12:30 |
Apresentação do curso Profª Doutora Isabel Santos Contexto social e de organização de cuidados. Cuidados de Saúde Primários em Portugal Prof. Dr. Luís Pisco |
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5/3 (2) |
8:30 10:30 |
Abordagem holística. Teoria dos Sistemas. Dr.ª Teresa Ventura |
.
12/3 (3) |
08:30 10:30 |
Conceitos de família e tipos de família. Formação de grupos de trabalho. Dr.ª Teresa Ventura |
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19/3 (4) |
14:00 17:30 |
[em comum com o 2º ano] Genograma como método de abordagem da família. Definição, construção, indicação e interpretação. Hereditariedade e transmissão de comportamentos. Prof. Doutor José Mendes Nunes, Dr.ª Mariana Salgado e Dr.ª Joana Azeredo |
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26/3 (5) |
8:30 10:30 11:00 12:30 |
Conceitos e valor da saúde e da doença. Crenças sobre saúde e doença. Narrativas familiares. Suporte social. Preparação para os trabalhos de campo A e B. Dr.ª Teresa Ventura; Dr.ª Rita Loureiro Padrão de utilização dos serviços de saúde pelos membros da família Prof. Dr. Luís Pisco |
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9/4 (6) |
TC |
Trabalho de Campo A: 1 - observação participante; 2 - circuito do utente. Elaboração de relatório. FICHA 1 /FICHA 2 (em anexo) |
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16/4 (7) |
8:30 12:30 |
Apresentação e discussão dos trabalhos A* Profª Doutora Isabel Santos; Dr.ª Teresa Ventura; Drª Mª João Queiroz; Drª Teresa Libório; Drª Rita Loureiro |
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23/4 (8) |
14:00 15:30 16:00 17:30 |
Revoluções na saúde. Comportamentos de doença. Educação para a saúde. Teorias enquadradoras das atividades de educação para a saúde. Princípios das intervenções motivacionais. Prof. Doutor José Mendes Nunes 1. Princípios enquadradores de uma alimentação saudável 2. Fatores psicossociais condicionantes do padrão alimentar 3. Inquéritos sobre os hábitos alimentares no sujeito entrevistado e na sua família. (Pretende-se que alunos pesquisem questionários alimentares) 4. Doenças relacionadas com alimentação. Trabalhos de grupo Prof. Dr. Luís Pisco |
30/4 (9) |
Pesquisa |
Tempo para ao alunos pesquisarem questionários alimentares (característica, objetivos, validade, aplicabilidade em Medicina Geral e Familiar, indicações). |
7/5 (10) |
14:00 17:30 |
Apresentação e discussão dos trabalhos de grupo (resultados de pesquisa sobre inquéritos alimentares)*, ** Preparação para a entrevista familiar Prof. Dr. Luís Pisco, Prof. Doutor José Mendes Nunes |
14/5 (11) |
TC |
Trabalho de Campo B.** Elaboração de relatório FICHA 3 e formulário de consentimento informado (em anexo). |
21/5 (12) |
08:30 12:30 |
Apresentação e discussão dos trabalhos B* Profª. Doutora Isabel Santos, Dr.ª Teresa Ventura, Dr.ª Mª João Queiroz, Dr.ª Teresa Libório, Dr.ª Rita Loureiro |
28/5 (13) |
TC |
Trabalho de campo C**, **** 2ª Entrevista com a família (hábitos alimentares, crenças sobre alimentação, padrões alimentares transgeracionais) e elaboração de relatório. |
4/6 (14) |
8:30 12:30 |
Apresentação e discussão do trabalho de campo C* Profª. Doutora Isabel Santos, Prof. Dr. Luis Pisco, Dra. Mª João Queiroz, Dra. Teresa Libório, Dra. Teresa Ventura |
11/6 (15) |
Elaboração de documento |
Tempo para elaboração do portfolio |
Bibliografia
McWhinney IR, Freeman T. Textbook of Family Medicine . New York: Oxford University Press; 2009.
Alarcão M. (Des)Equilíbrios Familiares. Coimbra: Quarteto; 2006.
Rebelo L. Genograma familiar: o bisturi do médico de família. Revista Portuguesa de Clínica Geral 2007;309-17. Disponível em : http://old.apmgf.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=33568&artId=127
Ogden J. Psicologia da Saúde. Lisboa: Climepsi Editores; 2004.
Nunes J. Comunicação em Contexto Clínico. Lisboa; 2010. Disponível em: http://www.mgfamiliar.net/livrocomunic.pdf
Método de ensino
· Aulas teóricas
· Observação de unidades de saúde de cuidados de saúde primários
· Entrevistas com doentes
· Discussões de grupo
· Reflexão crítica em relatórios dos trabalhos de campo.
Método de avaliação
A avaliação assenta em duas componentes.
Componente 1 (corresponde a 75% da nota final)
A avaliação classificativa terá por base um portfolio elaborado por cada aluno, no final da unidade curricular. Classificado de 0 a 20 valores.
O portfólio é constituído pelas seguintes partes:
· A motivação para a escolha desta unidade curricular opcional e as expectativas que tinha no momento da opção;
· Conceitos transmitidos nas aulas teóricas que considera que irão moldar o seu exercício (sete conceitos em sete frases, uma frase por conceito);
· Trabalhos de campo realizados (relatório escrito de cada um deles);
· Análise crítica do estágio (ganhos formativos, analisando-os em articulação com as expectativas iniciais; identificação de dificuldades durante o processo de ensino/aprendizagem e sua resolução; comentários pertinentes para a avaliação do ensino);
Será ainda valorizada a forma documental, nomeadamente no que se refere à apresentação, lógica de desenvolvimento do texto e linguagem (correção, clareza, capacidade de síntese, adequação da terminologia técnica).
Componente 2 (Corresponde a 25% da nota final)
Teste final, com 20 questões de escolha múltipla, classificado de 0 a 20 valores.
Nota final: (Nota de portofolio X 3 + nota do teste)/4.
Para obter aproveitamento, será ainda necessário que o aluno:
· Tenha assiduidade em pelo menos 9 das 14 aulas teóricas;
· Tenha realizado os trabalhos de campo previstos no ponto CONTEÚDOS, CALENDARIZAÇÃO DAS AULAS E DISTRIBUIÇÃO DO SERVIÇO DOCENTE, TRABALHOS DE CAMPO A, B e C.