Faculdade de Ciências Médicas

Biomedicina - Perspectiva Histórica

Código

11113

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

SP

Créditos

3

Professor responsável

Profª Doutora Elisa Campos

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objectivos gerais:

Esta Unidade Curricular será acerca da descoberta do que é a biomedicina e explorar-se-á o que a torna única na história da ciência e na história da medicina. Terá também por objectivo familiarizar o estudante com os desenvolvimentos historiográficos, o que lhes facultará uma ampla perspectiva do contexto histórico e contribuirá para uma tomada de consciência do que é Ciência e do que é História.

Objectivos específicos:
1. Contactar com o conceito de biomedicina, a partir da importância do laboratório como ponto de passagem obrigatório;
2. Aplicar o conceito à emergência da visão molecular da vida e doença no século XX.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Conceitos incluem para além do de molecularização, conhecimento tácito, geografia do conhecimento científico (migrações intelectuais e políticas), centro de cálculo, rede, prematuridade, Big Science.

 

A discussão dos temas inclui aspectos teóricos e experimentais, estilos de investigação, e o impacto das interacções sociais do trabalho de laboratório (o laboratório como um colectivo de pensamento).

Temas

 

  1. Introdução à biomedicina. Distribuição dos temas a abordar pelos estudantes.

      2.  Vitaminas e a dinâmica da molecularização

  1. A história das proteínas

Terapêutica molecular a partir do sangue humano – a aventura de Edwin Cohn durante a II Guerra Mundial

      4.  Max Perutz e a estrutura tridimensional da hemoglobina – compreensão da base  

            molecular da sua actividade

  1. A trajectória das lipoproteínas: Entre o laboratório e a clínica médica
  2. A história dos primeiros ensaios clínicos dos contraceptivos orais, 1950-1959.
  3. A construção social dos factores de risco da doença coronária: Framingham Heart Study. (Evolução do conceito de doença: da angina de peito do doente à doença coronária do cardiologista)
  4. Género e Ciência em ‘A dupla hélice’
  5. A história da coagulação: a ciência da hemostase
  6. A insulina: da descoberta à terapêutica
  7. As histórias da penicilina

 

 

 

  1. Cancro, perspectiva dos investigadores; cancro, perspectiva dos clínicos
  2. A indústria farmacêutica e a investigação biomédica no século XX
  3. Breve apresentação dos papers finais pelos estudantes

Objectivos gerais: Esta Unidade Curricular será acerca da descoberta do que é a biomedicina e explorar-se-á o que a torna única na história da ciência e na história da medicina. Terá também por objectivo familiarizar o estudante com os desenvolvimentos historiográficos, o que lhes facultará uma ampla perspectiva do contexto histórico e contribuirá para uma tomada de consciência do que é Ciência e do que é História.

 

Bibliografia

Collingwood, R. G., A Ideia de História, (Lisboa, Editorial Presença 2001)

IV Parte – A história científica; V parte – Epilegómenos

 

Gavroglu, Kostas, O passado das ciências como história, (Porto, Porto Editora, 2007)

 

Kragh, Helge, Introdução à historiografia da ciência, (Porto, Porto Editora, 2001)

 

Löwy, Ilana, Historiography of biomedicine: ‘Bio’, ‘Medicine’ and In Between, Isis, 102:1, 116-122, http://www.jstor.org/stable/10.1086/658661

 

A ciência tal qual se faz, coord. Fernando Gil, (Lisboa, edições João Sá da Costa, 1999)

 

Kuhn, Thomas S., A estrutura das revoluções científicas, (Lisboa, ed. Guerra e Paz, 2009)

 

Canguilhem, Georges, O normal e o patológico, (São Paulo, Editora Forense Universitária, 2009)

 

Bachelard, Gaston, O novo espírito científico, (Lisboa, Edições 70, 1996)

 

Foucault, Michel, Naissace de la clinique, (Paris, Quadrige, 2003) ou O nascimento da clínica, São Paulo, Editora Forense Universitária, 2001)

 

Cambridge illustrated history of medicine, Ed. Roy Porter, (Cambridge, Cambridge University Press, 2006)

 

Alberto Cambrosio et Peter Keating, ‘Qu’est-ce que la biomédecine? repères sócio-historiques’, M/S:médecine sciences, 19:12, 2003, 1280-1287, http://id.erudit.org/iderudit/007405ar

 

Percursos da Saúde Pública nos séculos XIX e XX – a propósito de Ricardo Jorge, coord. I. Amaral, A. Carneiro, T. S. Mota, V. M. Borges, J. L. Dória, (Lisboa, CELOM; 2011)

 

Science in the Twentieh Century, ed. J. Kridge & D. Pestre, (Amsterdam, Harwood Academic Publishers, 1997)

 

Método de ensino

Organização pedagógica: uma aula teórico-prática de 2h por semana.

Por cada tema estudar-se-á um artigo de investigação original e um artigo de análise histórica.

Os primeiros 45 minutos serão de exposição teórica, seguindo-se a apresentação pelos estudantes do artigo(s) que lhes coube analisarem. Para este efeito os estudantes formarão grupos de dois a três elementos, sendo obrigatória a intervenção de cada um deles nessa apresentação.

A formação dos grupos e distribuição dos diferentes temas far-se-á na aula de apresentação.

 

Método de avaliação

Distribuída ao longo do semestre sem exame final.

Apresentação do artigo e participação e discussão nas aulas: 50%

Texto de 12 a 15 páginas, de um tema à escolha, quer dos temas abordados, quer sugeridos pelos estudantes (desde que enquadrado na história da biomedicina): 50%.

Os trabalhos serão individuais e discutidos presencialmente nas datas indicadas para os exames das disciplinas opcionais.

 

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