
Biomedicina - Perspectiva Histórica
Código
11113
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3
Professor responsável
Profª Doutora Elisa Campos
Língua de ensino
Português
Objectivos
Objectivos gerais:
Esta Unidade Curricular será acerca da descoberta do que é a biomedicina e explorar-se-á o que a torna única na história da ciência e na história da medicina. Terá também por objectivo familiarizar o estudante com os desenvolvimentos historiográficos, o que lhes facultará uma ampla perspectiva do contexto histórico e contribuirá para uma tomada de consciência do que é Ciência e do que é História.
Objectivos específicos:
1. Contactar com o conceito de biomedicina, a partir da importância do laboratório como ponto de passagem obrigatório;
2. Aplicar o conceito à emergência da visão molecular da vida e doença no século XX.
Pré-requisitos
Conteúdo
Conceitos incluem para além do de molecularização, conhecimento tácito, geografia do conhecimento científico (migrações intelectuais e políticas), centro de cálculo, rede, prematuridade, Big Science.
A discussão dos temas inclui aspectos teóricos e experimentais, estilos de investigação, e o impacto das interacções sociais do trabalho de laboratório (o laboratório como um colectivo de pensamento).
Temas
- Introdução à biomedicina. Distribuição dos temas a abordar pelos estudantes.
2. Vitaminas e a dinâmica da molecularização
- A história das proteínas
Terapêutica molecular a partir do sangue humano a aventura de Edwin Cohn durante a II Guerra Mundial
4. Max Perutz e a estrutura tridimensional da hemoglobina compreensão da base
molecular da sua actividade
- A trajectória das lipoproteínas: Entre o laboratório e a clínica médica
- A história dos primeiros ensaios clínicos dos contraceptivos orais, 1950-1959.
- A construção social dos factores de risco da doença coronária: Framingham Heart Study. (Evolução do conceito de doença: da angina de peito do doente à doença coronária do cardiologista)
- Género e Ciência em A dupla hélice
- A história da coagulação: a ciência da hemostase
- A insulina: da descoberta à terapêutica
- As histórias da penicilina
- Cancro, perspectiva dos investigadores; cancro, perspectiva dos clínicos
- A indústria farmacêutica e a investigação biomédica no século XX
- Breve apresentação dos papers finais pelos estudantes
Objectivos gerais: Esta Unidade Curricular será acerca da descoberta do que é a biomedicina e explorar-se-á o que a torna única na história da ciência e na história da medicina. Terá também por objectivo familiarizar o estudante com os desenvolvimentos historiográficos, o que lhes facultará uma ampla perspectiva do contexto histórico e contribuirá para uma tomada de consciência do que é Ciência e do que é História.
Bibliografia
Collingwood, R. G., A Ideia de História, (Lisboa, Editorial Presença 2001)
IV Parte A história científica; V parte Epilegómenos
Gavroglu, Kostas, O passado das ciências como história, (Porto, Porto Editora, 2007)
Kragh, Helge, Introdução à historiografia da ciência, (Porto, Porto Editora, 2001)
Löwy, Ilana, Historiography of biomedicine: Bio, Medicine and In Between,
A ciência tal qual se faz, coord. Fernando Gil, (Lisboa, edições João Sá da Costa, 1999)
Kuhn, Thomas S., A estrutura das revoluções científicas, (Lisboa, ed. Guerra e Paz, 2009)
Canguilhem, Georges, O normal e o patológico, (São Paulo, Editora Forense Universitária, 2009)
Bachelard, Gaston, O novo espírito científico, (Lisboa, Edições 70, 1996)
Foucault, Michel, Naissace de la clinique, (Paris, Quadrige, 2003) ou O nascimento da clínica, São Paulo, Editora Forense Universitária, 2001)
Alberto Cambrosio et Peter Keating, Quest-ce que la biomédecine? repères sócio-historiques, M/S:médecine sciences, 19:12, 2003, 1280-1287, http://id.erudit.org/iderudit/007405ar
Percursos da Saúde Pública nos séculos XIX e XX a propósito de Ricardo Jorge, coord. I. Amaral, A. Carneiro, T. S. Mota, V. M. Borges, J. L. Dória, (Lisboa, CELOM; 2011)
Science in the Twentieh Century, ed. J. Kridge & D. Pestre, (Amsterdam, Harwood Academic Publishers, 1997)
Método de ensino
Organização pedagógica: uma aula teórico-prática de 2h por semana.
Por cada tema estudar-se-á um artigo de investigação original e um artigo de análise histórica.
Os primeiros 45 minutos serão de exposição teórica, seguindo-se a apresentação pelos estudantes do artigo(s) que lhes coube analisarem. Para este efeito os estudantes formarão grupos de dois a três elementos, sendo obrigatória a intervenção de cada um deles nessa apresentação.
A formação dos grupos e distribuição dos diferentes temas far-se-á na aula de apresentação.
Método de avaliação
Distribuída ao longo do semestre sem exame final.
Apresentação do artigo e participação e discussão nas aulas: 50%
Texto de
Os trabalhos serão individuais e discutidos presencialmente nas datas indicadas para os exames das disciplinas opcionais.