Faculdade de Ciências Médicas

Farmacologia Geral

Código

11119

Unidade Orgânica

Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

CFAT

Créditos

4

Professor responsável

Profª Doutora Maria Emília Monteiro

Língua de ensino

Português

Objectivos

Objectivos gerais da disciplina
O curso de Medicina propõe-se formar profissionais de saúde com capacidade para adoptar medidas profilácticas e terapêuticas ante o doente. A adopção destas medidas requer o conhecimento prévio dos mecanismos da doença e das opções terapêuticas. Os fármacos, independentemente da sua origem (biotecnológica, química, natural ou sintética) são o grupo de ferramentas actualmente com maior importância na terapêutica. São também, simultaneamente, agentes iatrogénicos pelas suas reacções adversas e/ou incorrecções na sua prescrição.


Na disciplina de Farmacologia são colocados à disposição dos alunos os meios necessários para:
 •         Identificarem, adequadamente fármacos de que poderão dispor
•         Aplicarem os critérios básicos de análise a qualquer fármaco que venha a estar  disponível no mercado.
 Caberá posteriormente à Terapêutica, seleccionar de entre estas substâncias o fármaco adequado a cada indivíduo, seja com objectivos profilácticos  ou terapêuticos. 

Objectivos específicos
 Os objectivos de aprendizagem definidos para a Farmacologia remetem para os domínios cognitivo e das atitudes. No contexto actual do curriculum e das infra-estruturas da Faculdade de Ciências Médicas não se pretendem alcançar objectivos do domínio psicomotor (aptidões). 


No domínio cognitivo, os objectivos que os alunos deverão alcançar repartem-se pelas seguintes áreas de progressiva complexidade: memória, compreensão, aplicação e resolução de problemas. 


No que diz respeito aos conhecimentos que apelam, sobretudo, para a memória, pretende-se que os alunos: •
   Identifiquem os grupos de fármacos e dentro destes, as denominações comuns internacionais/portuguesas (DCI/DCP) dos princípios activos de referência e dos que se distinguem pelas características particulares;
•   Descrevam estes fármacos sob o ponto de vista farmacocinético, farmacodinâmico e toxicológico se aplicável;
•   Refiram adequadamente a terminologia relacionada com o fármaco e com o  medicamento. Relativamente à compreensão de conceitos, os alunos deverão:
•   Explicar os mecanismos de acção farmacológica dos diferentes tipos de fármacos;
•   Descrever e ordenar o processo que conduz à introdução de um medicamento no mercado e o sistema de farmacovigilância;
•   Construir e interpretar curvas, gráficos e outros parâmetros quantitativos que avaliam a eficácia, segurança, potência e exposição do organismo ao fármaco no âmbito da farmacologia clínica ou laboratorial; Sob o ponto de vista da aplicação dos conhecimentos adquiridos, pretende-se que os alunos:
•   Situem nos esquemas fisiopatológicos os alvos e as ferramentas farmacológicas com interesse terapêutico;
•   Escolham os fármacos mais adequados para um determinado microrganismo;
•   Consultem e seleccionem fontes de informação sobre os fármacos e os medicamentos.
A capacidade de  resolução de problemas deverá concretizar-se nos seguintes comportamentos:
•   Distinguir fármacos com indicações terapêuticas semelhantes;
•   Seleccionar fármacos em situações particulares (grávidas, crianças, idosos, patologias concomitantes, interacções medicamentosas, etc);
•   Hierarquizar e resumir as características essenciais de um fármaco;
•   Comparar a farmacologia científica com a homeopatia e terapêuticas naturais;
•   Examinar um estudo clínico com intervenção farmacológica;
•   Justificar algumas das abordagens experimentais utilizados na investigação de novos fármacos.


No domínio das atitudes, pretende-se que o aluno tenha uma postura profissional, implicando:
Pontualidade e assiduidade;
Participação no trabalho em equipa;
Uma atitude de pesquisa e de análise crítica;
O questionamento oportuno;
A resposta a questões/situações imprevistas;
A capacidade de comunicação verbal;
Um comportamento ético.

 

Pré-requisitos

Fisiologia

Conteúdo

Principios Gerais
Introdução e Conceitos
Da origem dos medicamentos à sua comercialização e utilização terapêutica: a farmacologia experimental e a farmacologia clínica
Princípios gerais de Farmacocinética
Princípios Gerais de Farmacodinamia  e Farmacologia Molecular
Associações medicamentosas: interacções e incompatibilidades
Avaliação da segurança dos Fármacos e Medicamentos.
O sistema nacional de Farmacovigilância
 Farmacologia da transmissão intercelular
Fármacos que modificam a transmissão colinérgica
Fármacos que modificam a transmissão adrenérgica
Fármacos que modificam a transmissão serotoninérgica
Fármacos que modificam a transmissão dopaminérgica
Fármacos que modificam a transmissão gabaérgica
Farmacologia dos anestésicos gerais
Farmacologia dos aminoácidos excitatórios
Farmacologia purinérgica
Fármacos que modificam a transmissão opiácea
Fármacos que modificam a transmissão histaminérgica
Farmacologia dos icosanoides e imunofarmacologia
Fármacos que interferem com o sistema renino-angiotensina-aldosterona
Farmacologia das hormonas sexuais

Farmacologia do transporte iónico
Anestésicos locais
Anti-arrítmicos
Antagonistas do cálcio
Diuréticos
Anti-secretórios gástricos
 
Fármacologia do metabolismo do cálcio dos glúcidos e dos lípidos
Antidiabéticos orais
Farmacologia das dislipidémias
Fármacos que interferem com o metabolismo do osso
Fármacos com acções preferencialmente hematológicas
Farmacologia da hemóstase
Farmacologia da proliferação celular
Antineoplásicos
Antibacterianos
Antifúngicos
Antivíricos
Antiparasitários

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA DE BASE

RANG & DALE''''''''S PHARMACOLOGY
Rang et al.,
6th edition, Churchill Livingstone,  Jan 2007

PRINCIPLES OF PHARMACOLOGY – The Pathophysiologic Basis of Drug Therapy
David E. Golan, Armen H. Tashijan, Ehrin J. Amstrong, April W. Armstrong, 
2nd edition, Lippincott Williams & Wilkins, April 2007

BASIC & CLINICAL PHARMACOLOGY
Bertram Katzung
11th edition,  McGraw-Hill, Sept 2009

TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA E SUAS BASES FARMACOLÓGICAS
Serafim Guimarães, Daniel Moura e Patrício Soares da Silva
5ª edição, Porto Editora, 2006

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
Livros de texto

CLINICAL PHARMACOLOGY
Bennett P. N., Brown M. J.
10th Edition, Churchill Livingstone,  Nov 2007.

INTEGRATED PHARMACOLOGY
Page, C.P., Hoffman, B.B., Curtis, M.J. and  Walker, M.J.A.
3rd Edition, Elsevier Mosby,  May 2006.

GOODMAN AND GILMAN’S MANUAL OF PHARMACOLOGYAND THERAPEUTICS
Laurence Brunton, Donald Blumenthal, Iain Buxton, Keith Parker
12th Edition, McGraw-Hill,  September, 2007

 PHARMACOTHERAPY: A PATHOPHYSIOLOGIC APPROACH
Joseph DiPiro, Robert Talbert, Gary Yee, Gary Matzke, Barbara Wells, L. Michael Posey
7th edition, McGraw-Hill, Jul 2008

Artigos científicos
www.ncbi.nlm.nih.gov
http://pcs.isiknowledge.com

Classificação de receptores
http://iuphar-db.org

Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, I.P
www.infarmed.pt

Método de ensino

Aulas teóricas: ensino magistral

 

Aulas práticas:

Elaboração e apresentação oral de trabalhos de grupo

Elaboração de relatórios sobre conteúdos das aulas práticas

Elaboração de mapas conceptuais

Resolução de problemas

Visitas de estudo (INFARMED)

 

Método de avaliação

A classificação final dos alunos será obtida do seguinte modo:

1. Avaliação das aulas práticas.
A classificação obtida na avaliação das aulas práticas corresponderá a 25% da nota final. Esta classificação resultará do conjunto da prestação dos alunos individualmente e em grupo no decorrer das aulas práticas ao longo do ano. Os objectivos do domínio das atitudes serão avaliados sistematicamente em todas as aulas. Os objectivos cognitivos serão avaliados em 3 momentos específicos para cada grupo: apresentação do protocolo de estudo clínico; apresentação da monografia do fármaco e apresentação de uma aula de integração. A avaliação das aulas práticas será divulgada nos primeiros 12 dias de Junho. Só os alunos com avaliação positiva serão admitidos a exame final.  

2.  Uma prova escrita e uma oral, anuais. A prova escrita nas épocas normal e recurso será constituída por 40 perguntas de resposta de escolha múltipla. Na época especial a prova escrita será constituída apenas por perguntas de desenvolvimento e/ou de resposta curta. A nota obtida na prova escrita corresponderá a 75% da nota final. A nota final será posteriormente confirmada ou modificada pela prova oral. Em qualquer das provas, escrita e oral, será obrigatória classificação igual ou superior a 9,5 valores.

As melhorias de nota compreenderão os dois tipos de prova, escrita e oral.

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