Faculdade de Ciências Médicas

Fundamentos de Neurociências

Código

11121

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

CFAT

Créditos

8

Professor responsável

Prof. Doutor Carlos Filipe

Língua de ensino

Português

Objectivos

As Neurociências (entendidas aqui como o conjunto das áreas do conhecimento que têm por objecto o estudo do Sistema Nervoso, tanto normal como patológico) têm vindo a ter um enorme incremento e a merecerem um interesse crescente.  Para isto têm contribuído o grande desenvolvimento das técnicas de estudo (nomeadamente o desenvolvimento crescente das técnicas de electrofisiologia, biologia molecular e genética e, particularmente, das técnicas não invasivas de estudo in vivo), o enorme desenvolvimento da Neurofarmacologia e, não de menor importância, o crescente custo social das doenças neurológicas e psiquiátricas.

No curriculum tradicional das Faculdades de Medicina, o estudo do Sistema Nervoso tem vindo a ser feito, de forma independente, nas várias disciplinas que o abordam, com pouca ou nenhuma articulação entre elas, com inevitáveis omissões e redundâncias, quando não com ópticas marcadamente diferentes, diferentes nomenclaturas e sem sequência temporal ou programática.

O conceito de Neurociências é, contudo, em si mesmo integrador, resultando de contributos procedentes da embriologia, da anatomia, da neurofisiologia, da biologia celular e da psicologia, entre outras.  Na verdade, sempre que cada uma destas áreas do conhecimento aborda o Sistema Nervoso, invariavelmente evoca conhecimentos provenientes das demais áreas, assumindo para tal que esses conhecimentos já foram adquiridos ou que, eventualmente, poderão ser acedidos pelos alunos sem contributo ou orientação especializada. 

O Objectivo da Disciplina Integradora de Fundamentos de Neurociências é justamente o de preencher essa lacuna construindo, de forma sequencial e articulada, um corpo conceptual, até agora disperso, que permita aos alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa uma melhor aquisição as bases necessárias para a compreensão das patologias Neurológicas e Psiquiátricas. Da mesma forma é objectivo da Disciplina Integradora de Fundamentos de Neurociências ser o  ponto de partida facilitador de um posterior aprofundamento de conhecimentos na vasta área das Neurociências.  

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

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Bibliografia

  1. Bibliografia de base (geral)

·         Neuroscience

Dale Purves, George J. Augustine, David Fitzpatrick and William C. Hall (5ª Edição) (2011).

 

ou

 

·         Neuroscience – Exploring the Brain

Mark F. Bear, Barry W. Connors, Michael A. Paradiso (3ª Edição) (2007).

 

 

  1. Bibliografia de base (neuroanatomia)

·         Clinical Neuroanatomy

Richard S. Snell (7ª Edição) (2009)

Lippincott Williams & Wilkins

 

ou

 

·         Neuroanatomy: An Illustrated Colour Text

Alan R. Crossman, David Neary (4ª Edição) (2010)

Churchill Livingstone

 

 

  1.  Bibliografia de referência

·         Principles of Neural Science

Eric R. Kandel, James H. Schwartz and Thomas M. Jessell (4ª Edição) (2000)

McGraw-Hill

 

 

No decurso das aulas poderá ainda ser sugerida bibliografia específica (artigos, textos de revisão, capítulos de livros, etc.).

Os textos e imagens de suporte das aulas teóricas (PowerPoint) serão sempre facultados através do Moodle.

 

Método de ensino

As aulas da Disciplina Integradora de Fundamentos de Neurociências estão organizadas da seguinte forma:

  • Aulas Teóricas: São aulas de carácter expositivo, dirigidas ao conjunto dos alunos do curso. Decorrem em anfiteatro e nelas serão apresentados os principais conteúdos teóricos da Disciplina. Ocorrem duas vezes por semana e têm uma duração de 50 minutos cada.
  • Seminários: São conferências realizadas por especialistas nas áreas a que respeitam, versando temas de grande interesse nas Neurociências. Destinados ao conjunto de todos os alunos do curso, são de ocorrência  pontual e decorrem no tempo das aulas teóricas.
  • Aulas Práticas: São aulas destinados a pequenos grupos de alunos (uma a três turmas) em que serão realizados trabalhos que integram, para além da componente teórica, uma interacção e cooperação directas entre o docente e o aluno, bem como, em alguns casos, a realização de trabalhos práticos.  Estes incluem a dissecção e análise de peças anatómicas, observação de lâminas ao microscópio, discussão de casos clínicos, análise de exames de neuro-imagem e provas funcionais. As aulas práticas decorrem nos espaços do Teatro Anatómico e em espaços de aula a designar caso a caso, de acordo com a natureza dos trabalhos a realizar. As aulas práticas têm uma duração de 120 minutos e acontecem duas vezes por semana. Serão assinaladas as presenças dos alunos nas aulas práticas. O limite de faltas nas aulas práticas é de 1/3. Um número de faltas superior a 1/3 implica reprovação na disciplina.

Método de avaliação

Formas de avaliação:

A avaliação dos alunos é feita em duas alturas: no final das aulas práticas de Neuroanatomia, versando exclusivamente os conteúdos temáticos desta área da Disciplina e, no final do ano, através de um exame escrito, versando toda a restante matéria.

 

1.   Prova intercalar de Neuroanatomia: Esta avaliação incide sobre a totalidade dos conteúdos das aulas teóricas e das aulas práticas Neuroanatomia.

a.    O resultado desta avaliação tem um peso de 20% na classificação final da Disciplina de Introdução às Neurociências (4/20 valores) e isenta os alunos de responderem a questões específicas de Neuroanatomia no exame final.

b.    Não há reprovações na prova intercalar de Neuroanatomia. A classificação obtida nesta prova será simplesmente incluída na classificação final da Disciplina de Neurociências, onde tem um peso de 20%. Assim sendo, o

c.     exame final passará a ter um peso de 80% para a classificação da Disciplina (máximo de 16/20 valores).                                

 

 

d.    A avaliação intercalar de Neuroanatomia é constituída por uma prova escrita de 40 perguntas, com a duração de 60 minutos, que incluirá legendas e perguntas sobre esquemas/imagens macroscópicas, cortes de peças anatómicas ou exames imagiológicos simples (50% da cotação da prova) e perguntas directas sobre os conteúdos das aulas e discussão de casos clínicos de aplicação de conhecimentos (50% da cotação da prova). As perguntas terão o formato de escolha-múltipla (assinale a correcta ou a incorrecta), legenda de imagens e/ou verdadeiros e falso. As respostas erradas não descontam para a nota final da prova. As imagens necessárias à realização da prova serão entregues numa folha anexa à prova, impressas a cores e com a necessária qualidade.

 

e.    A publicação das notas da prova intercalar será realizada sob a forma de “pauta provisória”, no moodle, nunca antes de quinze dias após a realização da mesma. Após a publicação da pauta será indicado um horário para a consulta de provas por parte dos alunos e sob a coordenação de um docente. Os eventuais pedidos de revisão de prova deverão ser formulados por escrito, de acordo com os regulamentos da FCM, implicando sempre a revisão de toda a prova, podendo por isso ser determinada a subida, manutenção ou descida da nota primeira e provisoriamente publicada. Após eventuais revisões das provas será publicada uma “pauta definitiva”.

 

f.     Todos os alunos regulares estão obrigados a realizar a avaliação intercalar de Neuroanatomia. A falta à avaliação intercalar de Neuroanatomia tem de ser devidamente justificada, segundo os critérios de justificação de faltas considerados nos regulamentos em uso na FCM-UNL. Em caso de falta injustificada será atribuída ao aluno a classificação de zero pontos, nessa prova.

g.    Os alunos abrangidos por estatutos especiais ou com faltas justificadas de acordo com os critérios dos regulamentos da FCM-UN (v.g. estudantes trabalhadores ou com estatuto de alta competição) deverão realizar a avaliação dos conteúdos de Neuroanatomia no exame final. Só nestes casos será feito um exame final para 100% (máximo 20 valores) que, para isso, incluirá uma percentagem correspondente de questões de Neuroanatomia.

 

h.   Os alunos repetentes com frequência das aulas práticas nos anos lectivos anteriores (2012/2013 e 2013/14) deverão repetir a prova intercalar de Neuroanatomia, que se considera ter apenas validade anual.

 

A decisão de realização de uma avaliação intercalar de Neuroanatomia teve por base três pressupostos:

1) Consideramos que a Neuroanatomia constitui a base e o ponto de partida, essenciais para a compreensão dos conteúdos da Disciplina de Neurociências, tal como a concebemos;

2) A necessidade de preparar uma avaliação, com peso significativo na nota final, constitui uma garantia de nível de aquisição de conhecimentos de Neuroanatomia por parte de todo o curso;

3) O facto de os alunos saberem que não terão de se preocupar em preparar os conteúdos de Neuroanatomia, sobre os quais já prestaram provas, torna-os, eventualmente, mais disponíveis para o estudo das restantes matérias da Disciplina de Neurociências.

 

2.   Exame final: Exame escrito com perguntas de escolha múltipla (cinco hipóteses das quais só uma será considerada correcta) e figuras para legendar. As perguntas incidem sobre todo o conteúdo leccionado nas aulas (teóricas, práticas e seminários) e serão distribuídas por forma cobrirem uniformemente todas as áreas de conhecimento leccionadas.

a.    Como se referiu no ponto anterior, e excluindo os casos antes referidos (alunos repetentes ou com estatuto especial), no exame final não serão feitas perguntas sobre conteúdos específicos de Neuroanatomia.  Este facto não exclui, naturalmente, a necessidade de ter presentes os referidos conteúdos, cujo conhecimento consideramos fundamental.

b.    O total de perguntas será de 80 e o tempo para realização da prova de 120 minutos. Cada pergunta valerá um ponto. Só contam as respostas certas. As respostas erradas não descontam nada à nota final.

c.    A aprovação no exame final escrito é obrigatória para obter aprovação na disciplina. A pontuação do exame escrito será adicionada à pontuação obtida na avaliação intercalar de Neuroanatomia e convertida para a escala de 0-20. Não há exames orais.

 

d.    A prova do exame final escrito pode ser consultada e, eventualmente, revista pelo docente para isso designado, caso o aluno o solicite no prazo de 24 horas a contar da data de afixação dos resultados.

 

3.   De acordo com o regulamento do MIM da FCM-UNL, os alunos repetentes com frequência das aulas práticas no ano anterior (2013/14) estão isentos de frequentar o curso prático no ano de 2014/15.  Á semelhança do que acontece com os alunos que se matriculam pela primeira vez na Disciplina de Neurociências, os alunos repetentes serão avaliados, exclusivamente, em função das classificações obtidas na prova intercalar de Neuroanatomia e no exame final. A classificação que (eventualmente) tenha sido obtida por esses alunos repetentes na avaliação intercalar de Neuroanatomia no ano anterior (2013/2014), não transita para o corrente ano de 2014/15. A classificação de Neuroanatomia será a que vier a ser obtida nas avaliações a realizar no corrente ano de 2014/15.

 

Cursos

Data

Horas

Sala

Aula #

Título

Docente

Área

15/9

16:30/ 17:20

ANF 3

1

Introdução à Disciplina de Fundamentos de Neurociências. Organização geral anatomo-funcional do sistema nervoso central

Carlos Filipe

 

15/9

17:30/ 18:30

ANF 3

2

Embriologia do sistema nervoso central

Miguel Correia

Embrio-logia

17/9

16:30/ 17:20

ANF 3

3

Embriologia do sistema nervoso central

Miguel Correia

17/9

17:30/ 18:30

ANF 3

4

Medula espinal

Luís M. Lemos

Neuro-anatomia

24/9

15:00/ 16:00

ANF 3

5

Tronco encefálico

Luís M. Lemos

26/9

15:00/ 16:00

ANF 3

6

Cerebelo

Tiago Eça

1/10

15:00/ 16:00

ANF 3

7

Prosencéfalo I

Rafael Roque

3/10

15:00/ 16:00

ANF 3

8

Prosencéfalo II

João Pedro Marto

8/10

15:00/ 16:00

ANF 3

9

Prosencéfalo III

Rafael Roque

10/10

15:00/ 16:00

ANF 3

10

Vascularização do sistema nervoso central

Rafael Roque

15/10

15:00/ 16:00

ANF 3

11

Neuro-radiologia (1): técnicas de neuro-radiologia; neuro-radiologia normal.

João Reis

Neuro-radiologia

17/10

15:00/ 16:00

ANF 3

12

Neuro-radiologia (2): neuro-radiologia normal; introdução à patologia neuro-radiológica

João Reis

22/10

15:00/ 16:00

ANF 3

13

Histologia geral do Sistema Nervoso. Tipos de Neurónios e de arborização dendrítica e axonal.

Miguel Correia

Histologia

24/10

15:00/ 16:00

ANF 3

14

Tipos de Neurónios e de arborização dendrítica e axonal. Células da Glia

Miguel Correia

29/10

15:00/ 16:00

ANF 3

15

Plasticidade sináptica e redes neuronais

Carlos Filipe

Neuro-biologia

31/10

15:00/ 16:00

ANF 3