
Introdução à Prática Clínica
Código
11124
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
11
Professor responsável
Prof. Doutor Jaime Branco
Língua de ensino
Português
Objectivos
Nesta UC pretende-se transmitir aos estudantes o conhecimento dos sintomas e sinais dos órgãos e sistemas, noções básicas da relação médico-doente e do raciocínio clínico, de modo a prepará-los para as UCs clínicas dos anos seguintes. Nesse sentido os estudantes deverão aprender a:
· Comunicar tanto com os doentes e seus familiares, bem como com outros profissionais envolvidos no cuidado do doente;
· Identificar os componentes de uma história clínica;
· Como realizar um correto exame físico completo e exame do estado mental;
· Interpretar corretamente os resultados obtidos a partir da história e exame físico;
· Estabelecer pontes entre mecanismos fisiopatológicos e sintomas e sinais;
· Identificar os princípios de tomada de decisão clínica.
Pré-requisitos
Conteúdo
· Aulas teóricas: Introdução (1 hora); Entrevista Clínica (3 horas); Sintomas e Sinais Cardinais (3 horas); Cardio-vascular (Coração e grandes vasos) (1 hora); Cardio-vascular (Sistema vascular periférico) (1 hora); Respiratório (2 horas); Sistema nervoso (2 horas); Semiologia psiquiátrica (2 horas); Aparelho musculo-esquelético (2 horas); Aparelho digestivo (semiologia médica) (1 hora); Aparelho digestivo (semiologia cirúrgica) (1 hora); Aparelho genital feminino e mama (1 hora); Aparelho urinário e genital masculino (1 hora); Pele e anexos (1 hora); Sistema endócrino (1 hora); ORL (1 hora); Sistematização do exame objetivo (1h); Relação médico-doente (4 horas).
· Aulas Teórico-práticas: Cada turma terá 2 horas, 2 vezes por semana, abrangendo os temas acima referidos com exceção dos 3 primeiros (Introdução; Entrevista Clínica; Sintomas e Sinais Cardinais).
Bibliografia
Ducla Soares JL Semiologia Médica: Princípios e Métodos e Interpretação. Lidel. Lisboa 2007
Bates' Pocket Guide to Physical Examination and History Taking. Book. Lippincott Williams & Wilkins. 13th Edition 2013
Método de ensino
Nesta UC as modalidades pedagógicas a utilizar serão diversas. Os alunos terão oportunidade de assistir a aulas teóricas (organizadas por órgãos e sistemas e por competências profissionais), a aulas teórico-práticas, relacionadas com os temas das aulas teóricas e centradas no reconhecimento de sintomas e sinais e na realização da anamnese. Para além destas sessões, ainda terão acesso a aulas práticas com modelos médicos e cirúrgicos, em que se visa o treino de alguns gestos profissionais. Terão ainda oportunidade de vivenciar um contacto com a realidade hospitalar.
As aulas decorrerão sempre à tarde, com exceção das aulas de modelos médicos que, para algumas turmas, decorrerão de manhã, e do contato hospitalar durante a 13ª e 14ª semanas.
- Esquema geral das aulas (consultar os Quadros):
Ê 1ª semana: Aulas teóricas em simultâneo para todos os alunos
Ê 2ª à 12ª semana: Aulas teóricas e teórico-práticas sobre um sistema ou aparelho ou sobre a relação médico doente (11ª e 12ª semanas).
- Durante estas semanas os alunos serão distribuídos pelas aulas teóricas em 2 grupos: metade dos alunos terá um tema (Grupo A) e a outra metade (Grupo B) terá outro tema. Na semana seguinte alternam o tema.
- Durante este período, os alunos terão as aulas teórico-práticas relacionadas com o(s) tema(s) teórico(s), formando-se grupos de cerca de 30/40 alunos cada.
Ê 6ª à 14ª semana: Os alunos terão aulas de modelos (em grupos de cerca de 15 alunos).
Ê 13ª e 14ª semana: Os alunos terão uma vivência hospitalar durante 2 dias, (Centro Hospitalar Lisboa Central - CHLC; Hospital Beatriz Ângelo - BA), uma na área da Medicina Interna e outra na área da Nutrição.
Método de avaliação
. Informação sobre a avaliação dos alunos:
a) Tipos e critérios de avaliação
A avaliação final inclui uma avaliação prática e uma avaliação teórica.
A avaliação teórica será feita através da resposta a um exame escrito com 80 perguntas de escolha múltipla, a resolver em 75 minutos, e que terá um fator de ponderação de 85%.
A avaliação prática terá um fator de ponderação de 15% e será tida em consideração a assiduidade às aulas práticas, às aulas de modelos e à vivência hospitalar.
NOTA:
- A classificação obtida na avaliação prática só será válida no ano letivo em curso e no seguinte.
- Para efeitos de acesso ao exame os alunos deverão ter aproveitamento na avaliação prática (classificação superior ou igual a 9.5 valores)
- Os alunos que tiverem classificação inferior a 9.5 valores na avaliação teórica serão reprovados.
- A avaliação prática não é passível de melhoria de nota.
Classificação final
Será obtida pelo somatório das classificações (ponderadas) adquiridas nos 2 tipos de avaliação (prática e teórica). Serão reprovados os alunos com classificação final inferior a 9.5 valores (escala de 0 a 20), ou que não apresentem aproveitamento em qualquer uma das avaliações.
Assiduidade
Os alunos, com mais de 1/3 de faltas às aulas ministradas, não serão admitidos ao exame final.
De acordo com o artigo 5º do regulamento da assiduidade da FCM, os alunos que estejam legalmente isentos da frequência de um número mínimo de aulas práticas, terão de realizar um exame prático (data a divulgar consultar Moodle), incidindo sobre a matéria das aulas teóricas, teórico-práticas e vivência hospitalar de forma a obter aproveitamento na avaliação prática.
Melhoria de nota
Os alunos que requeiram na Divisão Académica melhoria de nota serão submetidos a um exame oral, que terá a mesma ponderação do exame escrito: 85% da nota final (15% continua a corresponder à avaliação prática).