
Anatomia Regional II: Cabeça, Pescoço, Dorso e MembrosTórax, Abdómen, Pelve e Períneo
Código
11128
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
CMH
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Diogo Pais
Língua de ensino
Português
Objectivos
A Anatomia Regional ou Topográfica é uma área das Ciências Morfológicas complementar da Anatomia Humana Geral e da Anatomia Descritiva ou Sistémica. Enquanto estas fornecem ao aluno os alicerces fundamentais para o conhecimento da linguagem e terminologia anatómicas, bem como dos aspectos descritivos dos vários órgãos e sistemas, a Anatomia Regional aborda a estrutura do corpo humano numa perspectiva topográfica. O corpo humano é agora dividido em Regiões Anatómicas que são estudadas definindo os seus limites, os seus diferentes planos, as diferentes relações entre estruturas, sentindo as diferentes texturas dos tecidos e órgãos e tomando consciência da possibilidade de variação face ao normal que cada indivíduo e cada estrutura pode apresentar.
O Ensino da Anatomia, tal como o perspectivamos, será a promoção de um conhecimento sólido da Anatomia Humana Normal, indispensável na preparação do aluno para a aprendizagem futura em outras Unidades Curriculares do Mestrado Integrado em Medicina. Só um extenso e sólido conhecimento em Anatomia Humana Normal, no qual se inclui o conhecimento da Anatomia Regional, poderá permitir ao aluno a compreensão de temas como a Anatomia do Desenvolvimento, a Anatomia Funcional, a Anatomia Imagiológica, a Anatomia Ecográfica, a Anatomia Endoscópica, a Anatomia Patológica e a Anatomia Clínica (das áreas médicas ou cirúrgicas).
Esta Unidade Curricular Opcional é também a resposta ao desafio lançado aos alunos durante o 1º semestre do 1º ano: procurar mais! O conhecimento teórico e prático da Anatomia Humana Normal abriu a porta de acesso e vontade para o estudo da Anatomia Regional ou Topográfica. O desafio da aprendizagem da Anatomia, essencial à formação de qualquer Médico, passa também por aceitar este convite a saber mais para ser mais.
Pré-requisitos
Conteúdo
Aulas Teóricas:
Introdução à Unidade Curricular.
Objectivos. Métodos de avaliação.
Introdução à Anatomia Regional.
Contextualização da Dissecção Cadavérica na Histórica do Ensino e da Investigação em Anatomia Humana e na Formação Médica.
A Dissecção Cadavérica na Faculdade de Ciências Médicas.
A importância da Dissecção na Formação Pré e Pós Graduada em Medicina.
Instrumental de Dissecção.
Metodologia Geral de Dissecção - abordagem teórica.
Riscos e Segurança.
Aspectos Éticos e Legais.
Relatório de Dissecção: um registo científico.
Aulas Práticas:
Metodologia Geral de Dissecção abordagem prática.
Noções gerais sobre a técnica de embalsamamento
Conceitos e Treino Básico de Suturas: o essencial para o encerramento das cavidades dissecadas no final de cada sessão.
A Abordagem do Cadáver: a Anatomia de Superfície.
Anatomia Regional do Tórax I (Regiões Parietais, incluindo Regiões Mamária e Diafragmática)
Anatomia Regional do Tórax II (Cavidade Torácica e o seu conteúdo)
Anatomia Regional do Tórax III (Conclusão)
Anatomia Regional do Abdómen e Pelve I (Regiões Parietais, incluindo Região Inguino-abdominal
ou do Canal Inguinal)
Anatomia Regional do Abdómen e Pelve II (Cavidade Abdominal, incluindo Peritoneu e espaços peritoneais, e seu conteúdo)
Anatomia Regional do Abdómen e Pelve III (Região Retroperitoneal)
Anatomia Regional do Abdómen e Pelve IV (Cavidade Pélvica, incluindo a Pelve menor, e seu conteúdo)
Anatomia Regional do Abdómen e Pelve V (Conclusão)
Anatomia Regional do Períneo I (Períneo Masculino e Períneo Feminino)
Anatomia Regional do Períneo II (Conclusão)
Todas as aulas práticas incluem uma revisão teórica da região em estudo e dissecção em cadáver humano
Última Aula Teórica:
Resumo da Aprendizagem.
Avaliação do Ensino e da UC.
Encerramento do Curso.
Bibliografia
Bibliografia de base (adoptada)
- Anatomia Humana dos Órgãos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.
- Anatomia Humana do Coração e Vasos - J.A. Esperança Pina - Lidel, Edições Técnicas.
- Anatomia Humana (Descriptiva, Topográfica e Funcional) - H. Rouvière (A. Delmas) (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).
- Tratado de Anatomia Topográfica - L. Testut & O. Jacob. (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).
- Anatomy in Surgery - P. Thorek, C.T. Linden and N. Swan - Springer.
- Anatomia Humana - L. Testut (A. Latarjet) (nas suas edições em língua francesa ou espanhola).
- Anatomie de I' Abdomen - C. Couinaud - G. Doin & Cie.
- Atlas de Anatomia Humana - F. Netter (nas suas edições em língua inglesa, espanhola ou portuguesa).
Bibliografia complementar (recomendada)
- Clinically Oriented Anatomy - K. Moore - Williams and Wilkins.
- Atlas of Human Anatomy with integrated text - J.A. Gosling e colbs. - Churchill Livingstone.
- Anatomy for Surgeons - W.H. Hollinshead (3 volumes).
- Sectional Human Anatomy - Han M-C. & Kim C-W. - Igaku-Shoin.
- Color Atlas of Anatomy - J. Rohen & C. Yokochi (nas suas edições em língua inglesa, portuguesa ou espanhola).
- Sobottal / Becher Atlas de Anatomia Humana - H. Ferner & J. Staubesand (nas suas edições em língua inglesa ou espanhola).
Método de ensino
Para atingir os objectivos de aprendizagem da Unidade Curricular de Anatomia Regional-I o aluno deverá frequentar as Aulas Teóricas e Práticas, que serão complementares e recorrerão a diferentes técnicas pedagógicas.
1) Componente Teórica:
O curso teórico é constituído por aulas teóricas (3 tempos previstos), ministradas ao universo do curso, com lições de 90 minutos de duração, nas quais o desenvolvimento dos assuntos é precedido da apresentação do sumário da aula, e seguido de um período para esclarecimento de dúvidas surgidas durante a aula. A aula teórica deverá ter como auxiliares de exposição: uma iconografia actualizada e
ilustrativa com os recursos audiovisuais adequados, ficando ao critério do docente a possibilidade ou não de cedência do material aos alunos. O final da aula teórica deverá conter uma síntese do tema, abordando os elementos mais importantes deste, procedendo-se depois ao esclarecimento de dúvidas apresentadas pelos alunos.
2) Componente Prática:
O Programa do Curso Prático está integrado na sequência dos dois primeiros tempos do Curso Teórico, constando essencialmente do Ensino-aprendizagem da Anatomia Regional através do Ensino e Prática da Dissecção Humana. Os vários parâmetros a ter em consideração na estruturação das aulas do Curso Prático, por cada Docente, serão dentre outros:
a) Ensino Tutorial aberto à participação dos discentes.
b) Trabalho Laboratorial com material cadavérico
c) Trabalho de Pesquisa Bibliográfica
d) Trabalho de Projecto
e) Trabalho de Auto-avaliação da Aprendizagem
Método de avaliação
I. Avaliação prática
A avaliação prática é da responsabilidade dos docentes da componente prática e processar-se-á em todas as aulas práticas e pode passar pelos seguintes itens:
a) Ao aluno deve encarar a Dissecção Humana como um acto que implica preparação teórica, treino da técnica, capacidade de análise, interpretação, discussão e conclusão. Todas estes pontos devem ser alvo de avaliação em cada aula, aceitando desde logo que esta Unidade Curricular Opcional inicia o aluno na prática da Dissecção pelo que a destreza neste técnica será algo que o aluno irá adquirir de forma gradual.
b) O aluno deverá ser solicitado pelo docente, a expor assuntos, detalhando este ou aquele pormenor, podendo por sua livre iniciativa abordar a descrição de um tema em íntima relação com o objectivo da aula em que participa.
c) A avaliação prática deve avaliar também as características globais do aluno, no que se refere não só ao seu nível de conhecimentos mas também à assiduidade e pontualidade, sua capacidade de dinamização do grupo de trabalho em que está integrado e relacionamento com os docentes e discentes, seu respeito e humanismo perante o cadáver e cumprimento das regras de segurança e higiene durante as aulas de dissecção.
d) Os trabalhos de grupo ou temas preparados de forma individual, eventualmente pedidos, deverão ser apresentados oralmente de forma sucinta e clara, pelo grupo/aluno que efectuou o trabalho, devendo o docente avaliar não só a exposição e rigor científico mas ainda o empenho, dedicação e esforço postos no estudo e pesquisa bibliográfica para a realização do tema.
Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 20 valores e:
- Com classificação inferior a 10 valores o aluno não terá aprovação final na Unidade Curricular.
- Com classificação superior a 10 valores o aluno é admitido à Prova Final.
II. Prova Final ÉPOCA ÚNICA
Será realizada em data a definir, nos Anfiteatros ou outras instalações do Edifício-Sede da Faculdade Ciências Médicas UNL e terá dois componentes:
Componente Oral (O): trata-se da apresentação oral (poster, modelo tridimensional, apresentação multimédia e/ou outro suporte aceite) perante júri constituído pelo corpo docente de um trabalho decorrente da actividade de Dissecção Cadavérica Humana. Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 10 valores.
Componente Escrito (E): trata-se de uma prova composta por perguntas de escolha múltipla, verdadeiros e falso, correspondência, legendas de imagens e/ou resposta curta que procura aferir de forma geral os conhecimentos transmitidos na Componente Teórica e Revisões Temáticas da Componente Prática e, outros decorrentes da aplicação prática destes. Esta avaliação é quantitativa, de 0 a 10 valores.
A Classificação da Prova Final resulta do somatório da classificação de (O) e (E) e:
- Com classificação inferior a 10 valores (ou caso tenha faltado a (O) e/ou (E)) o aluno não terá aprovação final na Unidade Curricular.
- Com classificação superior a 10 valores o aluno terá aprovação na Prova Final da Unidade Curricular.