
Medicina (Estágio parcelar)
Código
11144
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
9
Professor responsável
Prof. Doutor Fernando Nolasco
Língua de ensino
Português
Objectivos
1- Aquisição pelos Alunos das competências teóricas e práticas avançadas e autonomia nas áreas de Medicina Interna e Especialidades Médicas, incluindo diagnóstico e terapêutica.
2- No final da frequência de Disciplina os Alunos devem estar habilitados para, de forma autónoma, avaliar, diagnosticar e prescrever as medidas terapêuticas, ou outras, para as situações clínicas mais prevalentes e de maior gravidade na população Portuguesa, bem como referenciar apropriadamente as situações clínicas que o requeiram.
3- Os alunos devem estar igualmente habilitados a identificar e hierarquizar as situações clínicas de maior emergência para o doente e que requeiram a transferência emergente para áreas de diagnóstico e terapêutica altamente diferenciadas.
Pré-requisitos
Conteúdo
O Estágio de Medicina Interna como o seu nome indica é um Estágio Prático, de características profissionalizantes, em que o Aluno aplica os conhecimentos, gestos e atitudes que adquiriu nos cinco anos anteriores do Mestrado Integrado de Medicina.
Este é o primeiro Estágio em que o Aluno deverá assumir autonomia e responsabilidade progressivas, desempenhando tarefas exigentes e muitas vezes indispensáveis à equipe clínica onde foi inserido.
Bibliografia
Método de ensino
O Estágio Clínico de Medicina Interna decorre durante 8 semanas consecutivas, período no qual os alunos estão colocados num Serviço de Medicina Interna, tomando contacto com toda a patologia aí presente, e bem assim como as diversas tarefas diárias do médico interno.
Estas tarefas deverão incluir a frequência de Consultas Externas e obrigatoriamente da Urgência Externa, esta última a efetuar de acordo com o local de estágio (ver pág. 7).
A formação durante o Estágio será do tipo tutorial, com o aluno estagiário a ser incorporado nas diversas equipes médicas, e adstrito a um Tutor ou Orientador, na proporção de 1 aluno/1 Docente.
Ao longo do Estágio serão realizados 6 Seminários obrigatórios na Faculdade de Ciências Médicas (anfiteatro 2), às 4ªf entre as 14.30 e as 16h, sob a Coordenação do Prof. Doutor Pedro Póvoa. Os temas dos seminários estão indicados na página 8.
Pretende-se que estes seminários sejam de natureza interativa, e com natureza essencialmente prática.
Serão ainda efetuadas várias aulas teórico práticas de discussão de temas, neste caso realizados ao nível de cada local de Estágio, e que estarão a cargo das respetivas equipes docentes. Os temas estão indicados na pág. 8.
No final do Estágio será atribuída uma classificação baseada no trabalho clínico desenvolvido, na progressão verificada e na discussão de casos clínicos, na apresentação de um trabalho de grupo, e na discussão do relatório de estágio com os seus Tutores.
A grelha para classificação está indicada na página 12, devendo ser preenchida para cada aluno e remetida ao Secretariado da Unidade Curricular (D. Lourdes Pranto, Serviço de Nefrologia, Hospital Curry Cabral, CHLC).
A discussão formal de casos clínicos irá ocorrer numa prova clínica sumária, ou ser realizada ao longo do Estágio (neste caso com apresentação e discussão de vários casos clínicos). Em ambos as situações será objeto de classificação.
A apresentação e discussão de casos clínicos, do trabalho de grupo, e a discussão de relatórios deverá ser conduzida por dois dos Docentes do Serviço, um dos quais preferencialmente o Responsável do Ensino.
Os alunos irão frequentar o Estágio de Medicina em 4 grupos de cerca de 68 alunos (total de alunos previsto 272), durante um período de 8 semanas, distribuídos pelos locais de estágio abaixo indicados, com início a 15 de Setembro, 10 de Novembro, 26 de Janeiro e 22 de Maio.
Os Alunos da Academia Militar irão realizar o seu Estágio no Hospital Militar, devendo o Serviço de Urgência ser realizado na Urgência do Hospital de S José.
Método de avaliação
Como indicado anteriormente no final do Estágio será atribuída uma classificação baseada no trabalho clínico desenvolvido, na progressão verificada e na discussão de casos clínicos, na apresentação de um trabalho de grupo, e na discussão do relatório de estágio com o seu Tutor ou Orientador.
Fazem parte dos parâmetros de avaliação a assiduidade, cumprimento de tarefas, espírito de iniciativa, comunicação com os outros elementos da equipe de saúde, as técnicas de entrevista e de exame físico, os procedimentos técnicos realizados (punções arteriais e venosas, Ecg etc.), relacionamento com doente e familiares, interpretação de exames auxiliares, frequência e desempenho na Urgência Geral.
Esta avaliação será complementada com
Ø -a apresentação e discussão de casos clínicos, quer ao longo do Estágio, com apresentação e discussão de vários casos clínicos, quer numa prova clínica sumária no final do mesmo.
Ø a apresentação de um trabalho de grupo (máximo de 5 alunos) em tema previamente estabelecido pelo Regente da UC e Responsável do Serviço. Este trabalho deverá ser apresentado publicamente (50 minutos), e preparado para submissão a uma revista científica.
Ø A discussão do relatório do Estágio, nos moldes indicados anteriormente no ponto IX
A grelha de classificação está indicada na página 12, devendo ser preenchida para cada aluno e remetida no último dia do Estágio ao
Secretariado da Unidade Curricular (D. Lourdes Pranto, Serviço de Nefrologia, Hospital Curry Cabral, CHLC) por Fax ou email.
A discussão de relatórios e casos clínicos deverá ser conduzida por dois dos Docentes do Serviço, em que preferencialmente um será o Responsável do local do Ensino