
Medicina Geral e Familiar (Estágio parcelar)
Código
11145
Unidade Orgânica
Nova Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
6
Professor responsável
Profª Doutora Maria Isabel Santos
Língua de ensino
Português
Objectivos
Os objetivos gerais do ensino da UC são:
Encorajar os estudantes a adotarem uma abordagem sistémica centrada na pessoa;
Dar aos estudantes a possibilidade de colaborarem na prestação de cuidados de saúde a diferentes populações, em ambiente rural e urbano;
Familiarizar os estudantes com os padrões de queixas/sintomas e a forma como os problemas de saúde se apresentam, no contexto da comunidade e do recurso ao médico de família;
Treinar algumas aptidões, de diagnóstico e tratamento, adequadas ao exercício da Medicina Geral e Familiar (MGF);
Proporcionar aos estudantes experiência no reconhecimento das inter-relações entre fatores somáticos, psicológicos e sociais e, a influência das interações entre os membros de uma família, na doença e no comportamento da doença;
Ajudar os estudantes a escolherem uma carreira.
Pré-requisitos
Precedentes: Só os alunos que tenham efetuado com sucesso a UC de Medicina Geral e Familiar (ensino por blocos) do 5º ano ou que tenham obtido equivalência a esta UC poderão inscrever-se na UC, Medicina Geral e Familiar (Estágio) do 6º ano.
Conteúdo
Bibliografia
McWhinney IR. A Textbook of Family Medicine. third edition. New York: Oxford University Press; 2009.
Nunes J. A comunicação em contexto clínico. Edição da Bayer Healthcare, Março de 2007 (disponível no sitio da disciplina).
Ramos V. A consulta em 4 passos. Edição da APMCG, Março de 2009. Documento acessível através do sítio da disciplina.
WONCA. ICPC-2: Classificação Internacional de Cuidados de Saúde Primários. 2ª edição Portuguesa. Lisboa, junho de 2011. Documento acessível através do sítio da disciplina.
Taylor RB (ED). Family Medicine: Principles and Practice, 6th Edition,New Tork, NY: Springer -Verlag, 2002. Acesso gratuito através da Intranet da FCM-UNL.
Sackett D, Dtrauss Se, Richardson WS, Rosenberg W, Haynes RB. Evidence-based Medicine. Churchill Livingstone 2nd, 2000.
Stephen J. McPhee, Maxine A. Papadakis, and Lawrence M. Tierney Jr., Eds.Current Medical Diagnosis & Treatment 2011. The McGraw- Hill Companies, Inc. Acesso gratuito através da Intranet da FCM-UNL.
Family Planning - A global handbook for providers, World Health Organization, Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health & United States Agency for International Development, 2007,http://info.k4health.org/globalhandbook/handbook.pdf.
Orientações Técnicas da Direcção-Geral da Saúde
Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil - DGS junho 2013
Programa Nacional de Vacinação - OTDGS nº 10
Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Doenças Cardiovasculares - OTDGS 2003
Programa Nacional de Luta contra a Tuberculose - OTDGS
Programa Nacional de Controlo da Asma - OTDGS
Saúde Reprodutiva e Planeamento Familiar - OTDGS nº 9
Programa Nacional para a Saúde das Pessoas Idosas - CNDGS
Programa Nacional de Controlo da Diabetes
Programa Nacional de Cuidados Paliativos
Sítios na Internet a consultar
Direcção-Geral da Saúde http://www.dgs.pt
Canadian Task Force on Preventive Health Care http://www.ctfphc.org
New Zealand Guidelines Group http://www.nzgg.org.nz
Center for Disease Prevention and Control http://www.cdc.gov
U.S. Preventive Services Task Force http://www.ahcpr.gov/clinic/uspstfix.htm
Guide to Clinical Preventive Services - Second Edition http://odphp.osophs.dhhs.gov/pubs/guidecps/
Cochrane Library http://www.cochrane.org/reviews/
National Guideline Clearinghouse "... public resource for evidence based clinical practice guidelines" http://www.guideline.gov/index.asp
Medline http://igm.nlm.nih.gov
Medicina Baseada na Evidência - The Cochrane Library http://www.update-software.com/cochrane/
Internet for the Family Physician http://users.eponet.it
Bandolier http://www.jr2.ox.ac.uk/bandolier/band50/b50-8.html
Screening and early diagnosis: the Canadian Task Force on Preventive Health Care http://www.ctfphc.org
Método de ensino
O ensino prático designado por Exercício Orientado (EO) tem uma duração de 4 semanas (120 horas). A seleção de Tutores e Unidades de Saúde (US), onde decorre o EO, é da competência exclusiva da Unidade Curricular de MGF.
A lista de tutores e contactos das Unidades de Saúde (US) onde se realiza o estágio encontra-se disponível no sítio da Unidade.
Os alunos encontram-se divididos em 8 turmas com uma média de 31 alunos.
A distribuição dos alunos por US/Tutor é, em cada Administração Regional de Saúde (ARS), da responsabilidade do Coordenador de Estágio; (Dr.ª Teresa Libório ARS Lisboa e Vale do Tejo, ARS Alentejo e outras zonas).
Os alunos estabelecem no 1º dia de Estágio, com o seu Tutor, o plano de aprendizagem (fazer o download do plano a partir da plataforma Moodle).
Na posse de cada aluno haverá uma folha de registo de assiduidade e uma folha de avaliação de competências. O aluno deve assinar, diariamente, a presença no serviço, competindo ao Tutor validar o seu preenchimento. A entrega das folhas de assiduidade e de avaliação de competências, e a lista de verificação de procedimentos deverá ser feita no final do estágio e é da responsabilidade do aluno. A entrega destes documentos é condição indispensável para que se efetue a entrevista final.
Método de avaliação
· A avaliação terá duas componentes: formativa e sumativa.
·
· A avaliação formativa será feita diariamente pelo Tutor, em função das prestações do estudante nas diferentes tarefas que lhe forem cometidas e terá, por fim, corrigir as deficiências apresentadas, assim como salientar os aspetos mais positivos dos objetivos de desempenho alcançados.
·
· A avaliação da competência (AC), a efetuar pelos Tutores (ANEXO 1), incidirá sobre os seguintes indicadores: assiduidade, conhecimentos teóricos demonstrados nas atividades práticas, aptidões técnico-científicas, relação médico-paciente, cumprimento de tarefas acordadas, relações de trabalho, etc.
·
· A avaliação sumativa (classificação final da UC) resultará da média ponderada da AC atribuída pelo Tutor e da análise crítica do DEO a realizar no final do EO, pelos docentes da UC com a participação, se considerada necessária, do Tutor.
·
· A avaliação documental do DEO, de acordo com indicadores pré-definidos, traduzir-se-á numa classificação quantitativa.
·
· Os alunos deverão fazer o download do DEO e das instruções para o seu preenchimento no sitio da UC em: http://www.fcm.unl.pt/departamentos/cligeral/ (Ensino 6º ano) ou na plataforma Moodle
· .
· É condição indispensável para a realização da avaliação da UC o cumprimento de 2/3 das horas atribuídas ao estágio em US, sendo a carga horária semanal de 30 horas. As faltas, mesmo que justificadas, não serão contabilizadas para efeitos de assiduidade.
·
· Para efeitos de classificação final será obrigatório que o estudante tenha avaliação positiva em qualquer uma das avaliações realizadas.
·
· A classificação final do estágio será obtida mediante a aplicação da seguinte fórmula: CF = (AC + 2 x DEO) / 3
· AC = Avaliação de competência
· DEO = valor da avaliação do DEO após discussão.