
Saúde Mental (Estágio parcelar)
Código
11147
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
6
Professor responsável
Prof. Doutor Miguel Xavier
Língua de ensino
Português
Objectivos
· Promover o desenvolvimento dos conhecimentos e das capacidades de diagnóstico e intervenção clínica em Psiquiatria e Saúde Mental, através do acompanhamento tutelado de doentes com patologia psiquiátrica.
· Proporcionar um contacto com a actividade de investigação em psiquiatria e saúde mental
· Proporcionar uma experiência de trabalho integrado de equipa e colaboração multidisciplinar
· Sensibilizar os estagiários para os aspectos de saúde pública e de organização dos cuidados da saúde mental em Portugal
Pré-requisitos
Conteúdo
Os seminários teórico-práticas incluem os seguintes temas:
· Exame do Estado Mental
· Aplicação de entrevista diagnóstica estruturada
· Abordagem do doente em agitação psicomotora
· Abordagem do doente após tentativa de suicídio
Bibliografia
David Goldberg and Robin Murray (2006). Maudsley Handbook of Practical Psychiatry. Londres, Oxford Medical Publications.
Michael Gelder , Philip Cowen , Paul Harrison (2006). Shorter Oxford Textbook of Psychiatry. Londres, Oxford Medical Publications.
Artigos originais e de revisão seleccionados.
Método de ensino
Nos primeiros dois dias do estágio o ensino é baseado em seminários, que incluem os seguintes métodos de ensino e aprendizagem:
· Estudo e discussão de casos
· Apresentação de vídeos
· Resolução de problemas
· Role playing
· Apresentações dos alunos (trabalho de grupo)
No restante período, o estágio é essencialmente centrado na prática clínica em Psiquiatria e Saúde Mental (adultos e pedopsiquiatria).
Os alunos dividem-se em grupos de 2, ficando os grupos de três alunos reservados apenas para circunstâncias excepcionais (esta distribuição é feita durante os primeiros 2 dias de estágio). De modo a promover a efectividade da aprendizagem por um lado, e a salvaguardar uma mais adequada avaliação prática por outro, cada grupo de 2 alunos ficará adstrito a um docente durante todo o período de estágio.
Os alunos acompanham os seus docentes/tutores nas suas actividades clínicas, incluindo a participação em serviço de urgência.
Sempre que possível, os alunos são estimulados a participar activamente em projectos de investigação em curso no Departamento.
Método de avaliação
É efectuada avaliação contínua, incluindo discussão e avaliação das actividades de natureza prática (itens a valorizar: assiduidade e pontualidade, interesse e participação, conhecimento teóricos, capacidade de actuação prática, participação em actividades clínicas, elaboração e discussão de histórias clínicas, participação em actividades de investigação, nomeadamente pesquisas bibliográficas, elaboração de temas, aplicação de instrumentos, etc.). Esta avaliação é consubstanciada numa nota atribuída pelo docente responsável por cada aluno.
No último dia do estágio é efectuada uma discussão final do relatório das actividades desenvolvidas durante o estágio parcelar, sempre com a presença do Regente, que é o responsável pela atribuição da classificação final.
Não está previsto um regime supletivo para os alunos sem os mínimos de assiduidade.
11. É expressamente solicitada aos alunos a colaboração na avaliação do ensino, a qual é efectuada através do preenchimento online de um questionário de avaliação do ensino.
O tratamento dos dados está a cargo da Divisão de Informática da Faculdade e a análise dos dados e feed-back aos docentes, a cargo do DEM.