
Preparação para a Prática Clínica: Integração de Conhecimentos
Código
11148
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Roberto Palma dos Reis
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se fazer a integração dos vários conhecimentos ministrados anteriormente no Curso de Medicina.
Pré-requisitos
Conteúdo
Sessões multidisciplinares, que obriguem ao raciocínio clínico e à integração de conhecimentos, transversais às várias áreas da Medicina.
Serão efetuadas sessões de 2h 30 min a 3 horas de duração, duas vezes por mês.
Bibliografia
Harrison´s Principles of Internal Medicine, 18ª Ed
Método de ensino
· Aulas teórico-práticas, com duas horas e 30 minutos de duração, incluindo pelo menos três preletores de especialidades diferentes.
· Perante uma situação clínica de partida (sintoma, sinal, resultado de exame complementar ou outra), o caso desenvolve-se em várias direções, liderado pelas diferentes especialidades. No final, há uma mesa redonda em que os vários especialistas, em painel, discutem o que para eles é essencial. Os alunos são convidados a interagir com o painel, pedindo os esclarecimentos e colocando as questões que considerem pertinentes
Método de avaliação
Avaliação principal por teste final, de escolha múltipla, correspondendo a 80% da classificação final. A assiduidade e participação nas sessões teórico-práticas valerão 20 % da classificação final.
É desejável que todos os alunos participem na PPC e a presença e participação nas sessões será valorizada na classificação final.
No entanto, tratando-se de um trabalhador-estudante que não possa participar nas sessões e que disso faça prova, apresentando, por exemplo, o horário laboral conflitual com o horário das sessões, prescindir-se-á da avaliação prática e o exame final valerá os 100% da classificação da disciplina.
Para manter alguma reserva das perguntas do exame, a prova poderá ser consultada mediante requerimento apresentado no Secretariado, mas sem que sejam feitos registos por escrito e sempre na presença de um elemento da Faculdade ligado à disciplina.
No caso de alunos desejarem fazer subia de nota, farão um teste de escolha múltipla que valerá a classificação final da disciplina.