Faculdade de Ciências Médicas

Medicina e Sociedade

Código

11157

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

SP

Créditos

4

Professor responsável

Prof. Doutor Diogo Pais

Língua de ensino

Português

Objectivos

O módulo de Ética, Deontologia e Direito Médicos da Unidade Curricular de MEDICINA E SOCIEDADE tem por objectivos gerais dotar o estudante de Medicina dos conhecimentos essenciais sobre as normas de conduta Deontológica da Ordem dos Médicos Portuguesa, sobre os grandes problemas da Ética aplicados à Medicina Contemporânea e sobre as bases fundamentais para o enquadramento da profissão médica nas normas, regulamentos e preceitos legais envolvidos na Responsabilidade Médica.

A Medicina Legal integra os Curricula das Faculdades de Medicina desde que se autonomizou como Disciplina Científica, em especial na Europa Continental.

A natureza dos temas que aborda tem implicações no exercício profissional das diversas especialidades médicas e cirúrgicas. É uma área do conhecimento com fronteiras indefinidas, e temas comuns, em relação à Ética, Deontologia e Direito Médicos. Relaciona-se intimamente com as Disciplinas Clínicas.

Nesta Unidade Curricular integradora de MEDICINA E SOCIEDADE pretende-se proporcionar ao aluno do Mestrado Integrado em Medicina da NOVA Medical School uma breve introdução à Medicina Legal, como complemento do módulo de Ética, Deontologia e Direito Médicos.

 

O módulo “O Médico, o Doente e a Sociedade” pretende familiarizar o aluno com as principais questões relacionadas com o exercício da profissão médica nos tempos actuais e com as implicações políticas e  económicas da  prestação de cuidados de saúde.

 

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

<TD style="BORDER-TOP: #f0f0f0; BORDER-RIGHT: windowtext 1pt solid; WIDTH: 373.65pt; BORDER-BOTTOM: windowtext 1pt solid; PADDING-BOTTOM: 0cm; PADDING-TOP: 0cm; PADDING-LEFT: 5.4pt; BORDER-LEFT: #f0f0f0; PADDING-RIGHT: 5.4pt; BACKGROUND-COLOR: transparent; mso-border-alt: solid windowtext .5pt; mso-border-

Bibliografia

 

 

A bibliografia que deverá ser utilizada no módulo de Ética, Deontologia e Direito Médicos é muito vasta. As obras recomendadas estão enunciadas na seguinte lista:

 

·         Ética, Deontologia e Direito Médico – José António Esperança Pina. Lidel, Edições Técnicas Lda., 2013

·         Legislação de Direito da Medicina – Helena Moniz. Coimbra Editora, 2008

·         TRREE (www.trree.org) – Formação e Recursos na Avaliação de Ética em Pesquisa/Investigação

·         O Erro em Medicina, Perspectivas do Indivíduo, da Organização e da Sociedade – José Fragata, Luís Martins. Almedina, 2004

·         Novos desafios à Bioética – Luís Archer, Michel Renaud, Walter Osswald, Jorge Biscaia, W.Osswald (Coordenadores). Porto Editora, 2001

·         Bioética Simples – Walter Osswald, Maria do Céu Patrão Neves. Verbo, 2007

·         Manual de Biodireito – Helena Pereira de Melo. Almedina, 2008

·         Ética em Cuidados de Saúde – Daniel Serrão, Rui Nunes (Coordenadores). Porto Editora, 1998

·         Principles of Biomedical Ethics – Tom L. Beauchamp, James F. Childress. Oxford University Press, 2009

·         Da Genética à Bioética – Luís Archer. Gráfica de Coimbra, 2006

·         Nova Enciclopédia da Bioética – Gilbert Hottois, Jean-Noël Missa. Instituto Piaget, 2003

·         Código Deontológico. Ordem dos Médicos. Em vigor:

·         Código Deontológico. Ordem dos Médicos (versão antiga – revogada em 2008 com a aprovação do novo Código)

·         Ordem dos Médicos – Outros Estatutos e Regulamentos (Estatuto da Ordem dos Médicos; Estatuto Disciplinar dos Médicos; Regulamento de Conduta nas Relações entre Médicos; Regulamento Geral Sobre Publicidade, Divulgação e Expressão de Actividade Médica): https://www.ordemdosmedicos.pt/?lop=conteudo&op=5f93f983524def3dca464469d2cf9f3e

·         The World Medical Association (WMA) – Ethics Unit – numerosa documentação e hiperligações de grande interesse na área da Ética Médica (em Inglês): http://www.wma.net/e/ethicsunit

 

·        Simpson’s Forensic Medicine. Payne James et al. Hodder Arnold. 2011

·        Medicina Legal. França. Guanabara Koogan, 2011.

·         Medicina Legal e Toxicologia Forense. G. Calabuig. Salvat. 2002

·         Medecine Legale Clinique. Roche. Masson, 1985.

·         Recognition of Child Abuse and Neglect. Rose. Gower, 1985.

Código Deontológico da Ordem dos Médicos

·         American Board of Internal Medicine Foundation. American College of Physicians–American Society of Internal Medicine Foundation. European Federation of Internal Medicine Medical professionalism in the new millennium: a physician charter. Ann Intern Med. 2002;136(3):243–246. 

·         Barros, P.P. (2009) Economia da Saúde: Conceitos e Comportamentos (2ª Edição). Almedina, Coimbra.

·         Campos, A. - Reformas da saúde: o fio condutor. Coimbra: Almedina, 2008. 310

·         Pereira, J. (2004)  Economia da Saúde: Glossário de termos e conceitos.  Documento de trabalho 1/93 (4ª Edição).  Associação Portuguesa de Economia da Saúde, Lisboa.

 

Método de ensino

De acordo com as recomendações internacionais no âmbito da educação médica, a reforma curricular da FCM incluiu entre os pilares do novo currículo a adequação às necessidades da sociedade e as questões relacionadas com o profissionalismo médico. A nova UC de Medicina e Sociedade tem como principal objetivo contribuir para o ensino destes importantes componentes da formação médica atual, oferecendo aos alunos a oportunidade de desenvolver os conhecimentos e competências que são fundamentais para compreender e manejar as questões associadas às relações entre prática médica e sociedade, exercício da profissão médica, implicações éticas e legais da medicina, medicina legal, relações do médico com outros profissionais, aspetos políticos e económicos da medicina atual e relações do médico com o sistema de prestação de cuidados de saúde.

A UC Medicina e Sociedade compreende 3 módulos: “O médico, o doente e a sociedade”, “Ética, Deontologia e Direito Médicos”, e “Introdução à Medicina Legal”. O processo de ensino/aprendizagem será desenvolvido através de aulas expositivas e de aulas de discussão de casos. A avaliação é realizada através de um exame escrito, contribuindo a assiduidade para 20% da nota final.

 

Método de avaliação

Sendo a Ética da Investigação Clínica um componente essencial na formação em Ética de qualquer médico, a avaliação dos alunos inclui a entrega, até ao dia do exame final, dos certificados correspondentes à conclusão de TRÊS dos seguintes módulos constantes do site da organização de e-learning TRREE (www.trree.org): módulo 1 (Introdução à Pesquisa/Investigação); módulo 2.1 (Avaliação Ética da Pesquisa/Investigação); módulo 3.1 (Consentimento Informado) e módulo 3.2 (Boas Práticas Clínicas). Este componente da avaliação é quantificado em 10% da classificação final (2 valores) da Unidade Curricular.

Os 10% são atribuídos a quem entregar o PDF de conclusão de cada um dos 3 certificados. Apenas a sua conclusão é considerada. O PDF deve ser enviado para o email do Regente da UC, Professor Diogo Pais (diogo.pais@fcm.unl.pt). O email deverá incluir a seguinte informação:

“nome completo do aluno em maiúsculas_–_número de aluno_–_T_número da  turma”.

 

A assiduidade será valorizada, sendo que constituirá 20% da nota final.

A Regência desta Unidade Curricular entende que a frequência das aulas contribui para alcançar os objectivos educacionais propostos. Por esse motivo, a parcela da classificação final correspondente à assiduidade é proporcional ao número de presenças, não existindo regime supletivo para os alunos que não tenham assiduidade mínima. As faltas justificadas serão analisadas caso a caso.

A assinatura das presenças é feita pelos alunos, em pautas preparadas para o efeito, no final da última hora de aula. Para efeitos de assiduidade, cada hora é contabilizada individualmente.

 

 

Os trabalhadores estudantes podem optar por vir ou não às aulas. No final, as suas presenças (em número de horas) serão contabilizadas e a valoração da assiduidade será a que for mais vantajosa para o aluno:

1) se o aluno não tiver frequentado as aulas ou o tiver feito em número muito reduzido, o componente assiduidade não lhe será contabilizado e apenas serão consideradas para a classificação final a entrega dos certificados TRREE (10%) e o exame (90%);

2) se o aluno tem um número de presenças significativo e para si for mais vantajoso, então o componente assiduidade será valorado como para os outros estudantes em até 20%.

 O exame escrito, consistirá de três partes distintas:

1. Um conjunto de perguntas referentes ao módulo “O médico, o doente e a sociedade”.

2. Análise de um caso semelhante aos discutidos nas aulas do módulo de Ética, Deontologia e Direito Médicos, com consulta da legislação autorizada. Este caso deverá ser comentado, livremente, com base nos conhecimentos de Ética, Deontologia e Direito Médicos.

3. Uma pergunta aberta de resposta rápida do âmbito do módulo de Introdução à Medicina Legal, e uma questão que consiste num exercício de redação de um atestado médico com base num cenário proposto no enunciado.

O exame escrito constitui 70% da nota final, distribuídos da seguinte forma: Modulo 1 -50%; Módulo 2 - 15% (5% a resposta rápida e 10% a elaboração de atestado) e Módulo 3 – 35%.

O exame terá a duração de 2 horas, no entanto, qualquer aluno poderá entregar o seu exame antes de sair, desde que não incomode os colegas.

Relativamente à legislação autorizada para consulta no Exame Final, é permitido utilizar toda a Legislação utilizada no decorrer das aulas, nomeadamente, desde que não anotada:

Código Civil

Código do Processo Civil

Código Penal

Código do Processo Penal

Constituição da República Portuguesa

Código Deontológico

Acórdãos dos Tribunais

Leis e Decretos-Lei

Livro "Legislação de Direito da Medicina", da Dr ª Helena Moniz

É permitido utilizar post-its a marcar determinados artigos nos Códigos, assim como sublinhar.

O que NÃO é permitido levar (sob pena de anulação do exame):

Não é permitido levar/usar para consulta nenhum material para além do já mencionado, sob pena de anulação do exame, nomeadamente: Livros (excepto o referido anteriormente), slides das aulas ou apontamentos. Os artigos utilizados e cedidos nas aulas ou quaisquer outros artigos ou ensaios que analisem os temas da disciplina. Também não é permitido ter anotações na Legislação utilizada, nomeadamente referências a casos discutidos nas aulas.

O material levado será revisto pelo Assistente presente no Anfiteatro.

 

Cursos

Data

Módulo I - Ética, deontologia e direito médicos

18 Setembro

(14.30 - 15.20)

Introdução à Ética, Deontologia e Direito Médicos -

Principais Códigos Médicos ao longo da História

18 Setembro

(15.30 - 16.20)

Princípios Fundamentais da Bioética

25 Setembro

 (15.30 - 16.20)

Apresentação geral do Código Deontológico da Ordem dos Médicos

25 Setembro

(16.30 - 17.20)

Responsabilidade Médica (Civil, Penal e Disciplinar)

2 Outubro

(15.30 - 16.20)

Deveres e Direitos dos médicos e dos doentes;

Humanização/Desumanização dos cuidados de Saúde

2 Outubro

(16.30 - 17.20)

Consentimento e Recusa Esclarecidos. Capacidade e a incapacidade para consentir ou recusar; revelação da verdade (diagnóstico e prognóstico); Diretivas antecipadas e Procurador de cuidados de saúde

2 Outubro

(17.30 - 18.20)

Segredo profissional médico e a Confidencialidade.

Acesso à informação médica

9 Outubro

(15.30 - 16.20)

Responsabilidade solidária.

Responsabilidade civil extracontratual do Estado

9 Outubro

(16.30 - 17.20)

Solidariedade Médica; relação com outros profissionais de Saúde

9 Outubro

(17.30 - 18.20)

Urgência médica; catástrofe

16 Outubro

(15.30 - 16.20)

Doente crónico; doente terminal; doentes pediátricos; doentes idosos

16 Outubro

(16.30 - 17.20)

Relação dos médicos com os familiares do doente

16 Outubro

(17.30 - 18.20)

Doente privado de liberdade

23 Outubro

(15.30 - 16.20)

Terapia Génica; testes Genéticos

23 Outubro

(16.30 - 17.20)

Direitos do embrião; Interrupção Voluntária da Gravidez; Procriação Medicamente Assistida; Esterilização

 

 

 

 

 

 

 

30 Outubro

(15.30 - 16.20)

Transplantação

30 Outubro

(16.30 - 17.20)

Experimentação humana; Investigação Clínica (formação complementar no site TRREE

6 Novembro

(15.30 - 16.20)

Eutanásia e Distanásia

 

Módulo II – Introdução à Medicina Legal

6 Novembro

(16.30 - 17.20)

Introdução. Definições. Estrutura e legislação da Organização Medico-legal do país.

Formação pós-graduada em Medicina Legal. O Médico como perito

13 Novembro

(15.30 - 16.20)

Conceitos de morte. Classificações da morte. Causa e mecanismo de morte. Diagnóstico da morte. Certificação da morte. Morte súbita. Morte súbita neonatal

13 Novembro

(16.30 - 17.20)

Semiologia geral da morte violenta (enforcamento, esganadura, estrangulamento, ferimentos por projéteis e por explosão; afogamento)

20 Novembro

(15.30 - 16.20)

 

Módulo III - Profissionalismo médico na sociedade actual – Professor Caldas de Almeida

20 Novembro

(16.30 - 17.20)

 

Módulo III - O médico, o doente e a sociedade

27 Novembro

(15.30 - 16.20)

 

 

 

Introdução à economia da saúde  – Professor Perelman

27 Novembro

(16.30 - 17.20)

27 Novembro

(17.30 - 18.20)

4 Dezembro

(15.30 - 16.20)

 

Economia da Saúde em Portugal  – Professor Perelman

4 Dezembro

(16.30 - 17.20)

11 Dezembro

(15.30 - 16.20)

Módulo II - Peritagem médica e avaliação do dano em processo civil, penal e do trabalho.

Fundamentação legal. Parâmetros do dano a avaliar. Metodologia de avaliação

11 Dezembro

(16.30 - 17.20)

Módulo II - Papel social do médico: aspetos de peritagem médica em situação de justificação da doença (obtenção de subsídios de doença ou de invalidez), aptidão para a condução de veídulos, para a prática desportiva, etc. Certificação da doença: atestado médico

18 Dezembro

(15.30 - 16.20)

Introdução às políticas e sistemas de saúde – Professor Caldas de Almeida

18 Dezembro

(16.30 - 17.20)