Faculdade de Ciências Médicas

Medicina Laboratorial

Código

11160

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MC

Créditos

4

Professor responsável

Prof. Doutor José Cortez de Almeida

Língua de ensino

Português

Objectivos

Dotar os alunos dos conhecimentos indispensáveis à selecção dos testes laboratoriais mais adequados à situação clínica em causa, nomeadamente no rastreio, diagnóstico ou monitorização terapêutica, à sua interpretação e hierarquização assente nas características individuais de cada teste. São igualmente abordados os conceitos estatísticos que fundamentam as características dos vários testes laboratoriais, a sua dependência da prevalência da patologia em estudo, a determinação de valores de referência e níveis de decisão diagnóstica. Estes conhecimentos têm uma abrangência transversal pela aplicação directa às unidades curriculares do ciclo clínico.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

O curso consta de 12 aulas onde se abordam, individualmente, em cada aula, temas indispensáveis à compreensão, valorização e hierarquização dos exames laboratoriais utilizados no rastreio, diagnóstico e monitorização de patologias com grande prevalência na prática clínica corrente:

 

1-      Características dos testes laboratoriais:

- Utilização racional dos testes laboratoriais: rastreio, diagnóstico, monitorização

- Características diagnósticas dos testes laboratoriais: sensibilidade, especificidade e eficiência diagnóstica, razão de probabilidade de um teste positivo e negativo (likelihood ratio), valores preditivos positivo e negativo

- Curvas ROC (Receiver Operating Characteristic)

- Valores de referência: cálculo, significado e suas implicações na prática clínica, método intuitivo, método não paramétrico, método paramétrico, níveis de decisão, níveis terapêuticos

- Variáveis que afectam um resultado: variação pré-analítica, analítica e biológica intra-individual

2-      Provas de função hepática:

- Avaliação da lesão, hepatopatias agudas e crónicas, avaliação da função (testes estáticos e dinâmicos), testes de valor prognóstico, caracterização clínica dos testes de função e lesão hepática

- Causas e significado de alterações nos marcadores de função/lesão hepática em doentes assintomáticos

 

3-      Estudo das proteínas

- Indicação e interpretação de um perfil electroforético, identificação de fracções com interesse clínico

- Proteínas de fase aguda

- Gamapatias monoclonais: diagnóstico laboratorial e monitorização

 

4-      Síndromes coronárias agudas

- Revisão da fisiopatologia das síndromes coronárias agudas

- Classificação das síndromes coronárias agudas e evolução do diagnóstico laboratorial das síndromes coronárias agudas

- Diagnóstico laboratorial das síndromes coronárias agudas: troponina I/T, CK-MB, mioglobina

- Testes com valor prognóstico: Proteína C-reactiva, BNP/NT-pro-BNP e troponina I/T

 

5-      Diabetes mellitus

- Revisão da fisiopatologia da diabetes mellitus

-Classificação da diabetes mellitus: tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional, outros tipos

- Complicações micro e macrovasculares

- Diagnóstico laboratorial: glicemia aleatória, glicemia em jejum, prova de tolerância à glucose oral, hemoglobina glicada (HBA1c)

- Monitorização laboratorial: hemoglobina glicada (HBA1c), fructosamina, albuminúria e avaliação da TFG, autoanticorpos

- Complicações agudas da diabetes: cetoacidose diabética, estado hiperglicémico hiperosmolar, coma hipoglicémico, acidose láctica

 

6-      Anemias

- Revisão da hemopoiese e do metabolismo do ferro

- Parâmetros do hemograma (constantes hematimétricas e parâmetros automáticos)

- Anemias macrocítica, normocítica e microcítica

- Contagem diferencial de leucócitos

- Leucopatias reactivas 

- Trombocitopenias

 

7-      Doença hemato-oncológica

- Decisões básicas (neoplásico vs reactivo)

- Métodos de estudo

-Neoplasias mieloides crónicas vs leucocitose e trombocitose reactivas

- Síndromes mielodisplásicas vs citopenias carenciais

- Neoplasias mieloproliferativas        - Síndromes mielodisplásicas

- Neoplasias mielodisplásicas/mieloproliferativas

- Leucemias mieloides agudas

- Neoplasias de células B e T maduras

- Leucemias linfoblásticas agudas

 

      8- Função renal

- Revisão da fisiologia do rim (nefrónio)

- Avaliação da função glomerular

- Sensibilidade diagnóstica da creatininémia

- Depuração da creatinina endógena (indicação e factores de erro)

- Cistatina C

- Taxa de filtração glomerular calculada, vantagens e limitações

- Avaliação da função tubular (equilíbrio ácido-básico/hidro-electrolítico)

- Azotémia pré e post-renal

 

      9- Função tiroideia

- Revisão da fisiologia da função tiroideia

- Fracções livres e totais das hormonas tiroideias

- Relação TSH-T4L

- Hipertiroidismo e hipotiroidismo, hiper e hipotiroidismo sub-clínicos

- Gravidez e doença não tiroideia

- Tiroideia e auto-imunidade

- Avaliação laboratorial das síndromes clínicas mais frequentes

 

     10-11- Trombose e Hemostase

- Amostras (tipo, processamento e transporte)

- Fisiologia da coagulação

- Factores de risco para doença hemorrágica

- Avaliação laboratorial da doença hemorrágica

- Factores de risco para trombose venosa

- Avaliação laboratorial da trombofilia

- Síndromes trombóticas microangiopáticas: púrpura trombocitopénica trombótica e síndrome hemolítica urémica

- Trombocitopenia induzida pela heparina

 

 12- Marcadores tumorais

- Definição

- Características diagnósticas

- Utilidade clínica

- Interpretação e adequação dos pedidos

 

Bibliografia

 

Método de ensino

O ensino da Unidade Curricular de Medicina Laboratorial é semestral.

O curso decorre sob o formato de aulas teórico-práticas de acordo com o Artigo 6º do REGULAMENTO SOBRE PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, em que se apresentam e discutem casos no âmbito do diagnóstico, estudo e adequação dos respectivos pedidos à patologia em questão, bem como os princípios básicos indispensáveis à compreensão do tema da aula.

 

O controlo da assiduidade dos alunos é da responsabilidade do docente e assegurado pela assinatura de folhas de presença.

 

Método de avaliação

A avaliação final dos alunos é feita por exame escrito com a duração de 60 minutos, composto por 50 perguntas de resposta múltipla com 5 hipóteses (só uma verdadeira), a efectuar no final de cada semestre em data calendarizada pelo Concelho Pedagógico da Faculdade.

 

A classificação é feita de 0 a 20 valores, reprovam os alunos com avaliação inferior a 10 valores de acordo com o Regulamento sobre Avaliação da Aprendizagem dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (RAAAMIM).

 

ADMISSÃO AO EXAME FINAL:

Só são admitidos a exame final, os alunos que tenham, um mínimo de 2/3 de presenças às aulas teórico-práticas, independentemente da eventual justificação das faltas.

 

OS ALUNOS COM MAIS DE 1/3 DE FALTAS ÀS AULAS MINISTRADAS, NÃO SÃO ADMITIDOS A EXAME FINAL E TERÃO QUE REPETIR O SEMESTRE COM 2/3 DE PRESENÇAS.

 

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