
Medicina Laboratorial
Código
11160
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
4
Professor responsável
Prof. Doutor José Cortez de Almeida
Língua de ensino
Português
Objectivos
Dotar os alunos dos conhecimentos indispensáveis à selecção dos testes laboratoriais mais adequados à situação clínica em causa, nomeadamente no rastreio, diagnóstico ou monitorização terapêutica, à sua interpretação e hierarquização assente nas características individuais de cada teste. São igualmente abordados os conceitos estatísticos que fundamentam as características dos vários testes laboratoriais, a sua dependência da prevalência da patologia em estudo, a determinação de valores de referência e níveis de decisão diagnóstica. Estes conhecimentos têm uma abrangência transversal pela aplicação directa às unidades curriculares do ciclo clínico.
Pré-requisitos
Conteúdo
O curso consta de 12 aulas onde se abordam, individualmente, em cada aula, temas indispensáveis à compreensão, valorização e hierarquização dos exames laboratoriais utilizados no rastreio, diagnóstico e monitorização de patologias com grande prevalência na prática clínica corrente:
1- Características dos testes laboratoriais:
- Utilização racional dos testes laboratoriais: rastreio, diagnóstico, monitorização
- Características diagnósticas dos testes laboratoriais: sensibilidade, especificidade e eficiência diagnóstica, razão de probabilidade de um teste positivo e negativo (likelihood ratio), valores preditivos positivo e negativo
- Curvas ROC (Receiver Operating Characteristic)
- Valores de referência: cálculo, significado e suas implicações na prática clínica, método intuitivo, método não paramétrico, método paramétrico, níveis de decisão, níveis terapêuticos
- Variáveis que afectam um resultado: variação pré-analítica, analítica e biológica intra-individual
2- Provas de função hepática:
- Avaliação da lesão, hepatopatias agudas e crónicas, avaliação da função (testes estáticos e dinâmicos), testes de valor prognóstico, caracterização clínica dos testes de função e lesão hepática
- Causas e significado de alterações nos marcadores de função/lesão hepática em doentes assintomáticos
3- Estudo das proteínas
- Indicação e interpretação de um perfil electroforético, identificação de fracções com interesse clínico
- Proteínas de fase aguda
- Gamapatias monoclonais: diagnóstico laboratorial e monitorização
4- Síndromes coronárias agudas
- Revisão da fisiopatologia das síndromes coronárias agudas
- Classificação das síndromes coronárias agudas e evolução do diagnóstico laboratorial das síndromes coronárias agudas
- Diagnóstico laboratorial das síndromes coronárias agudas: troponina I/T, CK-MB, mioglobina
- Testes com valor prognóstico: Proteína C-reactiva, BNP/NT-pro-BNP e troponina I/T
5- Diabetes mellitus
- Revisão da fisiopatologia da diabetes mellitus
-Classificação da diabetes mellitus: tipo 1, tipo 2, diabetes gestacional, outros tipos
- Complicações micro e macrovasculares
- Diagnóstico laboratorial: glicemia aleatória, glicemia em jejum, prova de tolerância à glucose oral, hemoglobina glicada (HBA1c)
- Monitorização laboratorial: hemoglobina glicada (HBA1c), fructosamina, albuminúria e avaliação da TFG, autoanticorpos
- Complicações agudas da diabetes: cetoacidose diabética, estado hiperglicémico hiperosmolar, coma hipoglicémico, acidose láctica
6- Anemias
- Revisão da hemopoiese e do metabolismo do ferro
- Parâmetros do hemograma (constantes hematimétricas e parâmetros automáticos)
- Anemias macrocítica, normocítica e microcítica
- Contagem diferencial de leucócitos
- Leucopatias reactivas
- Trombocitopenias
7- Doença hemato-oncológica
- Decisões básicas (neoplásico vs reactivo)
- Métodos de estudo
-Neoplasias mieloides crónicas vs leucocitose e trombocitose reactivas
- Síndromes mielodisplásicas vs citopenias carenciais
- Neoplasias mieloproliferativas - Síndromes mielodisplásicas
- Neoplasias mielodisplásicas/mieloproliferativas
- Leucemias mieloides agudas
- Neoplasias de células B e T maduras
- Leucemias linfoblásticas agudas
8- Função renal
- Revisão da fisiologia do rim (nefrónio)
- Avaliação da função glomerular
- Sensibilidade diagnóstica da creatininémia
- Depuração da creatinina endógena (indicação e factores de erro)
- Cistatina C
- Taxa de filtração glomerular calculada, vantagens e limitações
- Avaliação da função tubular (equilíbrio ácido-básico/hidro-electrolítico)
- Azotémia pré e post-renal
9- Função tiroideia
- Revisão da fisiologia da função tiroideia
- Fracções livres e totais das hormonas tiroideias
- Relação TSH-T4L
- Hipertiroidismo e hipotiroidismo, hiper e hipotiroidismo sub-clínicos
- Gravidez e doença não tiroideia
- Tiroideia e auto-imunidade
- Avaliação laboratorial das síndromes clínicas mais frequentes
10-11- Trombose e Hemostase
- Amostras (tipo, processamento e transporte)
- Fisiologia da coagulação
- Factores de risco para doença hemorrágica
- Avaliação laboratorial da doença hemorrágica
- Factores de risco para trombose venosa
- Avaliação laboratorial da trombofilia
- Síndromes trombóticas microangiopáticas: púrpura trombocitopénica trombótica e síndrome hemolítica urémica
- Trombocitopenia induzida pela heparina
12- Marcadores tumorais
- Definição
- Características diagnósticas
- Utilidade clínica
- Interpretação e adequação dos pedidos
Bibliografia
Método de ensino
O ensino da Unidade Curricular de Medicina Laboratorial é semestral.
O curso decorre sob o formato de aulas teórico-práticas de acordo com o Artigo 6º do REGULAMENTO SOBRE PROCEDIMENTOS E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DO MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA, em que se apresentam e discutem casos no âmbito do diagnóstico, estudo e adequação dos respectivos pedidos à patologia em questão, bem como os princípios básicos indispensáveis à compreensão do tema da aula.
O controlo da assiduidade dos alunos é da responsabilidade do docente e assegurado pela assinatura de folhas de presença.
Método de avaliação
A avaliação final dos alunos é feita por exame escrito com a duração de 60 minutos, composto por 50 perguntas de resposta múltipla com 5 hipóteses (só uma verdadeira), a efectuar no final de cada semestre em data calendarizada pelo Concelho Pedagógico da Faculdade.
A classificação é feita de 0 a 20 valores, reprovam os alunos com avaliação inferior a 10 valores de acordo com o Regulamento sobre Avaliação da Aprendizagem dos alunos do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa (RAAAMIM).
ADMISSÃO AO EXAME FINAL:
Só são admitidos a exame final, os alunos que tenham, um mínimo de 2/3 de presenças às aulas teórico-práticas, independentemente da eventual justificação das faltas.
OS ALUNOS COM MAIS DE 1/3 DE FALTAS ÀS AULAS MINISTRADAS, NÃO SÃO ADMITIDOS A EXAME FINAL E TERÃO QUE REPETIR O SEMESTRE COM 2/3 DE PRESENÇAS.