
Medicina Evolutiva
Código
11169
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
GOTH
Créditos
3
Professor responsável
Profª Doutora Patrícia Brito
Objectivos
Esta disciplina aplica os princípios da Biologia Evolutiva aos problemas da Medicina e da Saúde pública e tem como objectivo principal perspectivar o Homem enquanto organismo vivo integrante de um contexto biológico e evolutivo. Questões como porque envelhecemos? porque evoluiu a menopausa? porque são muitas doenças dificilmente erradicadas em especial as que só ocorrem após o período reprodutivo? ou porque estão as doenças autoimunes a aumentar em prevalência? são exemplos de perguntas levantadas pela Medicina Evolutiva. Nesta disciplina os alunos serão expostos aos conceitos, modelos e metodologias da Biologia Evolutiva dando particular relevância à investigação que se faz em cada área abordada e à sua aplicabilidade aos problemas da Medicina.
Pré-requisitos
Conhecimentos básicos de Genética
Conteúdo
I. Princípios da Biologia Evolutiva
Raciocínio científico em Evolução
Mutação, deriva genética e seleção natural
História demográfica do Homem
Evolução do sexo e limites da seleção natural
Filogenia, principais conceitos e aplicações à medicina
II. Aplicações à Medicina
Adaptação no Homem. Incompatibilidades com o ambiente moderno e evolução de mecanismos de defesa
Evolução das resistências aos antibióticos
Evolução no sistema imunitário
Evolução no sistema reprodutor
Evolução e cancro
Teorias evolutivas sobre o envelhecimento e a longevidade
Bibliografia
Livros
· Nesse RM, Williams GC. 1994. Why We Get Sick. The New Science of Darwinian Medicine. New York: Vintage books. A Division of Random House, Inc.
· Stearns SC, Koella JC eds. 2007. Evolution in Health and Disease. 2nd ed. Oxford, UK: Oxford University Press
· Trevathan WR, Smith EO, McKenna J eds. 2007. Evolutionary Medicine and Health: New Perspectives. 2nd ed. Oxford, UK: Oxford University Press
· Gluckman P, Beedle A, Hanson M. 2009. Principles of Evolutionary Medicine. Oxford, UK: Oxford University Press
Artigos científicos
· Alcock J, Schwartz MD. 2011. A clinical perspective in evolutionary medicine: what we wish we had learned in medical school. Evo Edu Outreach:16.
· Gluckman PD, Low FM, Buklijas T, Hanson MA, Beedle AS. 2011. How evolutionary principles improve the understanding of human health and disease. Evolutionary Applications 4:249263.
· Nesse RM, Bergstrom CT, Ellison PT, et al. 2010. Making evolutionary biology a basic science for medicine. Proc Natl Acad Sci USA 107:18001807.
· Stearns SC. 2012. Evolutionary medicine: its scope, interest and potential. Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences.
· Williams GC, Nesse RM. 1991. The dawn of Darwinian medicine. Q Rev Biol 66:122.
Revista online sobre Medicina Evolutiva
http://evmedreview.com/
Adicionalmente serão facultados aos alunos outros artigos científicos relacionados com os temas específicos de cada aula.
Método de ensino
Discussão de temas após breve exposição teórica onde se apresentará os princípios básicos da teoria evolutiva mas onde será também promovida a integração desses conhecimentos na discussão de problemas médicos. Dar-se-á bastante relevância à investigação na área da Medicina Evolutiva e haverá tempo dedicado à apresentação e discussão de artigos científicos. Serão ainda planeadas algumas palestras a serem proferidas por professores convidados
Método de avaliação
Avaliação contínua com exame final. A avaliação contínua conta com a execução de um trabalho de grupo a apresentar na aula, apresentação e discussão de artigos científicos assim como preparação para as aulas, assiduidade e participação nas aulas. A componente de avaliação contínua corresponderá a 30% da nota final e o exame final aos restantes 70%. Só poderão apresentar-se a exame os alunos que tenham obtido pelo menos 10 valores na componente de avaliação contínua e tenham uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. O exame final constará de perguntas de resposta curta para responder em espaço limitado sendo possível a inclusão de um pequeno grupo de perguntas de resposta múltipla. É condição necessária para aprovação na disciplina a obtenção de uma nota mínima de 10 valores no exame final.