
Língua Gestual
Código
11170
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3
Professor responsável
Profª Doutora Ana Mineiro
Objectivos
O objetivo geral desta UC é o de criar interesse na comunidade médica para os vários aspectos que envolvem a surdez e a comunidade surda em Portugal e no mundo. Iremos estudar os aspectos neurobiológicos do cérebro surdo, assim como os culturais e linguísticos.
No que respeita a Língua Gestual Portuguesa será pedido que os alunos dominem o vocabulário básico e uma comunicação básica na área da saúde.
Pré-requisitos
Conteúdo
Conteúdos
Módulo 1
1. Perspetivas da surdez
2. O Cérebro surdo
3.1. Processamento linguistico e cognitive
3.2. Aquisição da Linguagem e surdez
3.3. surdez e Literacia
4. Cultura Surda
Módulo 2
1. Surdez e Educação
2. Breve história da Educação de surdos em Portugal e no mundo
3. História da Língua Gestual
Módulo 3
1. Investigação em surdez e Línguas Gestuais
2. Estudos neurolinguísticos e psicolinguísticos
3. Estudos para a educação dos surdos
Módulo 4
1. Aspetos linguísticos da LGP
2. Fonologia, morfologia, sintaxe, semantic, pragmatic e léxico
Módulo 5
Prática de LGP ao longo das aulas
Bibliografia
Livros
(2011) Mariana Martins, José Pedro Ferreira & Ana Mineiro, Os Dicionários e os Avatares Gestuais O que são, como se fazem e para que servem- Universidade Católica Editora, Colecção PRO_LGP: Lisboa (ISBN: 978-972-54-0350-1).
(2010) Ana Mineiro & Dora Colaço Introdução à Fonética e à Fonologia nas línguas gestuais e nas línguas orais, Universidade Católica Editora, Colecção PRO_LGP: Lisboa (ISBN: 978-972-54-0264-1).
Capítulos:
(2014) Ana Mineiro, Maria Vânia Nunes, Sónia Silva, Mara Moita e Alexandre Castro Caldas Bilingualism in deaf people: a neurolinguistic approach In (Eds.) Gladys Tang, Harry Knoors & Marc Marschark, Studies on Bilingualism, Oxford University Press.
(2014) Antonio Benitez Burraco, Ana Mineiro & Alexandre Castro Caldas. The emergence of modern communication in primates: a computational approach. In (Eds.) Olga Pombo & Nathalie Gonthier, The Evolution of Social Communication in Primates: a multidisciplinary approach, Series Interdisciplinary Evolution Research, Springer.
Artigos:
(2011) Moita, Mara; Carmo, Patrícia; Carmo, Helena; Ferreira, José P; Mineiro, Ana Estudos preliminares para a modelização de um AVATAR para a LGP: os descritores fonológicos, In: Cadernos de Saúde, Vol. 4 (2), Lisboa: 31-41 .
(2011) Amílcar Morais, João Champallimaud Jardim, Ana Silva & Ana Mineiro Para além das mãos: elementos para o estudo da expressão facial em Língua Gestual Portuguesa (LGP) In: Cadernos de Saúde, Vol. 4 (1), Lisboa: 135-142.
(2009) Ana Mineiro, Liliana Duarte, Joana Pereira e Isabel Morais, Adding other pieces to the Portuguese Sign Language Lexicon Puzzle In: Cadernos de Saúde, Número Especial Línguas Gestuais, Lisboa: 83-98.
(2009) Maria Vânia Nunes, Paulo Carvalho, Ana Mineiro e Alexandre Castro Caldas, Cognitive Studies on Portuguese Sign Language: a work in progresso In: Cadernos de Saúde, Número Especial Línguas Gestuais, Lisboa: 99-104.
(2008) Ana Mineiro, Alexandre Castro-Caldas, Gabriela Leal e Inês Rodrigues Revisitando as afasias na PALPA-P In: Cadernos de Saúde Vol 1 (2),Lisboa: 135-142.
(2007) Ana Mineiro, Liliana Paiva Duarte, Paulo Vaz de Carvalho, Carles Tebé e Margarita Correia Aspectos da Polissemia nominal em Língua Gestual Portuguesa In: Polissema, Vol 8, porto: 37-56.
(2007) Liliana Duarte & Ana Mineiro Terminologia em Língua Gestual Portuguesa: Uma necessidade para a tradução? Processos de formação de Gestos em Ciências Naturais in: Encontro Comemorativo dos 50 anos do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL), Lisboa, http://www.clul.ul.pt/artigos.php.
(under revision) Maria Vânia Nunes, Nadia Canário, Miguel Castelo Branco, Ana Mineiro, Sara Carvalho, Gil Costa & Alexandre Castro Caldas, Visual Word Form and Deaf For: Cerebral Cortéx.
Corina, D. P., Poizner, H., & Bellugi, U., Feinberg, T., Dowd, D. & OGraby-Batch, L. (1992). Dissociation between linguistic and nonlinguistic gestural systems: A case for compositionality. Brain and Language, 43, 414447. Retrieved from http://lcn.salk.edu/publications/1992/Corina%20-%20Dissociation%20Between%20linguistic%20and%20nonlinguistic%201992.pdf
Corina, D. P., Vaid, J., & Bellugi, U. (1992). The linguistic basis of left hemisphere specialization. Science, 255(5049), 12581260. doi: 10.1126/science.1546327
Corina, D. P. (1998). Aphasia in users of signed languages. In P. Coppens, Y. Lebrun, & A. Basso (Eds.), Aphasia in Atypical Populations (pp. 261-310). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.
Corina, D. P., Bellugi, U., & Reilly, K. (1999). Neuropsychological studies of linguistic and affective facial expressions in deaf signers. Language and Speech, 2(2-3), 307-31. doi: 10.1177/00238309990420020801
Corina, D. P., San Jose, L., Ackerman, D., Guillemin, A., & Braun, A. (2000). A comparison of neural systems underlying human action and American Sign Language processing. Journal of Cognitive Neuroscience, supplement, 414-447.
Crinion, J., Turner, R., Grogan, A. Hanakawa, T., Noppeney, U., Devlin, J. T., ... Price, C. J. (2006). Language Control in the Bilingual Brain. Science, 312(5779), 1537-1540. doi: 10.1126/science.1127761
Emmorey, K. (2002). Language, cognition, and the brain: Insights from sign language research. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum and Associates.
Emmorey, K., McCullough, S., Petrich, J., & Weisberg, J. (2011, April). Mapping word reading circuitry for skilled deaf readers. Poster presented at Cognitive Neuroscience Society meeting. San Francisco, CA.
Hermans, D., Knoors, H., Ormel, E., & Verhoeven, L. (2008). Reading vocabulary learning in deaf children in bilingual education programs. Journal of Deaf Studies and Deaf Education, 13(2), 155174. doi: 10.1093/deafed/enm057
Marschark, M., & Harris, M. (1996). Success and failure in learning to read: The special (?) case of deaf children. In C. Cornoldi & J. Oakhill (Eds.), Reading comprehension difficulties: Processes and intervention (279300). Hillsdale, NJ: Erlbaum.
Mayer, C., & Akamatsu, C. T. (2011). Billingualism and literacy. In M. Marschark & P. E. Spencer (Eds.) The oxford handbook of deaf studies, language, and education (Vol.1) (pp. 144-155). New York: Oxford University Press, Inc.
Newman, A., J., Bavelier, D., Corina, D., Jezzard, P., & Neville, H. J. (2001). A critical period for right hemisphere recruitment in American Sign Language processing. Nature Neuroscience, 5(1), 76-80. doi:10.1038/nn775
Nielsen, D.C., & Luetke-Stahlman, B. (2002). Phonological awareness: One key to the reading proficiency of deaf children. American Annals of the Deaf, 14(3), 11-19. doi: 10.1353/aad.2012.0213
Okada, K., & Hickok, G. (2006). Left auditory cortex participates both in speech perception and speech production: neural overlap revealed by fMRI. Brain and Language, 98(1), 112-117. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.bandl.2006.04.006
Padden, C., & Ramsey, C. (2000). American Sign Language and reading ability in deaf children. In C. Chamberlain , J. Morford & J. Mayberry (Eds.), Language acquisition by eye (pp. 165-189). Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum & Associates.
Método de ensino
Aulas teóricas e práticas (TP), alternadamente. Caso necessário os alunos poderão ter orientações tutoriais (OT).
Método de avaliação
1- Avaliação contínua e teste final (100 %). Os alunos poderão optar por fazer um exame final em data posterior à conclusão da UC e no período de exames.
2- Os alunos poderão consultar as suas avaliações on-line.
3- Os alunos poderão consultar as provas realizadas.