
Psicologia Médica e Medicina Comportamental
Código
11184
Unidade Orgânica
Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Manuel Gonçalves Pereira
Objectivos
A Unidade Curricular (UC) pretende introduzir o estudante aos conhecimentos sobre o comportamento humano considerados pertinentes para a prática da Medicina (vertente clínica ou da saúde pública), com ênfase nos aspectos psicológicos da saúde e da doença. Visa desenvolver, a um nível geral: a compreensão da pessoa em situação, na saúde e na doença; atitudes de relação psicoterapêutica em Medicina e competências técnicas básicas de entrevista clínica e comunicação em contextos de saúde.
Retomam-se temas de UC anteriores (Introdução à Medicina, Introdução à Prática Clínica, Introdução às Neurociências, Famílias-Saúde e Doença), com enfoque nos aspectos psicológicos e comportamentais e numa perspectiva de ligação às UCs clínicas de Psiquiatria e Saúde Mental.
Mediante actividades pedagógicas programadas, a UC visa potenciar competências transversais necessárias ao futuro médico (autonomia, capacidade de trabalho em grupo, de pesquisa e de comunicação de resultados).
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Introdução Contribuições da Psicologia e Ciências do Comportamento para a prática médica.
Interacções entre o biológico, o psicológico e o social. Psicologia, psicopatologia, psiquiatria e saúde mental. Conceito de saúde mental positiva.
2. Modelos do funcionamento psicológico. Bases biológicas, psicológicas e sociais do comportamento.
Modelo biológico. Modelo psicodinâmico. Modelo cognitivo-comportamental. Modelo sistémico. Modelo bio-psico-social.
3. Funções psíquicas e comportamentos
Vida afectiva e emoções. Sono, comportamento alimentar, sexualidade. Aplicação a contextos clínicos de conhecimentos sobre consciência, atenção, memória, linguagem, pensamento e inteligência. Aplicação das noções teóricas sobre aprendizagem e motivação a contextos clínicos e de saúde pública.
4. Personalidade
Conceito, bases biopsicossociais e modelos do desenvolvimento da personalidade. Recursos adaptativos (e.g. resiliência). Avaliação (na clínica e na investigação).
5. Desenvolvimento humano e ciclo vital
Aspectos teóricos relevantes (e.g. teoria das relações de objecto; o ciclo vital para Erikson conceito de crise; aprendizagem social - Bandura).
Infância, adolescência, idade adulta e envelhecimento. Morte e luto em Medicina
6. Comportamentos, saúde e doença
Stress e coping (modelo de Lazarus & Folkman). Reacções psicológicas ao adoecer. Adaptação à doença e à incapacidade. Reacções psicológicas à hospitalização, cuidados intensivos, cirurgia. A doença terminal.
Importância das variáveis psicossociais na etiopatogenia das doenças (exemplo das doenças cardiovasculares/comportamentos tipo A). Aspectos psicológicos de diversas doenças. Interacções corpo-mente (exemplo da dôr crónica).
7. Aspectos avançados de comunicação em saúde e relação médico-doente
Relação médico-doente: tipos e dinâmica (transferência, contra-transferência). Efeito placebo, iatrogenia, adesão aos tratamentos.
Manejo de situações específicas (e.g. dar más notícias).
8. Saúde e doença na matriz familiar
Modelo sistémico e avaliação familiar, na investigação e na clínica. Doenças agudas e crónicas nas famílias. Impacto da doença na família e factores familiares com influência no curso das doenças. Formulação familiar de um problema clínico.
9. Saúde e doença na matriz laboral e na matriz sociocultural
Saúde e trabalho. Relações interpessoais nas organizações. Determinantes profissionais da saúde mental. Stress ocupacional e burnout. Reacção ao desemprego, à incapacidade para o trabalho e à reforma. Saúde no homem e na mulher. Aspectos socioculturais da saúde e da doença.
Bibliografia
§ S. Ayers, R. de Visser: Psychology for Medicine. Sage, 2011. ISBN: 9781412946919
§ B. Alder, M. Porter, C. Abraham, E. Van Teijlingen, M. Porter: Psychology and Sociology applied to Medicine. An Illustrated Colour Text. 3rd edition. Churchill Livingstone, Elsevier, 2009.
§ D. Wedding, M.L. Stuber: Behavior & Medicine. 5th Edition. Hogrefe Publishing, 2010. ISBN 978-0-88937-375-4
§ B. Fadem: Behavioral Science in Medicine. Baltimore, Lippincott Williams & Wilkins, 2004.
Método de ensino
As aulas teóricas são essencialmente expositivas, recorrendo a exemplos ilustrativos. O seu seguimento é fundamental para o trabalho nas aulas teórico-práticas e práticas, bem como para orientação do estudo.
As aulas teórico-práticas são conduzidas, em parceria, por docentes com especializações diferentes, integrando perspectivas diferentes na aplicação dos conteúdos teóricos à discussão participada de casos.
As aulas práticas envolvem: 1) a discussão em pequenos grupos dos conteúdos teóricos das semanas anteriores, com trabalho sobre artigos/situações/vinhetas clínicas; 2) discussão de vídeos; 3) treino em aspectos de comunicação médica relacionados com os temas da UC, envolvendo simulação e feedback.
Método de avaliação
A avaliação consta de um momento final (exame), ao qual apenas se poderão apresentar os alunos que preencham os requisitos de assiduidade (2/3 de presenças nas aulas teórico-práticas e 2/3 de presenças nas aulas práticas). Esta avaliação compreende um exame escrito (obrigatório) e um exame oral (facultativo). Qualquer aluno com nota igual ou superior a dez valores no exame escrito se pode propor a exame oral, devendo inscrever-se no secretariado da UC até 30 minutos antes do início dos exames orais. A nota final da UC corresponde:
· à nota do exame escrito (no caso de o aluno não se propor a exame oral)
· à nota do exame oral (no caso de o aluno se propor a exame oral e reprovar nesse exame, i.e. ter uma nota inferior a 10 valores)
· à média aritmética das notas do exame escrito e do exame oral (nos restantes casos).
Os alunos que não preencham os requisitos de assiduidade nas aulas teórico-práticas mas que estejam legalmente estejam isentos de um número mínimo de presenças, poderão apresentar-se a exame escrito; nesse caso, deverão sempre fazer (também) o exame oral. Não existe regime supletivo para as aulas práticas.
O exame escrito engloba o desenvolvimento de um tema, perguntas de resposta mais breve e perguntas de escolha múltipla.
O exame oral inclui a discussão de questões relacionadas com a prova escrita e perguntas sobre outros temas da matéria.
Na segunda época, o método de avaliação é igual. O mesmo se aplica às provas para melhoria de classificação.
Procedimentos para consulta de prova: os alunos que desejarem consultar o seu exame escrito deverão dirigir um requerimento escrito informal ao Regente da UC; a consulta decorrerá conforme o número de requerimentos.