Faculdade de Ciências Médicas

Ginecologia e Obstetrícia

Código

11185

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MMIA

Créditos

8

Professor responsável

Profª Doutora Fátima Serrano

Objectivos

A Obstetrícia e Ginecologia deverá  ser entendida como a medicina da mulher. Assim, os objetivos principais desta UC são:

·       A aquisição de atitudes e práticas que visem a promoção da saúde e a prevenção da doença, tendo em conta as especificidades e características socioculturais de cada mulher.

·       A aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre os aspectos fundamentais das  patologias obstétricas e  das patologias ginecológicas mais frequentes antes, durante e após o  ciclo reprodutivo feminino. 

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Matéria de estudo e leitura / temas:

Ciclo Menstrual; Concepção e implantação. Adaptação fisiológica à gravidez; Aconselhamento pré-concecional; História obstétrica e ginecológica; Avaliação de risco na gravidez;  Nutrição e gravidez; Gravidez normal; Exame objetivo da grávida; Exames complementares de diagnóstico (MCD) e sua interpretação em obstetrícia e ginecologia; Rastreio e diagnóstico prénatal; Gravidez múltipla; Hiperemese gravídica; Aborto; Gravidez ectópica; Doença trofoblástica; Hemorragias da segunda metade da gravidez; Isoimunização RhD; Parto pretermo; Rotura Prematura Prétermo de Membranas; Infecções e gravidez (Toxoplasmose; CMV, HIV; hepatites, Streptococus B hemolítico; Infeções Urinárias). Doença hipertensiva e gravidez; Diabetes gestacional e prévia à gestação; Anomalias do crescimento fetal; Anemia materna; Patologia da tiróide  e gravidez; Doenças cirúrgicas e gravidez; Trabalho de parto normal;  Indução e condução do trabalho de parto; Monitorização fetal intra parto; Apresentações anómalas; Indentificação de distócia; Parto distócico; Puerpério normal. Amamentação; Contraceção no puerpério; Hemorragia pós parto; Tromboembolismo venoso; Interrupção voluntária de gravidez; Sexualidade feminina; Controlo da fertilidade; Métodos contracetivos. Contraceção de emergência; Vulvovaginites; Infeções Sexualmente Transmissíveis; Doença Inflamatória Pélvica;  Dor pélvica; Endometriose; Amenorreias; Hemorragias uterinas anormais; Prolapso dos Órgãos Pélvicos; Incontinência urinária; Epidemiologia, rastreio, diagnóstico e abordagem terapêutica dos Cancros Ginecológicos (Colo do útero, Endométrio e Ovário); Cancro da Mama (Rastreio,  diagnóstico e conduta); Climatério e a 6ª década de vida; Infertilidade (Causas; Abordagem do casal; Interpretação dos MCD mais frequentes; Aspectos terapêuticos, éticos e sociais)

 

Aulas Teóricas:

Fisiologia do Ciclo Menstrual  e da Unidade feto-placentar

Profª Fatima Serrano 

Crescimento fetal.  Adaptação fisiológica à gravidez.

Drª Ana Teresa Martins 

Aconselhamento préconcepcional. Vigilância da gravidez normal. Gravidez múltipla 

Drª Teresinha Simões

Hemorragias I metade da gravidez. Rastreio e diagnóstico prénatal.

Drª Alexandra Queirós 

Parto pré termo. Rotura Prematura Pré termo de membranas

Drª Fátima Palma 

Infecções e Gravidez.  Hemorragias II metade da Gravidez

Profª Fatima Serrano 

Doença hipertensiva, Doença renal e cardíaca e gravidez

Profª Ana Campos 

Diabetes, Anemias, Doença Tiróideia e gravidez

Profª Teresa Ventura 

Saúde Sexual e reprodutiva. Planeamento Familiar

Drª Ana  Machado 

Alterações do ciclo menstrual e Hemorragias uterinas 

Drª Lurdes Cerqueira Silva

Dor e infecção em Ginecologia

Drª Paula Tadeu Alves

Subfertilidade e Endometriose 

Drª Graça Pinto

Anomalias do Pavimento Pélvico e Uroginecologia

Drª Sara Valadares

Cancro Ginecológico e Mamário             

Drª Fazila Mohamed 

Climatério e  6ª década de vida

Drª Ana Fatela 

Aulas Teórico-Práticas

·         História Clínica

·         Aulas de Simulação: Exame objetivo em Obstetrícia e Ginecologia

·         Casos Clinicos

 

Temas de  Workshops

 

·         Patologia benigna da mama

·         Torção de quisto do ovário

·         Endometriose  (clinica e diagnóstico)

·         Infeções  sexualmente transmissíveis

·         Amamentação e contraceção no puerpério

·         Tromboembolismo venoso e gravidez

·         Preeclampsia-eclampsia

·         Hemorragia Pós Parto

·         Isoimunização Rh

·         Restrição de Crescimento Fetal

 

Bibliografia

“Obstetrics and Gynecology” - 7ª ed,  2014. Lippincott Williams & Wilkins (ACOG). ISBN 978-1-4511-4431-4

 “Current Obstetric & Gynecologic Diagnosis &Treatment“-11ª ed, 2012. Alan DeCherney, Lauren Nathan. McGraw Hill. 978 007 143 900 8

“Medicina Materno-Fetal” – 4ª ed,  2010 – Luís Mendes da Graça.Lidel – Edições Técnicas, Lda. ISBN 978 972 757 654 8

“Saúde Reprodutiva / Infertilidade” (Orientações/DGS) – www.dgs.pt)

“Saúde Reprodutiva /Planeamento Familiar” (Orientações/DGS) – www.dgs.pt

“Protocolos de Actuação em Obstetrícia e Ginecologia” – 2ª edição, 2011. Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Lidel – Edições Técnicas, Lda.

“Consenso sobre Contraceção”- 2011.Sociedade Portuguesa de Contraceção.  www.spdc.pt

 

Método de ensino

A UC envolve o ensino ministrado nas aulas teóricas,  teórico-práticas  (casos clínicos, resolução de problemas e técnicas de simulação), workshops e uma componente essencialmente prática.

 

·  Aulas teóricas: 2  sessões 60 min; terão lugar na FCML (3as feiras das 15 – 17 h) 

O programa final das aulas teóricas repete-se de forma idêntica nos dois semestres. As aulas são expositivas sobre um tema, envolvendo a discussão participada dos alunos, com debate e esclarecimento de dúvidas. A frequência das aulas teóricas, embora não obrigatória, é altamente recomendada atendendo a que parte importante da avaliação se reporta às mesmas.

·  Aulas teórico-práticas: 2h – 2h 30 min de duração,  terão lugar no CHLC, CHLO e Skill-Lab da FCML

Aprendizagem da elaboração de uma história clínica (anamnese e exame objetivo), assim como simulação de procedimentos básicos em obstetrícia e ginecologia, com o apoio de modelo anatómico. Apresentação e discussão de casos clínicos procurando a integração de conhecimentos.

·   Workshops:  2h – 2h 30 min de duração,  terão lugar no CHLC e CHLO

Terão a participação dos alunos com apresentação e discussão de temas selecionados entre os de uma lista previamente fornecida. Constam de palestras de 20 minutos sobre temas de obstetrícia e ginecologia. Os alunos deverão organizar-se em grupos de 3 a 4 elementos para apresentação do tema escolhido. Todos os alunos devem estar presentes, intervir na discussão, colocar dúvidas e fazer comentários. A orientação e avaliação dos Workshops contará com a presença de pelo menos dois docentes.  O objetivo é estimular a pesquisa científica, a capacidade de análise, síntese e comunicação.

As aulas teórico-práticas e os Workshops são de frequência obrigatória.

·  Componente prática  

Pretende-se que os alunos se integrem na prática clínica hospitalar, acompanhando os respetivos assistentes na sua atividade diária,  observando e realizando procedimentos fundamentais para o seu exercício profissional futuro. Cada aluno frequentará igualmente o serviço de Urgência. A eventual separação das duas vertentes Ginecologia e Obstetrícia em algumas instituições onde se realiza o estágio, prende-se com motivos organizacionais das mesmas. Assim os alunos poderão ter dois assistentes que lhes serão atribuídos no primeiro dia do estágio. Por indicação do Assistente os alunos podem excepcionalmente estar agregados a um interno do Internato Complementar.

A relação  prevista docente/aluno é de 1/3.

 

Método de avaliação

A avaliação será feita de acordo com o regulamento em vigor para o mestrado integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.

Classificação final da disciplina:  Avaliação prática (60%) + Avaliação teórica (40%)

Avaliação prática = 60%

A avaliação prática, contínua, ficará a cargo do respetivo assistente  e terá em conta aspetos como: assiduidade, pontualidade, participação, capacidade de raciocínio clínico, capacidade de desempenho e nível de conhecimentos teóricos). Será  complementada com a apresentação de trabalho em Workshop, discussão da história clínica e LogBook.

Parâmetros de avaliação

Pontuação

Presença no serviço (participação, assiduidade, pontualidade)

5

História clinica e avaliação do LogBook

5

Workshop

10

 

Só pode ser admitido a exame de avaliação final  (teórica), o aluno que tenha assistido a pelo menos 2/3 das aulas práticas. Os alunos que, por razões excepcionais, não tenham conseguido cumprir tempos de prática clínica adequados a uma aquisição de conhecimentos considerada aceitável pelo assistente, de modo a poder classificá-lo, poderão repetir o estágio em tempo de férias se para isso houver Assistente disponível que concorde em aceitar o aluno. Nestes casos, o exame escrito (avaliação teórica) terá que ser realizado em época a acordar com o regente. 

Avaliação teórica (final do semestre) = 40%

Teste de escolha múltipla com 25 questões e duração de 30 minutos. Os alunos que desejem consultar o teste que realizaram,  deverão manifestar essa intenção na coordenação do secretariado da UC nas 24 horas posteriores à afixação dos resultados, para que seja marcada uma data nesse sentido.

Os exames teóricos realizam-se nas datas referidas no calendário de exames aprovado em Conselho Pedagógico. A  avaliação teórica da UC na 2ª época e na época especial poderá ser realizada por exame oral, ou eventualmente escrito em função do número de candidatos.

Um aluno que tenha cumprido o estágio prático com aproveitamento e que não tenha conseguido fazer exame escrito no mesmo ano lectivo, poderá beneficiar dessa classificação no ano lectivo seguinte e apenas nesse, caso se proponha fazer exame escrito e não possa repetir o estágio. 

Prova oral: obrigatória para os alunos que obtiverem menos de 9,5 valores no teste escrito. A classificação obtida na prova oral englobará a avaliação teórica, fazendo média com a do teste, a qual terá a valoração de 40%.

 

Cursos