Faculdade de Ciências Médicas

O Doente com Infeção

Código

11187

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MC

Créditos

4

Professor responsável

Prof. Doutor Pedro Póvoa

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta UC tem como objectivo geral a formação na área da infecção e da sepsis. Serão abordados temas transversais a diferentes UC e a diferentes áreas da Medicina Clínica, como a Medicina Interna, Cirurgia Geral, Patologia Clínica, Microbiologia, Farmacologia, Radiologia, Epidemiologia e Saúde Pública, Investigação Clínica entre outras, uma vez que qualquer indivíduo, saudável ou com doença crónica ou aguda, independentemente do seu grupo etário, pode adquirir uma infecção, quer na comunidade quer no hospital, e evoluir para sepsis grave e/ou choque séptico.

 

Estudos epidemiológicos de grande escala estimam que a incidência da sepsis tem aumentado cerca de 9% ao ano (Angus et al. Crit Care Med 2001;29:1303; Martin et al. N Engl J Med

 

 

 

2003;348:1546; Vincent et al. JAMA 2009;302:2323). A incidência também aumenta com os escalões etários passando de 0,2 casos/1000 crianças dos 5 aos 14 anos, para 26,2 casos/1000 adultos com idade ³ 85 anos (Angus et al. Crit Care Med 2001;29:1303). A sepsis grave é actualmente considerada a causa de morte mais frequente nas UCIs não coronárias, sendo nos EUA a 10ª causa de morte (Angus et al. Crit Care Med 2001;29:1303). A incidência da sepsis grave ultrapassou a incidência da insuficiência cardíaca e actualmente apresenta uma mortalidade superior à do enfarte agudo do miocárdio. Se a estes factos acrescentarmos a duplicação dos custos associados aos doentes sépticos, comparativamente aos doentes não sépticos, significa que estamos perante um grave problema de saúde pública.

 

Contudo, estudos recentes mostram que o envolvimento multidisciplinar bem como a abordagem precoce e estruturada da sepsis grave levam à diminuição das suas morbilidade e mortalidade (Crit Care Resusc 2007;9:8; Cardoso et al. Crit Care 2010;14:R83; Levy et al. Intensive Care Med 2010;36:222). Com esta UC pretende-se que os alunos aprendam o conceito de sepsis, sepsis grave e choque séptico e reconheçam a importância da sua detecção precoce e abordagem inicial, com frequência multidisciplinar.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Nº aula/semana

 

Teórico-prática -Título

1

Disfunção cardio circulatória;

Como abordo um doente em choque séptico?

2

Disfunção respiratória;

Como abordo um doente em insuficiência respiratória aguda?

3

Disfunção renal;

Como abordo um doente em insuficiência renal aguda?

4

Disfunção hematológica e gastrointestinal;

Como abordo um doente em coagulopatia /insuficiência hepática?

5

 

Regras gerais de antibioterapia; PK/PD

O que fazer para tratar uma infecção?

Biomarcadores no diagnóstico e monitorização da infecção

6

Pneumonia adquirida na comunidade

7

Pneumonia adquirida na hospital

8

Peritonite secundária

9

Infecções do trato urinário/Urosepsis

10

Meningite

11

Endocardite + infecção do cateter venoso central e prótese

12

Infecções da Pele e Tecidos Moles

13

Diarreia infecciosa

14

Doente neutropénico e infecção por fungos

15

Revisões/tema a designar

Bibliografia

a.      The ICU Book. Paul Marino. 3rd Edition. Lippincott Williams & Wilkins, 2007

b.      Surgical Intensive Care Medicine. John M. O’Donnell and Flávio E. Nácul. 2nd edition. Springer. 2010

c.       Manual do Curso de Evidência Na Emergência. António Carneiro. 4ª Edição. Reanima, 2011

d.      Manual do Curso de Sepsis e Infecção Grave para Médicos. António Carneiro. 1ª Edição. Reanima, 2011

 

Método de ensino

Tempo de trabalho (horas) – total 110 h; contacto 30 h

              A UC decorre nos dois semestres com metade dos alunos em cada semestre.

 

Em cada semestre, isto é, nas 15 semanas lectivas, é leccionada uma aula teórico-prática (duração de 2 horas) por semana. As aulas teórico-práticas seguem a metodologia de Problem Solving Learning e serão leccionadas com o auxílio de meios audiovisuais. Os alunos sabem previamente qual a situação ou caso clínico que vai ser abordado tendo de fazer uma preparação prévia de cada tema. O caso clínico será lido e apresentado pelos próprios alunos, e ao longo da evolução do caso o Assistente interactua com os alunos colocando questões e servindo de moderador de discussão clínica entre os alunos, tendo como papel estimular a discussão e o raciocínio clínico. Em cada etapa do caso clínico serão discutidas as hipóteses diagnósticas mais prováveis, propostas de exames complementares de diagnóstico, solicitação de consultadoria de outras especialidades médicas/cirúrgicas, plano terapêutico, o que é expectável em termos de evolução clínica, complicações mais frequentes e prognóstico. Pretende-se que haja o máximo de interacção, com o intuito do aluno ser confrontado com a necessidade de tomar múltiplas decisões clínicas. Durante a discussão do caso clínico são introduzidos conteúdos leccionados em aulas anteriores de modo a enriquecer a discussão e aumentar a complexidade da situação. 

 

As aulas teórico-práticas são de presença obrigatória. Os alunos que faltem a mais de 1/3 do número de aulas leccionadas, estarão automaticamente reprovados à disciplina.

A avaliação do curso é efectuada mediante uma prova de avaliação final escrita.  

 

Método de avaliação

No final da UC – Doente com Infecção, será realizada uma prova escrita constituída por um teste com 2 casos clínicos (long cases) e 40 perguntas de escolha múltipla, com 5 alíneas cada. Os casos clínicos são elaborados para que o aluno tenha de colocar as hipóteses diagnósticas mais prováveis, sugerir os exames complementares determinantes para cada hipótese diagnóstica, bem como qual a terapêutica antibiótica empírica que considera mais indicada, tendo cada caso clínico uma cotação de 5 valores. Em cada pergunta de escolha múltipla há apenas uma alínea correcta (verdadeira ou falsa), tendo cada uma a cotação de 0,25 valores. A prova escrita tem a duração de 90 minutos, sendo apenas corrigidas as questões assinaladas numa grelha de respostas e assinaladas a esferográfica. As respostas erradas são cotadas com zero; isto é, não descontam na classificação.

 

Desta prova constam perguntas de toda a matéria leccionada no curso teórico-prática.

 

Os alunos apenas terão aprovação à disciplina se obtiverem a classificação final de 9,5 valores.

 

As provas poderão ser consultadas pelos alunos interessados, mediante inscrição prévia no secretariado, na manhã seguinte à afixação das notas.

 

Cursos