Faculdade de Ciências Médicas

Introdução à Pediatria e Saúde na Adolescência

Código

11189

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MMIA

Créditos

8

Professor responsável

Prof. Doutor Luís Pereira da Silva

Objectivos

A UC constitui-se como a introdução à Pediatria e conhecimento da criança normal desde o período pré-concepcional ao final da adolescência. Tem como referência o enunciado da Convenção sobre os Direitos da Criança, ratificada pelo Estado Português “todo o ser humano menor de 18 anos está incluído num grupo prioritário que justifica o maior empenhamento e disponibilidade por parte dos profissionais e especial atenção dos gestores dos serviços de saúde”. Além disso, a matéria desta UC inclui a embriologia humana.

Os objectivos gerais desta UC abrangem vários aspectos da criança saudável: 

Conhecimento:

-          Embriologia

-          Cuidados pré-natais

-          Abordagem do recém-nascido normal

-          Abordagem criança e adolescente saudável em cuidados primários e a nível hospitalar, com ênfase para o desenvolvimento psicomotor, nutrição, crescimento e imunizações

-          Aspetos preventivos e sociais na criança e adolescente

-          Introdução a áreas transversais do conhecimento e matérias que acompanharão o futuro clínico

Desempenhos:

-          Aplicação dos conhecimentos teóricos à prática clínica

Atitudes:

-          Adequado relacionamento com a criança e adolescente, pais e acompanhantes. Estímulo à integridade intelectual, à pontualidade e ao rigor científico. Estímulo ao trabalho em equipa com todos os profissionais de saúde.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

A matéria de estudo e leitura obrigatória está incluída no Tratado de Clínica Pediátrica de João M. Videira Amaral, ed. 2013, no Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil da Direcção Geral de Saúde, ed. 2013 e no conteúdo das aulas teóricas lecionadas e em Carlson B.M. Human Embryology and Developmental Biology, 5th ed. Philadelphia, Elsevier, 2013.

Temas: Embriologia. Conceitos sobre a Criança em Portugal e no mundo. Nutrição. Prevenção da obesidade. Crescimento. Desenvolvimento psicomotor. Imunizações. Pediatria preventiva e social. Particularidades da medicina perinatal. Medicina do adolescente.

 

Bibliografia

Obrigatória

-          Videira Amaral JM, ed. Tratado de Clínica Pediátrica. Lisboa, 2013, capítulos: 1. Criança em Portugal e no mundo; demografia e saúde, 2. Os superiores interesses da criança; 7. Aspetos metodológicos da abordagem de casos clínicos; 19. Crescimento; 21. Desenvolvimento; 22. Desenvolvimento e Intervenção; 43. Adolescência, crescimento e desenvolvimento; 44. Adolescência e comportamento: abordagem clínica; 51. Nutrientes; 52 Alimentação com leite materno; 53. Leites e fórmulas infantis; 54. Probióticos, prebióticos e simbióticos; 55. Alimentação diversificada no primeiro ano de vida; 56. Alimentação após o primeiro ano de vida incluindo as idades pré-escolar, escolar e adolescência; 324. Aspetos da medicina perinatal; 325. Introdução à Neonatologia; 326. Adaptação fetal à vida extrauterina; 327. Exame clínico do recém-nascido; 328. Cuidados ao recém-nascido aparentemente saudável; 358. Icterícia neonatal.

-          Kliegman RM et al, eds. Nelson Textbook of Pediatrics, 19th Ed., 2011, Part II Growth, development, and behavior, capítulos: 6.Overview and assessment of variability, 7. The newborn, 8. The first year, 9. The second year, 10. The preschool years, 11. Middle childhood, 12. Adolescence e 13. Assessment of growth; Part VI Nutrition, capítulos: 41. Nutritional requirements e 42. Feeding healthy infants, children, and adolescents; Part XII The fetus and the neonatal infant, capítulo 88. The newborn infant; Part XIII Adolescent Medicine, capítulos: 104. Adolescent development, 105 The epidemiology of adolescent health problems, 106. Delivery of health care to adolescents e 108. Substance abuse.

-          Programa Nacional de Saúde Infantil e Juvenil, Direcção Geral de Saúde, 2013.

-          Carlson B.M. Human Embryology and Developmental Biology, 5th ed. Philadelphia, Elsevier, 2013.

 

Facultativa

-          Fontoura M, Fonseca M, Simões de Moura L, eds. Crescimento Normal e Patológico. Manual Prático de Avaliação, 2014

-          Lissauer T, Clayden G, eds. Illustraded Textbook of Paediatrics. 4th ed. Mosby Elsivier, 2012

-          Palminha JM, Carrilho ME, eds. Orientação Diagnóstica em Pediatria. Lisboa, 2003.

-          Artigos em formato PDF fornecido pelos docentes.

 

Método de ensino

O ano letivo está dividido em dois semestres, cada qual com três módulos de 5 semanas.

 

Aulas teóricas – Decorrem na manhã da primeira 2ª feira de cada módulo das 8:30 às 9:50 para os alunos do respectivo módulo e nas tardes de 3ª feiras, ao longo do semestre, para todos os alunos do semestre. No Quadro I estão indicados datas, horários, temas e docentes. Às 2ª feiras as aulas decorrem no Anfiteatro 1 ou 2 e nas 3ª feiras no Anfiteatro 2 da FCM. Haverá um total de 32 aulas de Pediatria e Medicina do Adolescente e 11 aulas de Embriologia.

 

Aulas práticas – Decorrem nas manhãs de 2ª, 4ª, 5ª e 6ª feiras, nas unidades de saúde abaixo designadas. Como atrás referido, não haverá aulas práticas na primeira 2ª feira de cada semestre.

 As aulas práticas são distribuídas pelas seguintes unidades de saúde:

-          Medicina do Adolescente – orientado pela Dra. Maria do Carmo Pinto

-          Cuidados Primários – Unidades de Saúde Familiar

-          Hospitais: Vila Franca de Xira, Cascais, Luz e Lusíadas.

 

As aulas teóricas, decorrerão na manhã da primeira 2ª feira de cada módulo das 8:30 às 9:50 e nas tardes de 3ª feiras, ao longo do semestre.

 

As aulas práticas decorrerão durante as 5 semanas, das 9:00 às 13:00 (excepto na primeira 2ª feira de cada módulo em que será destinada à apresentação das 11:00 às 13:00), distribuídas do seguinte modo, pelas seguintes unidades de saúde:

-          1 a 2 semanas seguidas - Medicina do Adolescente – grupos distribuídos por Hospital de Dona Estefânia, unidade Aparece Saúde Jovem do Centro de Saúde de Sete Rios e Unidade W Mais (Santa Casa da Misericórdia) – 10 alunos

-          1 a 2 semanas seguidas – grupos distribuídos por 6 Unidades de Saúde Familiar  – 10 alunos

-          2 a 3 semanas seguidas – nos: 1) Hospital de Vila Franca de Xira – HVFX (11 alunos), ou 2) Hospitais Cascais (4 alunos)/ Luz (3 alunos)/ Lusíadas (2 alunos).

 

§  Em cada módulo os alunos rodarão em grupo pelos grupos de unidades de saúde (Adolescente, USF, HVFX ou Hospitais Cascais/Luz/Lusíadas), numerando os alunos do módulo (exº de 1 a 39).

§  Por facilidade de agrupamento, atendendo que existem quatro grupos de unidades de saúde acima referidos para estágio prático e que o módulo decorre num número ímpar de semanas, não é possível distribuição uniforme dos períodos de estágio prático entre os alunos. Alguns grupos de alunos realizarão estágio de 1 ou 2 semanas em determinadas em USF e Adolescente e, outros, estágio de 2 ou 3 semanas nos hospitais.    

 

 

Método de avaliação

Pontuação - de 0 a 20 valores. Serão aprovados os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores.

A classificação final é a média da classificação obtida na avaliação contínua de 0 a 20 (atribuída pelos assistentes) e a classificação obtida no exame teórico de 0 a 20.

 

 

Avaliação contínua (0 – 20 valores)

Apoiada na lista de conhecimentos e capacidades (Log Book, disponível no Moodle)

-          Avaliação no Hospital (10 valores)

§  Assiduidade e pontualidade: 2 valores

§  Interesse, participação em reuniões, relações humanas, integração na equipa: 3 valores

§  Conhecimentos e evolução: 5 valores

-          Avaliação em Adolescentes (6 valores)

§  Assiduidade e pontualidade: 2 valores

§  Interesse, participação em reuniões, relações humanas, integração na equipa: 2 valores

§  Conhecimentos e evolução: 2 valores

-          Avaliação nas Unidades de Saúde Familiar (4 valores)

§  Assiduidade e pontualidade: 2 valores

§  Interesse, participação em reuniões, relações humanas, integração na equipa: 2 valores

 

Exame teórico (0 – 20 valores)

O exame teórico consiste num teste de escolha múltipla, constando de 50 perguntas sobre a matéria dada nas aulas teóricas. Cada pergunta vale 0,4 valores e é constituída por um enunciado e 4 alíneas verdadeiras ou falsas (cada alínea certa vale 0,1 valores). As perguntas erradas não descontam.

A proporção de perguntas do exame teórico será aproximadamente de 50% referentes à Introdução à Pediatria, 30% à Medicina no Adolescente e 20% à Embriologia. 

O exame é realizado no final de cada semestre, para todos os alunos dos 3 módulos desse semestre.

Só serão admitidos ao exame os alunos que tiverem classificação na avaliação contínua igual ou superior a 10 valores.

Os alunos que requeiram melhoria de nota podem repetir o exame na 2ª época, o qual constará de novo teste de escolha múltipla no modelo acima designado. A nota obtida neste teste fará média com a classificação da avaliação contínua obtida nos estágios práticos efectuados.

O calendário de exames:

-          1º semestre: 1ª época dia 27/01/2015 das 9:00-11:00 (chamada às 8:30) – anfiteatros 1, 2 e 3; 2ª época dia 10/02/2015 das 11:00-13:00 (chamada às 8:30)

-          2º semestre: 1ª época dia 30/06/2015 das 11:00-13:00; 2ª época dia 14/07/2015 das 11:00-13:00

-          Época especial: 31/07/2015 das 11:00-13:00.

 

Cursos