Faculdade de Ciências Médicas

O Doente Idoso

Código

11190

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MC

Créditos

4

Professor responsável

Profª Doutora Amália Botelho

Língua de ensino

Português

Objectivos

A Unidade Curricular (UC) Doente Idoso (DI) tem por objetivo transmitir conhecimentos e competências no âmbito da Gerontologia e Geriatria, numa visão holística do indivíduo, transversal e integrada com conhecimentos e competências clínicas transmitidas nas UCs do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Relativamente ao envelhecimento e às pessoas idosas:

      1.           Introdução:

Aspetos demográficos; envelhecimento, saúde e doença; apresentação atípica de doença; idadismo.

      2.           Alterações biológicas

Alterações anatómicas, histológicas, fisiológicas. Efeitos sistémicos do envelhecimento: composição corporal; balanço energético; homeostenose; neurodegeneração.

      3.           Funcionalidade

Desempenho e capacidade em atividades de vida diária; fatores pessoais, ambientais e sociais.

      4.           Sindromas geriátricos

Conceito; critérios de identificação; deteção breve sistemática; deteção mediante instrumentos padronizados; fatores desencadeantes; fatores associados.

      5.           Nutrição

Avaliação do estado de nutrição; intervenção e referenciação em nutrição; vias de administração alimentar e suas indicações.

      6.           Quedas, Marcha e Atividade Física

Avaliação dos riscos de queda; caracterização da marcha e da atividade física; prevenção de quedas; intervenção e referenciação em atividade física.

      7.           Demência; Depressão

Conceitos; critérios de identificação, abordagem de problemas clínicos comuns em doentes idosos com demência e/ou depressão.

      8.           Delirium

Conceito; critérios de identificação; deteção breve sistemática; deteção mediante instrumentos padronizados; fatores desencadeantes; fatores associados.

      9.           Avaliação Geriátrica Global

Conceito; deteção de vulnerabilidade biopsicossocial.

  10.           Fragilidade

Conceito; modelos de avaliação.

  11.           Farmacoterapia

Farmacocinética e farmacodinâmica; polifarmácia; medicação inapropriada; reacções adversas; adesão à medicação.

 

 

 

 

 

  12.           Aspetos éticos e legais

Princípios éticos; especificidades da legalidade nos idosos; processo de decisão em Medicina

  13.           Diagnóstico em pessoas idosas - Abordagem multiprofissional

Papeis e competências dos profissionais de saúde e assistência social; referenciação.

  14.           Intervenção em pessoas idosas - Plano Individual de Cuidados (PIC)

Análise de casos, em sessão plenária com mesa redonda multiprofissional.

  15.           Contextos assistenciais

Atividade dos Serviços de Saúde e Sociais: planeamento e promoção da saúde; assistência a doentes em cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares e cuidados paliativos.

 

Bibliografia

·         Clinical problems of ageing (2008). Chapter 72. Part 5 Aging. Harrison's principles of internal medicine. New York: McGraw-Hill Medical.

·         Botelho, MA. Envelhecimento e Funcionalidade (2014). In: Envelhecimento, Saúde e Doença, Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos. Coordenação de António Fonseca. Coisas de Ler.

·         Botelho, M.A. (2007) Idade Avançada – características biológicas e multimorbilidade. Rev Port Clin Geral 23:191-5

·         Hazzard's geriatric medicine and gerontology (2009). McGraw-Hill Companies.

 

Método de ensino

A UC destina-se, no ano lectivo 2014/2015, a alunos do 4º ano do MIM.

As aulas são principalmente de natureza teórico-prática, em que o total dos alunos por semestre é dividido em seis grupos/turmas de até 22 alunos.

 

Método de avaliação

·         A avaliação da UC consta de avaliação contínua, com feed-back regular, e da prestação de uma avaliação final.

·         A avaliação contínua compreende assiduidade e cumprimento das tarefas propostas nas aulas teórico-práticas, de aplicação em contexto de enfermarias/consultas onde decorra a UC de EMC do semestre em curso.

Estão programadas oito avaliações contínuas semanais ou quinzenais breves, e uma avaliação contínua final, que constituirão 70% da avaliação da UC.

·         A avaliação final constará de um exame escrito com 30 questões de escolha múltipla, com 5 cinco opções em que a escolha errada não desconta, de duração até 1 hora, que constitui 30% da avaliação da UC.

  • A nota final da UC resulta da avaliação contínua (70%) e do exame final (30%). A aprovação implica um resultado de pelo menos 10 valores em cada um dos dois componentes.

·         A frequência mínima é de 2/3 do total das aulas (10 aulas), sem o que não é possível atribuir uma nota na avaliação contínua, considerando-se o aluno reprovado.

Para os alunos que legalmente estejam isentos de um número mínimo de presenças nas UC, a avaliação contínua será substituída por um exame oral, a realizar em data prevista.

 

 

Cursos