
O Doente Idoso
Código
11190
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
4
Professor responsável
Profª Doutora Amália Botelho
Língua de ensino
Português
Objectivos
A Unidade Curricular (UC) Doente Idoso (DI) tem por objetivo transmitir conhecimentos e competências no âmbito da Gerontologia e Geriatria, numa visão holística do indivíduo, transversal e integrada com conhecimentos e competências clínicas transmitidas nas UCs do Mestrado Integrado em Medicina (MIM) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM).
Pré-requisitos
Conteúdo
Relativamente ao envelhecimento e às pessoas idosas:
1. Introdução:
Aspetos demográficos; envelhecimento, saúde e doença; apresentação atípica de doença; idadismo.
2. Alterações biológicas
Alterações anatómicas, histológicas, fisiológicas. Efeitos sistémicos do envelhecimento: composição corporal; balanço energético; homeostenose; neurodegeneração.
3. Funcionalidade
Desempenho e capacidade em atividades de vida diária; fatores pessoais, ambientais e sociais.
4. Sindromas geriátricos
Conceito; critérios de identificação; deteção breve sistemática; deteção mediante instrumentos padronizados; fatores desencadeantes; fatores associados.
5. Nutrição
Avaliação do estado de nutrição; intervenção e referenciação em nutrição; vias de administração alimentar e suas indicações.
6. Quedas, Marcha e Atividade Física
Avaliação dos riscos de queda; caracterização da marcha e da atividade física; prevenção de quedas; intervenção e referenciação em atividade física.
7. Demência; Depressão
Conceitos; critérios de identificação, abordagem de problemas clínicos comuns em doentes idosos com demência e/ou depressão.
8. Delirium
Conceito; critérios de identificação; deteção breve sistemática; deteção mediante instrumentos padronizados; fatores desencadeantes; fatores associados.
9. Avaliação Geriátrica Global
Conceito; deteção de vulnerabilidade biopsicossocial.
10. Fragilidade
Conceito; modelos de avaliação.
11. Farmacoterapia
Farmacocinética e farmacodinâmica; polifarmácia; medicação inapropriada; reacções adversas; adesão à medicação.
12. Aspetos éticos e legais
Princípios éticos; especificidades da legalidade nos idosos; processo de decisão em Medicina
13. Diagnóstico em pessoas idosas - Abordagem multiprofissional
Papeis e competências dos profissionais de saúde e assistência social; referenciação.
14. Intervenção em pessoas idosas - Plano Individual de Cuidados (PIC)
Análise de casos, em sessão plenária com mesa redonda multiprofissional.
15. Contextos assistenciais
Atividade dos Serviços de Saúde e Sociais: planeamento e promoção da saúde; assistência a doentes em cuidados de saúde primários, cuidados hospitalares e cuidados paliativos.
Bibliografia
· Clinical problems of ageing (2008). Chapter 72. Part 5 Aging. Harrison's principles of internal medicine. New York: McGraw-Hill Medical.
· Botelho, MA. Envelhecimento e Funcionalidade (2014). In: Envelhecimento, Saúde e Doença, Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos. Coordenação de António Fonseca. Coisas de Ler.
· Botelho, M.A. (2007) Idade Avançada características biológicas e multimorbilidade. Rev Port Clin Geral 23:191-5
· Hazzard's geriatric medicine and gerontology (2009). McGraw-Hill Companies.
Método de ensino
A UC destina-se, no ano lectivo 2014/2015, a alunos do 4º ano do MIM.
As aulas são principalmente de natureza teórico-prática, em que o total dos alunos por semestre é dividido em seis grupos/turmas de até 22 alunos.
Método de avaliação
· A avaliação da UC consta de avaliação contínua, com feed-back regular, e da prestação de uma avaliação final.
· A avaliação contínua compreende assiduidade e cumprimento das tarefas propostas nas aulas teórico-práticas, de aplicação em contexto de enfermarias/consultas onde decorra a UC de EMC do semestre em curso.
Estão programadas oito avaliações contínuas semanais ou quinzenais breves, e uma avaliação contínua final, que constituirão 70% da avaliação da UC.
· A avaliação final constará de um exame escrito com 30 questões de escolha múltipla, com 5 cinco opções em que a escolha errada não desconta, de duração até 1 hora, que constitui 30% da avaliação da UC.
- A nota final da UC resulta da avaliação contínua (70%) e do exame final (30%). A aprovação implica um resultado de pelo menos 10 valores em cada um dos dois componentes.
· A frequência mínima é de 2/3 do total das aulas (10 aulas), sem o que não é possível atribuir uma nota na avaliação contínua, considerando-se o aluno reprovado.
Para os alunos que legalmente estejam isentos de um número mínimo de presenças nas UC, a avaliação contínua será substituída por um exame oral, a realizar em data prevista.