Faculdade de Ciências Médicas

Imunoterapias inovadoras

Código

11192

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MCM

Créditos

3

Professor responsável

Profª Doutora Paula Videira

Objectivos

O desenvolvimento de abordagens inovadoras de Imunoterapia para a prevenção e tratamento de patologias como cancro, doenças auto-imunes ou alérgicas e doenças infecciosas é uma área em franca ascensão e de grande impacto na Medicina actual. Uma compreensão mais profunda dos mecanismos imunológicos veio despoletar imenso o desenho de terapias baseadas nos recursos imunológicos, i.e., Imunoterapias. A Imunoterapia pode ser definida, como o tipo de tratamento, que utiliza células ou agentes biológicos que modulam o sistema imunitário, para ajudar a corrigir os mecanismos alterados em caso de doença. Inclui diversas áreas de tratamento, que acompanham os conhecimentos recentes sobre o funcionamento do sistema imunitátio. A área da Imunoterapia anti-tumoral pretende manipular os mecanismos moleculares, ou celulares ou as vias de transdução de sinal intracelulares, dentro de

microambientes tumorais e nas próprias células imunológicas infiltrantes nos tumores. Outra área importante da Imunoterapia pretende suprimir a resposta imunitária no contexto de doença autoimune e transplação de orgãos. Na imunoterapia para alergias e reações de hipersensibilidade destaca-se a terapia de dessensibilização de alergenos também designada de vacinação. O conceito vacina é agora mais amplo e vai muito além do uso das clássicas vacinas anti-patogenios. Um outro exemplo disto, são as vacinas anti-cancro, que permitem não só o tratamento anti-cancro como também podem reduzir a (re)incidência de cancro a longo prazo. Embora a translação de uma grande parte das novas Imunoterapias para a clínica, ainda decorra a passo lento, prevê-se que esta venha a desempenhar um papel importante, no futuro, como primeira linha de tratamento em patologias como cancro e outras doenças com cariz inflamatório.

 

Nesta unidade curricular pretende-se a aquisição de conhecimentos sobre Imunoterapia como uma forma de tratamento e de prevenção da doença. Procura-se desenvolver a compreensão dos mecanismos imunológicos, conceitos e tecnologias por detrás das novas abordagens terapêuticas. Com esta base pretende-se introduzir os alunos nas mais recentes aplicações clínicas, incluindo ensaios pré clínicos e clínicos, numa perspectiva crítica em relação às terapias mais tradicionais.

Através da sensibilização dos alunos para uma nova era de Imunoterapias com forte potencial para se tornarem terapias de primeira linha, visa-se contribuir substancialmente para o desenvolvimento e aplicação da imunoterapia em diferentes patologias.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Temas gerais (50 minutos de aulas teóricas)

·         Introdução à imunoterapia

·         Tolerância Imunológica: Autoimunidade, Hipersensibilidades e Transplantação

·         Vacinação e novas vacinas

·         Imunologia tumoral

·         Vias de sinalização celular envolvidas na resposta inflamatória e cancro

·         Engenharia de anticorpos

·         Antigénios alvos de imunoterapia

 

Temas específicos contendo 50 minutos de aulas teóricas mais 2 horas de aulas teórico-práticas, que consistem em seminários e/ou discussão de artigos apresentados pelos alunos sobre cada tema.

·         Aplicações clínicas de anticorpos terapêuticos

·         Terapias baseadas em células T

·         Terapias basedas em células dendríticas

·         Imunoterapia com células mesenquimais e outras terapias celulares na prática clínica

·         Citocinas como alvos terapêuticos

·         A engenharia genética na imunoterapia

·         Considerações éticas / legais e comerciais em novas imunoterapias

 

Bibliografia

Cancer Immunotherapy- Paradigms, Practice and Promise, Curiel, Tyler J. (Ed.) 2013, IX,

Cellular and Molecular Immunology, Saunders/Elsevier, 2011 by Abbas, Lichtman, and Pillai

Janeway’s Immunobiology; Garland Science, 7th edition, by Murphy, Travers, Walport

Kuby Immunology; Kindt, Goldsby, Osborne

Fundamentos de Imunologia, Lidel, Fernando A. Arosa, Elsa M. Cardoso, Francisco C. Pacheco

Artigo científicos recentes publicados em revistas internacionais da especialidade.

 

Método de ensino

A unidade curricular encontra-se organizada em aulas teóricas (14 horas), aula teórico/práticas (14 horas).  A unidade compreende sete aulas teóricas (cada com 50 minutos) sobre temas gerais, seguindo-se depois outras 7 aulas teóricas sobre temas específicos, sendo que cada uma destas é seguida de duas horas de aulas teórico-práticas, onde os alunos serão divididos por grupos para apresentação de trabalho e/ou discussão de artigos relacionados.

A unidade curricular contém ainda como componente pedagógico um forum de discussão obrigatório, pelo sistema Moodle, sobre os temas da unidade curricular.

 

Método de avaliação

O aluno será avaliado de acordo com a média ponderada de: 1) um exame escrito (ponderação 50%) que inclui matéria sobre temas explorados em todas as aulas, matéria das apresentações dos alunos e das discussões em foruns; 2) apresentação de seminários e/ou discussão de artigos sobre os temas da Unidade curricular (ponderação 40%); 3) forum de discussão na web (ponderação 10%).

Os critérios de avaliação serão as notas no exame, e apresentações. A presença nas aulas teóricas é facultativa mas a presença nas aulas prática e teórico-práticas é obrigatória.

As avaliações práticas dos anos letivos anteriores não são válidas.

A calendarização das avaliações (data, hora e local) serão divulgados on-line na página da faculdade (Moodle), bem como os procedimentos para consulta de prova.

 

Cursos