
Eletrocardiografia e arritmologia cardíaca
Código
11194
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Eduardo Antunes
Objectivos
O ensino da unidade curricular Electrocardiografia e Arritmologia Cardíaca visa a obtenção de conhecimentos profundos e autonomia nas seguintes áreas:
1- Leitura e interpretação do electrocardiograma;
2- Diagnóstico electrocardiográfico do enfarte agudo do miocárdio, hipertrofia ventricular, pré-excitações ventriculares, disfunção do nódulo sinusal, bloqueios aurículo-ventriculares, perturbações da condução intraventricular, arritmias extrassistólicas, fibrilhação auricular, flutter auricular, taquicardia auricular, taquicardia por reentrada nodal aurículo-ventricular, taquicardia por reentrada aurículo-ventricular mediada por via acessória e taquiarritmias ventriculares;
3- Diagnóstico diferencial das taquiarritmias com complexos QRS estreitos e das taquiarritmias com complexos QRS largos;
4- Diagnóstico diferencial das bradiarritmias cardíacas.
Adicionalmente, o aluno realizará uma aprendizagem das aplicações da electrocardiografia noutros exames complementares de diagnóstico e das principais terapêuticas anti-arrítmicas.
No fim da unidade curricular, o aluno deverá ser capaz de ler e interpretar o electrocardiograma bem como de realizar o diagnóstico diferencial das bradiarritmias e taquiarritmias cardíacas.
Pré-requisitos
Conteúdo
1- Princípios gerais em electrocardiografia (26 de Fevereiro)
2- Diagnóstico electrocardiográfico do enfarte agudo do miocárdio e de outras patologias cardiovasculares (5 de Março)
3- Leitura e interpretação do ECG de 12 derivações (12 de Março)
4- Diagnóstico electrocardiográfico das taquiarritmias auriculares: Fibrilhação auricular, flutter auricular e taquicardia auricular (19 de Março)
5- Diagnóstico electrocardiográfico das taquicardias regulares com complexos QRS estreitos: Taquicardia por reentrada nodal aurículo-ventricular, taquicardia por reentrada aurículo-ventricular mediada por via acessória e taquicardias com intervalo RP longo (26 de Março)
6- Diagnóstico electrocardiográfico das taquiarritmias ventriculares (9 de Abril)
7- Síndromes de pré-excitação ventricular (16 de Abril)
8- Algoritmos de diagnóstico diferencial das taquiarritmias com complexos QRS estreitos e das taquiarritmias com complexos QRS largos (23 de Abril)
9- Leitura e interpretação do ECG de 12 derivações nas taquiarritmias (30 de Abril)
10- Bradiarritmias cardíacas: Doença do nódulo sinusal, ritmos ectópicos auriculares, bloqueios aurículo-ventriculares, ritmos de escape e perturbações da condução intraventricular (7 de Maio)
11- Leitura e interpretação do ECG de 12 derivações nas bradiarritmias (14 de Maio)
12- Princípios básicos de electrofisiologia cardíaca e pacing cardíaco (21 de Maio)
13- Terapêutica farmacológica e não-farmacológica das arritmias cardíacas (28 de Maio)
14- Discussão de casos clínicos (4 de Junho)
15- Aula de revisão das arritmias cardíacas (11 de Junho)
16- Preparação para a avaliação final (18 de Junho)
Bibliografia
Wagner GS, Strauss DG. Marriotts Practical Electrocardiography. 12th ed. Philadelphia, PA: Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins; 2013
Wang K. Atlas of Electrocardiography. 1st ed. Jaypee Brothers Medical Publishers; 2012
Goldberger AL, Goldberger ZD, Shvilkin A. Clinical Electrocardiography: A Simplified Approach. 8th ed. Philadelphia, PA: Elsevier/Saunders; 2013
Método de ensino
A unidade curricular é teórico-prática e assenta num modelo integrado e interactivo. Os conteúdos temáticos serão distribuídos por sessões de 2 horas, uma vez por semana, durante o segundo semestre (32 horas de contacto, 84 horas de tempo de trabalho e 3 ECTS). As aulas terão lugar às quintas-feiras das 15,30 às 17,30 horas na Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa.
A unidade curricular é dirigida para um número máximo de 40 alunos e a frequência das aulas é obrigatória.
O material didáctico será fornecido em suporte informático, artigos publicados, resumos, electrocardiogramas e leituras recomendadas.
Método de avaliação
A avaliação final consiste num teste de escolha múltipla com 20 perguntas e duração de 40 minutos. Só pode ser admitido a exame, o aluno que tenha assistido a pelo menos 2/3 das aulas. A classificação final será feita segundo a escala de 0 a 20.
Datas provisórias: 25 de Junho de 2015 (1ª época); 9 de Julho de 2015 (2ª época); 23 de Julho de 2015 (época especial).