Faculdade de Ciências Médicas

Análise Crítica da Evidência

Código

MF01

Departamento

Fisioterapia

Créditos

4

Professor responsável

Eduardo Brazete Cruz

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos estudantes competências para a revisão crítica da evidência e sua integração nas decisões clínicas que assegurem melhores resultados para a saúde de utentes e populações. A utilização efetiva da evidência na prática clínica inclui a capacidade de formular questões orientadoras da pesquisa, a capacidade de pesquisar, identificar e selecionar evidência relevante e de elevada qualidade, e a capacidade de analisar, e implementar quando adequado, a evidência científica na prática clínica diária.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Em termos de programa esta unidade curricular está organizada em 4 áreas temáticas principais, que são:

  • O que é a Evidência e como é que é desenvolvida - Aqui são discutidos os conceitos centrais da Prática Baseada na Evidência através dos quais se pretende ajudar os discentes a aprofundar o seu conhecimento e compreensão acerca da Prática Baseada na Evidência, dos seus instrumentos, e das suas vantagens para a qualidade dos cuidados prestados aos utentes/ populações.
  • A Pesquisa da Evidência Científica - O tema da pesquisa da evidência é aqui explorado e onde se pretende ajudar os discentes a melhorar as suas competências para encontrar evidência de uma forma sistemática.
  • Analise Crítica da Evidência Científica - É dedicado à análise crítica da evidência e pretende ajudar os discentes a melhorar as suas competências para selecionar a evidência e avaliá-la de uma forma sistemática.
  • Decisão acerca da implementação da Evidência Científica - Centrado na tomada de decisão acerca dos benefícios/ prejuízos da implementação da evidência considerando diferentes fatores.

Bibliografia

1-      Bury T and Mead J. Evidence-Based HealthcareLondon, Butterworth.  Heinemann. 1998.

2-      Herbert, R., Jamtvedt, G., Hagen, K.B. Mead, J. Practical Evidence-Based Physiotherapy. 2nd Ed., Elsevier Churchill Livingstone. 2011.

3-      Jewell, D. Guide to Evidenced-Based Physical Therapist Practice. 2nd Ed. Jones and Bartlett Learning, 2010.

4-      Sackett D., Straus S., Richardson W. Evidence Based Medicine: How to Practice and Teach EBM. 2nd Ed.  Edinburgh, Churchill Livingstone. 2000.

5-      Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions Version 5.0.0. [www.cochrane-handbook.org].

Método de ensino

Esta Unidade Curricular funciona em formado de Blended- Learning

  • Aulas Teóricas expositivas
  • Fóruns “online”
  • Aulas práticas laboratoriais
  • Aulas tutoriais com pequenos grupos
  • Estudo individual.

Método de avaliação

A Unidade Curricular é avaliada através de:

  • Atividade 1- Atividade em grupo. Desenvolvimento de uma revisão sistemática narrativa acerca de um tópico específico, selecionado por cada grupo de estudantes (4 estudantes) , limitado a 3000 palavras (70%).
  • Atividade 2- Atividade Individual. Reflexão acerca da decisão relativa à implementação/ não implementação dos resultados da revisão sistemática desenvolvida na Atividade 1 (limitada a 1.500 palavras) (30%).

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores nas duas atividades de avaliação.

Cursos