
Epidemiologia
Código
MF02
Departamento
Saúde Pública e Comunidade
Créditos
3
Professor responsável
Carlos Dias
Língua de ensino
Português
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante desenvolva conhecimentos e competências na área da disciplina de Epidemiologia e das suas principais utilizações em Saúde Pública e em investigação. Pretende-se que no final os estudantes desenvolvam conhecimento e compreensão acerca dos princípios e métodos epidemiológicos essenciais e da estratégia epidemiológica e a sua importância em Saúde Pública, e desenvolvam competências para aplicar esses princípios e métodos em contexto de investigação e apreciar de forma crítica e sistemática artigos científicos e relatórios de investigação epidemiológica.
Pré-requisitos
Conteúdo
- Principais referências históricas da Epidemiologia.
- Introdução aos princípios e métodos epidemiológicos. Atitude e estratégia epidemiológicas.
- Tipos de estudo em epidemiologia.
- Medição em epidemiologia.
- Risco em Saúde Pública.
- Especificidades da investigação epidemiológica e sua articulação com outras formas de investigação.
- Critérios para a apreciação crítica de artigos e de estudos epidemiológicos.
- Aplicações da epidemiologia em Saúde Pública.
- Avaliação da experiência educacional.
Bibliografia
· Beaglehole, R., Bonita, R., Kjellstrom, T.: Basic Epidemiology. Geneva, WHO, 1993.
· Brownson, R., Petitti, D. (eds.): Applied Epidemiology Theory to Practice. Oxford, Oxford University Press, 1998.
· Kleinbaum, D, Kupper, L, Morgensten, H: Epidemiologic Research, Principles and Methods. New York, VNR co., 1982.
· Mausner, J.; Bahn, A. : Introdução à epidemiologia, Lisboa: Fundação C. Gulbenkian, 1990. Tradução do original em inglês: Epidemiology. An Introductory text, Filadephia, W.B. Saunders Company, 1984.
· Rothman, K & Greenland, S.: Modern Epidemiology. Philadelphia, Lippincott-Raven Pubs., 1998.
Método de ensino
Os métodos de ensino- aprendizagem incluem:
- Aulas expositivas
- Casos Clínicos
- Aulas práticas laboratoriais
- Estudo independente
Método de avaliação
- Teste de escolha múltipla (100%)
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.