Faculdade de Ciências Médicas

Epidemiologia

Código

MF02

Departamento

Saúde Pública e Comunidade

Créditos

3

Professor responsável

Carlos Dias

Língua de ensino

Português

Objectivos

Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante desenvolva conhecimentos e competências na área da disciplina de Epidemiologia e das suas principais utilizações em Saúde Pública e em investigação.  Pretende-se que no final os estudantes desenvolvam conhecimento e compreensão acerca dos princípios e métodos epidemiológicos essenciais e da “estratégia” epidemiológica e a sua importância em Saúde Pública, e desenvolvam competências para aplicar esses princípios e métodos em contexto de investigação e apreciar de forma crítica e sistemática artigos científicos e relatórios de investigação epidemiológica.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • Principais referências históricas da Epidemiologia.
  • Introdução aos princípios e métodos epidemiológicos. Atitude e “estratégia” epidemiológicas.
  • Tipos de estudo em epidemiologia.
  • Medição em epidemiologia.
  • Risco em Saúde Pública.
  • Especificidades da investigação epidemiológica e sua articulação com outras formas de investigação.
  • Critérios para a apreciação crítica de artigos e de estudos epidemiológicos.
  • Aplicações da epidemiologia em Saúde Pública.
  • Avaliação da experiência educacional.

Bibliografia

·         Beaglehole, R., Bonita, R., Kjellstrom, T.: Basic Epidemiology. Geneva, WHO, 1993.

·         Brownson, R., Petitti, D. (eds.): Applied Epidemiology – Theory to Practice. Oxford, Oxford University Press, 1998.

·         Kleinbaum, D, Kupper, L, Morgensten, H: Epidemiologic Research, Principles and Methods. New York, VNR co., 1982.

·         Mausner, J.; Bahn, A. : Introdução à epidemiologia, Lisboa: Fundação C. Gulbenkian, 1990. Tradução do original em inglês: Epidemiology. An Introductory text, Filadephia, W.B. Saunders Company, 1984.

·         Rothman, K & Greenland, S.: Modern Epidemiology. Philadelphia, Lippincott-Raven Pubs., 1998.

Método de ensino

Os métodos de ensino- aprendizagem incluem:

  • Aulas expositivas
  • Casos Clínicos
  • Aulas práticas laboratoriais
  • Estudo independente

Método de avaliação

  • Teste de escolha múltipla (100%)

 

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.

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