
Exercício e Função
Código
MF03
Créditos
6
Professor responsável
Pedro Soares Branco
Língua de ensino
Português
Objectivos
Esta unidade curricular explora o potencial do exercício, enquanto movimento parametrizado, como instrumento terapêutico de promoção, aquisição ou reaquisição da função. Pretende-se que o estudante desenvolva conhecimento e compreensão aprofundada acerca da bioenergética para o movimento e dos mecanismos e efeitos da fadiga muscular (central e periférica) no movimento, das adaptações neuro-musculares e cardiovasculares (agudas e crónicas) ao exercício. Pretende-se ainda que o estudante aprofunde o seu conhecimento e compreensão acerca das componentes estruturais do exercício e dos princípios para a aplicação do mesmo, e das estruturas anatómicas e dos mecanismos envolvidos no controlo e coordenação do movimento.
Pretende-se ainda que o estudante conheça algumas das escalas funcionais e exames complementares específicos com incidência sobre o controlo e coordenação do movimento e desenvolva competências para selecionar, executar adequadamente e interpretar o(s) teste(s) que visam avaliar as diferentes qualidades físicas;
Pré-requisitos
Conteúdo
- Fisiologia do Exercício
- Bioenergética para o movimento
- Fadiga Central e Periférica
- Adaptações neuro-musculares e cardiovasculares ao exercício
- Componentes e princípios para aplicação do exercício
- Avaliação e prescrição do exercício
- Tipos de treino e componentes de uma sessão de treino
- Testes de avaliação das qualidades físicas
- Fundamentos anatomo-fisiológicos do sistema nervoso central e periférico.
- Esteseologia: fundamentos anatomo-fisiológicos (visão; sistema estato-acústico).
- Sistema ósteo-muscular e articular: fundamentos anatomo-fisiológicos de osteologia, artrologia e miologia.
- Posturografia computorizada: fundamentos teóricos.
- Escalas de avaliação funcional.
- Ortóteses e outras ajudas técnicas
Bibliografia
- ACSM;ACSM´s Resource Manual for guidelines for exercise testing and prescription, Baltimore: Williams & Wilkins, 3rd edition, 1998
- Powers, S. Howley, E. ;Fisiologia do exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho, Manole, 2000
- Enoka, R;Neuromechanics of human movement, Human Kinetics, 3rd edition
- Winter, D. A. ;Biomechanics and motor control of human movement, John Wiley & Sons., 2005
Método de ensino
Os métodos de ensino- aprendizagem incluem:
- Aulas expositivas
- Casos Clínicos
- Aulas práticas
- Estudo independente
Método de avaliação
- Teste de escolha múltipla (100%)
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.