Faculdade de Ciências Médicas

Exercício e Função

Código

MF03

Créditos

6

Professor responsável

Pedro Soares Branco

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular explora o potencial do exercício, enquanto movimento parametrizado, como instrumento terapêutico de promoção, aquisição ou reaquisição da função.  Pretende-se que o estudante desenvolva conhecimento e compreensão aprofundada acerca da bioenergética para o movimento e dos mecanismos e efeitos da fadiga muscular (central e periférica) no movimento, das adaptações neuro-musculares e cardiovasculares (agudas e crónicas) ao exercício. Pretende-se ainda que o estudante aprofunde o seu conhecimento e compreensão acerca das componentes estruturais do exercício e dos princípios para a aplicação do mesmo, e das estruturas anatómicas e dos mecanismos envolvidos no controlo e coordenação do movimento.

Pretende-se ainda que o estudante conheça algumas das escalas funcionais e exames complementares específicos com incidência sobre o controlo e coordenação do movimento e desenvolva competências para selecionar, executar adequadamente e interpretar o(s) teste(s) que visam avaliar as diferentes qualidades físicas;

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • Fisiologia do Exercício
  • Bioenergética para o movimento
  • Fadiga Central e Periférica
  • Adaptações neuro-musculares e cardiovasculares ao exercício
  • Componentes e princípios para aplicação do exercício
  • Avaliação e prescrição do exercício
  • Tipos de treino e componentes de uma sessão de treino
  • Testes de avaliação das qualidades físicas
  • Fundamentos anatomo-fisiológicos do sistema nervoso central e periférico.
  • Esteseologia: fundamentos anatomo-fisiológicos (visão; sistema estato-acústico).
  • Sistema ósteo-muscular e articular: fundamentos anatomo-fisiológicos de osteologia, artrologia e miologia.
  • Posturografia computorizada: fundamentos teóricos.
  • Escalas de avaliação funcional.
  • Ortóteses e outras ajudas técnicas

Bibliografia

  • ACSM;ACSM´s Resource Manual for guidelines for exercise testing and prescription, Baltimore: Williams & Wilkins, 3rd edition, 1998
  • Powers, S. Howley, E. ;Fisiologia do exercício: Teoria e aplicação ao condicionamento e ao desempenho, Manole, 2000
  • Enoka, R;Neuromechanics of human movement, Human Kinetics, 3rd edition
  • Winter, D. A. ;Biomechanics and motor control of human movement, John Wiley & Sons., 2005

Método de ensino

Os métodos de ensino- aprendizagem incluem:

  • Aulas expositivas
  • Casos Clínicos
  • Aulas práticas
  • Estudo independente

Método de avaliação

  • Teste de escolha múltipla (100%)

 

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.

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