Faculdade de Ciências Médicas

Aspectos Clínicos da Dor

Código

MF04

Créditos

6

Professor responsável

Fernando Pimentel dos Santos

Língua de ensino

Português

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é aprofundar o conhecimento e compreensão sobre os mecanismos determinantes da sensação de dor e aspetos fisiológicos subjacentes, sobre a natureza e a etiologia das principais formas de manifestação de dor encontradas na clínica. Pretende-se igualmente que os estudantes aprofundem o seu conhecimento e compreensão dos métodos e limitações dos processos de controlo de dor usados na clínica e dos aspetos psicossociais associados à dor crónica e sua influência no desenvolvimento/ manutenção da cronicidade.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • Bases Anátomo-Fisiológicas do Sistema Nociceptivo
  • Unidades de Dor em Portugal
  • Terapêutica Farmacológica e Não-Farmacológica da Dor
  • Abordagem Multidisciplinar e Ética da Dor
  • Dor em Reumatologia
  • Dor Neuropática
  • Aspetos Psicossociais da Dor Crónica
  • Intervenção da Fisioterapia na incapacidade associada a dor crónica.

Bibliografia

- Kandel, Schwartz, Jessell. Principles of Neural Science, 4th ed. McGraw-Hill Medical (2000).

- Neugebauer, V. The amygdala: different pains, different mechanisms. Pain 127 (2007) 1-2 [11 refs.]

- Brooks, JCW, Tracey, I. The insula: a multidimensional integration site for pain. Pain 128 (2007) 1-2 [22 refs]

- Sindrup, SH, Jensen, TS. Are sodium channels blockers useless in peripheral neuropathic pain? Pain 128 (2007) 6-7 [9 refs]

- Butler DS, Moseley GL. (2003) Explain Pain. Noigroup Publication. Adelaide City West, South Australia,

- Main CJ & Spanswick CC (2000) Pain Management. An interdisciplinary approach, Churchill Livingstone, Edinburgh.

Método de ensino

Os métodos de ensino- aprendizagem incluem:

  • Aulas expositivas
  • Casos Clínicos
  • Estudo independente

Método de avaliação

  • Teste de escolha múltipla, duração de 1h (75%)
  • Realização e discussão do trabalho de grupo (25%)

 

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores nas duas atividades de avaliação.

Cursos