Faculdade de Ciências Médicas

Desenvolvimento Profissional

Código

MF05

Departamento

Fisioterapia

Créditos

6

Professor responsável

Eduardo B Cruz

Língua de ensino

Português

Objectivos

Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante desenvolva conhecimento e compreensão acerca dos princípios inerentes a uma prática centrada no utente e capacidade para refletir acerca da forma e propósito da colaboração com os utentes, familiares/ cuidadores e outros profissionais analisando as suas atitudes e comportamentos em contexto de prática profissional. Pretende-se ainda que o estudante desenvolva capacidade identificar e analisar os diferentes tipos de conhecimento inerentes às suas tomadas de decisão clínica e capacidade para organizar, sistematizar e suportar o conhecimento desenvolvido na interação com os utentes. Por fim pretende-se que o estudante desenvolva capacidade para refletir sobre a sua prática profissional, nomeadamente, acerca dos fatores envolvidos no seu raciocino clínico, de forma a formular novas questões que contribuem para o desenvolvimento do conhecimento prático.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • Raciocinio clínico e prática centrada no utente: - modelos de raciocinio clínico; estratégias de raciocinio clínico (raciocinio diagnóstico, raciocinio narrativo, raciocinio interativo, raciocinio colaborativo, raciocinio preditivo, raciocinio ético); - principios para uma prática centrada no utente (integrated patient-centred model)
  • Reflexão e desenvolvimento do conhecimento prático: - tipos de conhecimento (conhecimento científico, técnico; conhecimento experimental prático e conhecimento pessoal); reflexão crítica, estratégias para uma prática reflexiva.

Bibliografia

  • Higgs, J.; Jones, M.; Loftus, S. & Christensen, N. (2008). Clinical Reasoning in the Health Professions. Butterworth-Heinemann.
  • Cruz, E. B., Moore, A., & Cross, V. (2012). Clinical reasoning and patient-centred care in musculoskeletal physiotherapy in Portugal - A qualitative study. Manual therapy, 17(3), 246-250. Elsevier Ltd. doi:10.1016/j.math.2012.02.007
  • Higgs, J., Fish, D., & Rothwell, R. (2004). Practice knowledge- critical appreciation. In J. Higgs, M. Richardson, & N. Dahlgren (Eds.), Developing practice knowledge for health professionals (pp. 89-105). London.
  • Edwards, I., Jones, M., Carr, J., Braunack-Mayer, A., Jensen, G. (2004). Clinical Reasoning Strategies in Physical Therapy. Physical Therapy, 84, 312-330.
  • Higgs, J. et al. Developing Practice Knowledge for Health Professionals. Edinburgo: Butterworth Heinemann. 2004.

Método de ensino

Os métodos de ensino- aprendizagem incluem:

  • Aulas  teóricas e seminários expositivos
  • Aulas tutoriais em pequenos grupos
  • Estudo independente

Método de avaliação

·         Ensaio Reflexivo acerca da implementação de uma prática centrada no utente (limitado a 1500 palavras)  (50%)

·         Ensaio Reflexivo acerca do desenvolvimento do conhecimento prático (limitado a 1300 palavras)  (50%)

 

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.

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