
Introdução à Saúde Pública
Código
MF06
Departamento
Saúde Publica e Comunidade
Créditos
4
Professor responsável
A designar
Língua de ensino
Português
Objectivos
Espera-se no final desta unidade curricular, que o discente demonstre as seguintes competências:
· Conhecer a evolução histórica dos principais conceitos e práticas de Saúde Pública no contexto do desenvolvimento dos sistemas de saúde em Portugal e na Europa;
· Conhecer o essencial da organização do sistema de saúde português.
· Desenvolver um quadro de referência útil para a prática da Saúde Pública sobre as contribuições das ciências da saúde no desenvolvimento da Saúde Pública;
· Reforçar a motivação para contribuir para a promoção da saúde em Portugal e na Europa, através de um maior nível de competência, capacitação e capacidade de comunicação em domínios críticos para esse efeito.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. Saúde e Saúde Pública: conceções e definições. Apontamentos históricos sobre a evolução da Saúde Pública
2. A evolução dos sistemas de saúde de saúde até aos nossos dias:
a. A era da proteção social;
b. A era das políticas públicas:
c. - Cuidados de Saúde
d. - Planeamento e Estratégias de Saúde
e. - Promoção de Saúde e a comunidade
f. - Qualidade e Saúde
g. - Desempenho de sistemas e serviços de saúde
h. Os desafios da atualidade a era da governação da saúde.
3. Ciclo de Conferências de Introdução à Saúde
4. Saúde e seus determinantes
5. Conhecimento e Saúde Pública: Abordagens quantitativas e qualitativas
6. Saúde Pública e as Ciências Sociais
7. Saúde Pública e o meio ocupacional
8. Saúde Pública e o meio ambiente
9. Comunicação em Saúde
10. Organização do sistema de saúde português.
Bibliografia
1. Plano Nacional de Saúde 2004-2006
2. A Evolução dos Sistemas de Saúde Noções Fundamentais. Documento de apoio à -aprendizagem. ENSP/Versão 2006.
3. Sakellarides C. De Alma a Harry. Crónica da democratização da Saúde. Coimbra: Almedina, 2005.
4. Glossário de Saúde Pública
Método de ensino
Aulas teóricas, teórico-práticas e seminários de orientação às matérias de Introdução à Saúde Pública que devem ser preparadas pelos docentes e discentes através do acesso antecipado a material bibliográfico e da Internet adequado para o efeito.
Método de avaliação
Avaliação contínua (grau e qualidade de participação nas aulas): 20%
Prova individual e conhecimentos escrita (resposta curta): 80%