
Modelos de Saúde e Incapacidade
Código
MF08
Departamento
Fisioterapia
Créditos
3
Professor responsável
Madalena Gomes da Silva
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular é esperado que o estudante demonstre:
Conhecimento aprofundado e compreensão dos modelos de saúde;
Conhecimento aprofundado e compreensão dos modelos de função, de incapacidade e de cronicidade;
Conhecimento aprofundado e compreensão dos conceitos subjacentes aos modelos supra mencionados;
Reconhecimento dos elementos identificadores destes modelos na prática clínica;
Capacidade de análise dos modelos e respetivos conceitos, enquanto elementos caracterizadores da intervenção clínica;
Capacidade de conceber exemplos de intervenção, em determinado cenário de intervenção clínica, de acordo com os diversos modelos, introduzindo mudança na pratica atual.
Pré-requisitos
Conteúdo
Conceito de Saúde evolução e perspetivas atuais;
Conceito de Função/funcionalidade - evolução e perspetivas atuais;
Conceito de incapacidade/deficiência - evolução e perspetivas atuais;
Conceito de cronicidade
Modelos de Saúde Modelos de Funcionalidade
Implicações de cada modelo para as opções terapêuticas e de intervenção, ao nível dos programas de prevenção da incapacidade/declínio funcional e promoção da saúde.
Bibliografia
Albrecht, G.L. Devlieger P.J. The disability paradox: high quality of life against all odds. Social Science and Medicine. Vol.48, pg. 977-988. 1999.
Davey B. Gray, A. Seale, C. Health and Disease: a reader. Open University Press, London. 1995.
Jette, AM Disentangling the process of disablement. Social Science and Medicine vol. 48 pg. 471-472. 1999.
Organização Mundial de Saúde e Direção Geral da Saúde. Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde. DGS: Lisboa. 2003
Verbrugge Lm Merrill Ss Liu X Measuring disability with parsimony. Disability and Rehabilitation. vol. 21 pg. 295-306.1999.
Método de ensino
A metodologia adotada centra-se na análise de casos clínicos e respetivos modelos subjacentes (de saúde e incapacidade) subjacentes. Inclui seminários teóricos relevantes, trabalho de grupo; trabalho de pesquisa individual e em grupo e acompanhamento tutorial.
Método de avaliação
Esta unidade curricular será avaliada através de um trabalho escrito individual. Este trabalho implica a observação e análise de determinada realidade clínica, a identificação do modelo de saúde e do modelo de incapacidade subjacente, e a reflexão sobre as consequências destas opções em termos de serviços oferecidos, a avaliação da sua efetividade e da sua qualidade.