
Intervenção da Fisioterapia nas Disfunções Músculo-Esqueléticas do Quadrante Inferior
Código
MF16
Departamento
Fisioterapia
Créditos
8
Professor responsável
Eduardo Brazete Cruz
Língua de ensino
Português
Objectivos
Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante aprofunde a compreensão dos mecanismos etiopatogénicos e fisiopatológicos das disfunções neuro-musculo-esqueléticas do quadrante inferior, desenvolva as capacidades de raciocínio clínico e diagnóstico diferencial, e discuta as estratégias de intervenção com base na evidência científica, expertise profissional e valores do utente.
Pré-requisitos
Conteúdo
- Estratégias de Raciocínio Clínico nas Disfunções Neuro- Músculo- Esqueléticas. Raciocínio diagnóstico e Raciocínio Narrativo. Prática do raciocínio clínico nas disfunções do movimento e função do quadrante inferior.
- Mecanismos mecânicos e neurofisiológicos da terapia manual no tratamento da dor das limitações do movimento e da função associadas às condições músculo-esquelética;
- Evidência da intervenção da fisioterapia nas condições músculo-esqueléticas mais frequentes;
- Avaliação e tratamento da dor e das limitações do movimento e da função associadas às condições de natureza músculo esquelética;
Bibliografia
- Jones, M. and Rivett, D. (2004). Clinical Reasoning for Manual Therapists. Butterworth Heinemann.
- Butler DS, Moseley GL. (2003) Explain Pain. Noigroup Publication. Adelaide City West, South Australia.
- Petty, N.J. (2004) Principles of neuromusculoskeletal treatment and management: a guide for therapists. Churchill Livingstone, Edinburgh.
- Edwards; B.C. (1992) Manual of Combined Movements. Edinburgh: Churchill Livingstone.
- Mulligan, B.R. (1995) Manual Therapy Nags, Snags and MwMs. New Zealand: Plant View services.
- Richardson, C. Jull, G. Hodges, P. Hides, J. (1999)Therapeutic Exercise for spinal Stabilization. Edinburgh: Churchill Livingstone.
Método de ensino
Os métodos de ensino aprendizagem incluem:
- Aulas baseadas em Casos Clínicos
- Aulas em grupo tutorial
- Aulas práticas laboratoriais com demonstração e treino entre pares.
- Estudo independente
Método de avaliação
- Avaliação Prática (70%)
- Trabalho escrito temático (limitado a 4000 palavras) (30%)
Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores nas atividades de avaliação.