Faculdade de Ciências Médicas

Intervenção da Fisioterapia nas Disfunções Músculo-Esqueléticas do Quadrante Inferior

Código

MF16

Departamento

Fisioterapia

Créditos

8

Professor responsável

Eduardo Brazete Cruz

Língua de ensino

Português

Objectivos

Com esta unidade curricular pretende-se que o estudante aprofunde a compreensão dos mecanismos etiopatogénicos e fisiopatológicos das disfunções neuro-musculo-esqueléticas do quadrante inferior, desenvolva as capacidades de raciocínio clínico e diagnóstico diferencial, e discuta as estratégias de intervenção com base na evidência científica, “expertise” profissional e valores do utente.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • Estratégias de Raciocínio Clínico nas Disfunções Neuro- Músculo- Esqueléticas. Raciocínio diagnóstico e Raciocínio Narrativo. Prática do raciocínio clínico nas disfunções do movimento e função do quadrante inferior.
  • Mecanismos mecânicos e neurofisiológicos da terapia manual no tratamento da dor das limitações do movimento e da função associadas às condições músculo-esquelética;
  • Evidência da intervenção da fisioterapia nas condições músculo-esqueléticas mais frequentes;
  • Avaliação e tratamento da dor e das limitações do movimento e da função associadas às condições de natureza músculo– esquelética;

Bibliografia

  • Jones, M. and Rivett, D. (2004). Clinical Reasoning for Manual Therapists. Butterworth Heinemann.
  • Butler DS, Moseley GL. (2003) Explain Pain. Noigroup Publication. Adelaide City West, South Australia.
  • Petty, N.J. (2004) Principles of neuromusculoskeletal treatment and management: a guide for therapists. Churchill Livingstone, Edinburgh.
  • Edwards; B.C. (1992) “Manual of Combined Movements”. Edinburgh: Churchill Livingstone.
  • Mulligan, B.R. (1995) “Manual Therapy “Nags”, “Snags” and MwMs”. New Zealand: Plant View services.
  • Richardson, C. Jull, G. Hodges, P. Hides, J. (1999)”Therapeutic Exercise for spinal Stabilization”. Edinburgh: Churchill Livingstone.

Método de ensino

Os métodos de ensino –aprendizagem incluem:

  • Aulas baseadas em Casos Clínicos
  • Aulas em grupo tutorial
  • Aulas práticas laboratoriais com demonstração e treino entre pares.
  • Estudo independente

Método de avaliação

  • Avaliação Prática (70%)
  • Trabalho escrito temático (limitado a 4000 palavras) (30%)

 

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores nas atividades de avaliação.

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