Faculdade de Ciências Médicas

Reabilitação do Movimento

Código

MF28

Departamento

Fisioterapia

Créditos

5

Professor responsável

Ricardo Matias

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular tem por objetivo proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolverem competências acerca de metodologias de avaliação biomecânica e da capacidade para as aplicar no âmbito da avaliação e intervenção junto de utentes com disfunções do movimento. A unidade curricular tem ainda como objetivo o desenvolvimento de competências avançadas para a construção e implementação de programas de exercício, no contexto das condições clínicas de natureza músculo-esquelética. No final da unidade curricular o estudante deverá demonstrar conhecimento e  compreensão acerca de metodologias de avaliação biomecânica e da capacidade para as aplicar no âmbito de utentes com disfunções do movimento. O estudante deverá ainda demonstrar capacidade para estruturar programas de exercício especificamente direcionados para utentes com disfunções de natureza músculo-esquelética.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

·           Princípios biomecânicos e respetiva aplicação na avaliação e intervenção em utentes com disfunções do movimento de natureza músculo-esquelética;

·           Princípios teóricos para estruturação do exercício e respetiva aplicabilidade na intervenção em utentes com disfunções do movimento de natureza músculo-esquelética.

Bibliografia

  • Richards, J; Biomechanics in Clinic and Research: An interactive teaching and learning course. Churchill Livingstone, 2008; 1 edition. ISBN: 978-0443101700
  • Winter, D; Biomechanics and Motor Control of Human Movement. John Wiley & Sons, 2009; 4th Edition edition. ISBN: 978-0470398180
  • Neumann D; Kinesiology of the Musculoskeletal System. Mosby, 2009. ISBN: 978-0323039895
  • American College of Sports Medicine; ACSM's Guidelines for Exercise Testing and Prescription. Lippincott Williams and Wilkins, 2009. ISBN: 978-0781769020
  • Swain, D & Leutholtz B; Exercise Prescription: A Case Study Approach to the ACSM Guidelines. Human Kinetics, 2007. 2nd Revised edition edition. ISBN: 978-0736066808

Método de ensino

Os métodos de ensino –aprendizagem incluem:

  • Aulas baseadas em Casos Clínicos
  • Aulas em grupo tutorial
  • Aulas práticas laboratoriais com demonstração e treino entre pares.
  • Estudo independente

Método de avaliação

  • Trabalho escrito (limitado a 2000 palavras) relativo à intervenção junto de um utente que apresente disfunção do movimento de natureza músculo-esquelética. Especificamente, os estudantes deverão incluir na sua intervenção um programa de exercício, considerando os resultados da avaliação efetuada e as recomendações mais atuais da literatura na área (100%)

 

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.

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