Faculdade de Ciências Médicas

Programas de intervenção em utentes com dor crónica de natureza músculoesquelética

Código

MF32

Departamento

Fisioterapia

Créditos

5

Professor responsável

Eduardo Brazete Cruz

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta unidade curricular foi desenhada com a finalidade de promover o desenvolvimento de competências para a implementação de programas de intervenção destinados a utentes com dor crónica de natureza músculo-esquelética, segundo uma abordagem bio-psico-social. A unidade curricular promove a compreensão acerca da interação entre os fatores psicológicos, sociais e fisiológicos no “input”, processamento e “output” da informação de dor, e fornece estratégias de intervenção baseadas na Atividade Física/ Exercício e na Educação que pretendem atuar ao nível das crenças e atitudes de medo da dor/ evitamento do movimento e promover a capacidade física e funcional nos utentes.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • A intervenção da fisioterapia na dor crónica de natureza músculo – esquelética: prática e resultados.
  • Neurofisiologia da dor crónica: sensitização central e dor central: mecanismos de produção da dor central; modelos neurobiologicos (neuromatriz, mecanismos de dor) e psicológicos (modelo de evitamento da dor/ movimento). Indicadores clínicos da dor central.
  • Abordagem cognitivo - comportamental – Estratégias de avaliação e intervenção para utentes com dor crónica de natureza músculo – esquelética.
  • Atividade Física e Exercício para utentes com dor crónica de natureza músculo – esquelética
  • Instrumentos de medida de resposta à dor: dor, função e aspetos psicossociais.
  • Programas de intervenção para utentes com dor crónica de natureza músculo – esquelética
  • Prática simulada – sessões educativas e sessões de exercício.

Bibliografia

·           Butler DS (2000) The Sensitive Nervous System, Noigroup, Adelaide.

·           Butler DS & Moseley GL (2003) Explain Pain, NOI Publications, Adelaide

·           Waddell G (1998) The Back Pain Revolution, Churchill Livingstone, Edinburgh.

·           Wall PD & Melzack R eds. (1999) Textbook of Pain, 4th edn. Churchill Livingstone, Edinburgh. Also 5th edn 2005

·           Main CJ & Spanswick CC (2000) Pain Management. An interdisciplinary approach, Churchill Livingstone, Edinburgh.

·           Gifford LS ed. (1998, 1999, 2002, 2006) Topical Issues in Pain, Nos 1-5 CNS Press, Falmouth.

·           Strong J et al (2002) Pain, A Textbook for Therapists, Churchill Livingstone, Edinburgh.

Método de ensino

Os métodos de ensino –aprendizagem incluem:

  • Aulas teóricas expositivas
  • Aulas baseadas em Casos Clínicos
  • Aulas em grupo tutorial
  • Aulas práticas laboratoriais com demonstração e treino entre pares.
  • Estudo independente

Método de avaliação

  • Trabalho escrito (limitado a 2000 palavras) relativo a uma sessão de intervenção junto de um utente com dor crónica de origem músculo – esquelética (100%).

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem que obter uma nota igual ou superior a 9,5 valores na atividade de avaliação.

Cursos