
Princípios e Práticas de Promoção de Saúde
Código
MF34
Departamento
Promoção da Saúde
Créditos
4
Professor responsável
Isabel Loureiro
Língua de ensino
Português e inglês
Objectivos
No final os discentes deverão/deverão ser capazes de:
- Conhecer as componentes principais do conceito de promoção da saúde e sua história;
- Conhecer os princípios da promoção da saúde e refletir sobre a sua aplicação na prática, quer de intervenção, quer a nível político quer, ainda, a nível de formação individual e coletiva;
- Aplicar o modelo de planeamento ecológico e educativo PRECEDE-PROCEED a uma questão/problema de saúde;
- Identificar indicadores de avaliação do impacte de medidas organizacionais e políticas num projeto de promoção da saúde;
Identificar indicadores de avaliação da capacidade e competência de uma comunidade na gestão da sua saúde.
Pré-requisitos
Conteúdo
- Evolução histórica da promoção da saúde. Valores e princípios.
- Abordagens segundo os modelos biomédico e salutogénico.
- Implicações práticas dos princípios da promoção da saúde.
- Intervenção e participação comunitárias. Diagnóstico das necessidades.
- Planeamento e avaliação das intervenções em promoção da saúde.
- A promoção da saúde e o poder local: capital social e redes sociais.
Bibliografia
- Green, L.W. & Kreuter, M.W. (2005). Health Program Planning: an ecological and educational approach. N. Y.: MacGraw-Hill (4ª ed.).
- Durlak, JA (1998) Why program implementation is important. Journal of Prevention and Intervention in the Community, vol 17 (2) pp 5-18.
- WHO (1986). Ottawa Charter for Health Promotion. Ottawa, Canada: WHO. Health and Welfare Canada.
- Hawe, P.; Shiell, A.; Riley, T. (2009) Theorising interventions as events in systems. American Journal of Community Psychology, 43, 267-276.
- Association of Public Health Observatories (2008) - The Good Indicators Guide: Understanding how to use and choose indicators. Coventry: NHS Institute for Innovation and Improvement
- http://www.apho.org.uk/resource/item.aspx?RID=44584
Método de ensino
- Exposição com debate;
- Aplicação da metodologia de PBL (Problem Based Learning) ao longo do processo de ensino/aprendizagem;
- Aplicação do modelo PRECEDE-PROCEED à questão/problema de saúde diagnosticada.
- Elaboração de um trabalho de diagnóstico relevante em saúde pública e compreensível para uma abordagem em promoção da saúde.
- Eventual contacto com elementos da comunidade para discutir as potencialidades e constrangimentos para o desenvolvimento de sinergias entre os vários setores, elaboração de propostas de políticas a aplicar e para organização da comunidade.
- Trabalho de grupo
Método de avaliação
Apresentação oral e escrita de um trabalho de grupo (50%)
Teste de avaliação (50%)