Faculdade de Ciências Médicas

Princípios e Práticas de Promoção de Saúde

Código

MF34

Departamento

Promoção da Saúde

Créditos

4

Professor responsável

Isabel Loureiro

Língua de ensino

Português e inglês

Objectivos

No final os discentes deverão/deverão ser capazes de:

-        Conhecer as componentes principais do conceito de promoção da saúde e sua história;

-        Conhecer os princípios da promoção da saúde e refletir sobre a sua aplicação na prática, quer de intervenção, quer a nível político quer, ainda, a nível de formação individual e coletiva;

-        Aplicar o modelo de planeamento ecológico e educativo PRECEDE-PROCEED a uma questão/problema de saúde;

-        Identificar indicadores de avaliação do impacte de medidas organizacionais e políticas num projeto de promoção da saúde;

Identificar indicadores de avaliação da capacidade e competência de uma comunidade na gestão da sua saúde.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • Evolução histórica da promoção da saúde. Valores e princípios.
  • Abordagens segundo os modelos biomédico e salutogénico.
  • Implicações práticas dos princípios da promoção da saúde.
  • Intervenção e participação comunitárias. Diagnóstico das necessidades.
  • Planeamento e avaliação das intervenções em promoção da saúde.
  • A promoção da saúde e o poder local: capital social e redes sociais.

Bibliografia

-        Green, L.W. & Kreuter, M.W. (2005). Health Program Planning: an ecological and educational approach. N. Y.: MacGraw-Hill (4ª ed.).

-        Durlak, JA (1998) – Why program implementation is important. Journal of Prevention and Intervention in the Community, vol 17 (2) pp 5-18.

-        WHO (1986). Ottawa Charter for Health Promotion. Ottawa, Canada: WHO. Health and Welfare Canada.

-        Hawe, P.; Shiell, A.; Riley, T. (2009) – Theorising interventions as events in systems. American Journal of Community Psychology, 43, 267-276.

-        Association of Public Health Observatories (2008) - The Good Indicators Guide: Understanding how to use and choose indicators. Coventry: NHS Institute for Innovation and Improvement

-        http://www.apho.org.uk/resource/item.aspx?RID=44584

-        http://www.institute.nhs.uk

-        http://www.apho.org.uk

Método de ensino

-        Exposição com debate;

-        Aplicação da metodologia de PBL (Problem Based Learning) ao longo do processo de ensino/aprendizagem;

-        Aplicação do modelo PRECEDE-PROCEED à questão/problema de saúde diagnosticada.

-        Elaboração de um trabalho de diagnóstico relevante em saúde pública e compreensível para uma abordagem em promoção da saúde.

-        Eventual contacto com elementos da comunidade para discutir as potencialidades e constrangimentos para o desenvolvimento de sinergias entre os vários setores, elaboração de propostas de políticas a aplicar e para organização da comunidade.

-   Trabalho de grupo

Método de avaliação

Apresentação oral e escrita de um trabalho de grupo (50%)

Teste de avaliação (50%)

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