Faculdade de Ciências Médicas

Fisioterapia na autogestão da doença crónica

Código

MF35

Departamento

Fisioterapia

Créditos

5

Professor responsável

Carla Pereira

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular o discente deve demonstrar as seguintes competências:

·         Conhecimento e compreensão acerca das necessidades de saúde crescentes relacionadas com condições crónicas, impacto nos serviços de saúde e respetivas orientações no planeamento da saúde, a nível nacional e internacional;

·         Conhecimento e compreensão acerca de modelos teóricos de autogestão e respetivas orientações para a intervenção com utentes com uma dada condição crónica ou com fatores de risco para a mesma, e cuidadores;

·         Conhecimento e compreensão acerca de modelos educacionais e respetivas orientações para promover a capacitação do utente/ família/ cuidadores na autogestão da condição crónica;

·         Capacidade para analisar criticamente instrumentos de avaliação e planos de ação para um trabalho colaborativo com o utente/ família/ cuidadores;

·         Capacidade para analisar criticamente modelos de intervenção utilizados para a promoção da autogestão em diferentes condições crónicas;

·         Capacidade para compreender a experiência de cronicidade do utente e/ou familiares/ cuidadores, identificar os seus problemas e definir objetivos com o(s) mesmo(s);

·         Capacidade para desenhar, implementar e avaliar a intervenção em Fisioterapia, e/ou equipa interdisciplinar, para a autogestão do utente com uma dada condição crónica, e/ ou respetivos familiares/ cuidadores.

·         Capacidade para implementar uma pratica autónoma e reflexiva em contextos de promoção da gestão de condições crónicas, de acordo com os princípios éticos e deontológicos do exercício da profissão.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

·    Doença crónica em Portugal e internacionalmente: impacto individual, familiar, económico, político e social

·    Modelos teóricos de autogestão e mudança de comportamento

·    Modelos educacionais e respetivas estratégias facilitadoras da educação

·    Princípios para a colaboração com o utente

·    Modelos de avaliação e intervenção para a autogestão do utente com doença crónica.

Bibliografia

Lawn, S. & Schoo, A. (2010). Supporting self-management of chronic health conditions: Common approaches. Patient Education and Counseling, 80 , 205-211.

Greenhalgh, T. (2009). Chronic illness: beyond the expert patient. British Medical Journal, 338, 629-631.

Nolte, E. & Mckee, M. (2008). Caring for people with Chronic Conditions: a health system perspetive. World Health Organization 2008 on behalf of the European Observatory on Health Systems and Policies. Berkshire: The McGraw Hill Companies.

Paterson, B. et al. (2001). Critical analysis of everyday self-care decision making in chronic illness. Journal of Advanced Nursing, 35 (3), 335-341.

Schreurs, K. et al. (2003). Development, content, and process evaluation of a short self-management intervention in patients with chronic diseases requiring self-care behaviours. Patient Education and Counseling, 51, 133-141.

Método de ensino

A metodologia de ensino/ aprendizagem está centrada nos discentes, respeitando os seus interesses profissionais e diferenças individuais. Deste modo, existe uma componente teórica com seminários e orientação tutorial. Pretende-se, deste modo, privilegiar a aprendizagem autodirigida e a decisão/ opção. Neste contexto, o estudo individual e a pesquisa bibliográfica assumem uma grande importância, bem como o desenvolvimento de atividades junto da população-alvo e a sua discussão com pares.

Método de avaliação

Esta unidade curricular será avaliada através de um trabalho escrito e apresentação.

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