
Fisioterapia na promoção do envelhecimento ativo
Código
MF36
Departamento
Fisioterapia
Créditos
5
Professor responsável
Madalena Gomes da Silva
Língua de ensino
Português
Objectivos
No final da unidade curricular o discente deve demonstrar as seguintes competências:
· Conhecimento e compreensão dos conceitos de envelhecimento, envelhecimento demográfico, envelhecimento saudável e envelhecimento ativo;
· Capacidade de análise critica e reflexão sobre as implicações do envelhecimento individual e demográfico no desenvolvimento das sociedades e serviços de saúde;
· Capacidade para analisar criticamente os desafios que o envelhecimento pode ter no exercício profissional dos fisioterapeutas;
· Capacidade para analisar criticamente as formas de avaliação disponíveis aos fisioterapeutas e fazer a seleção adequada a cada situação/contexto;
· Capacidade para analisar criticamente a melhor evidência disponível sobre a intervenção do fisioterapeuta com o objetivo de promover o envelhecimento saudável;
· Capacidade para desenvolver, aplicar, gerir e avaliar a efetividade da intervenção ao nível da promoção do envelhecimento ativo, implementando neste contexto a melhor evidência disponível;
· Capacidade para implementar uma pratica autónoma e reflexiva em contextos de promoção do envelhecimento saudável, de acordo com os princípios éticos e deontológicos do exercício da profissão.
Pré-requisitos
Conteúdo
- Introdução aos conceitos de envelhecimento (demográfico e individual) e envelhecimento saudável e envelhecimento ativo
- Análise do impacto do envelhecimento no indivíduo - Desafios aos fisioterapeutas
- Análise do impacto do envelhecimento na sociedade - Desafios aos fisioterapeutas
- Avaliação das capacidades físicas do indivíduo idoso enquadramento conceptual
- Estratégias de avaliação - Baterias SFT e FAB modificadas; outros outcomes relevantes ao envelhecimento ativo instrumentos e sua aplicabilidade
- Princípios fundamentais para a conceção de programas de atividade física/exercício
Bibliografia
Glanz, K.; Rimir, B.K.; Viswanath, K. (2008) Health Behaviour and Health Education: theory, research and practice. São Francisco: Jossey-Bass A Wiley Imprint.
Haveman-Nies A.; De Groot L.C.P.G.M.; Van Staveren W.A. (2003) Dietary quality, lifestyle factors and Healthy ageing in Europe: The SENECA study. Age and Ageing 32: 427-434
Jeste D.V. Depp, C. A. (2009) Definitions and.Predictors of Successful Aging: A Comprehensive Review of Larger Quantitative Studies. Focus, vol. VII, no 1, pag 137-150.
Westendorp, R.G.J. (2006)What is healthy aging in the 21st century? American Journal of Clinical Nutrition 83(suppl):404S9S.
Método de ensino
A metodologia de ensino/ aprendizagem está centrada nos discentes, respeitando os seus interesses profissionais e diferenças individuais. Deste modo, existe uma componente teórica com seminários e aulas teóricas, e uma componente prática sob a forma de workshops e também a orientação tutorial. O estudo individual e a pesquisa bibliográfica assumem uma grande importância, bem como o desenvolvimento de atividades junto da população-alvo e a sua discussão com pares.
Método de avaliação
Esta unidade curricular será avaliada através de um trabalho escrito e respetiva apresentação.