Faculdade de Ciências Médicas

Fisioterapia na promoção do envelhecimento ativo

Código

MF36

Departamento

Fisioterapia

Créditos

5

Professor responsável

Madalena Gomes da Silva

Língua de ensino

Português

Objectivos

No final da unidade curricular o discente deve demonstrar as seguintes competências:

·         Conhecimento e compreensão dos conceitos de envelhecimento, envelhecimento demográfico, envelhecimento saudável e envelhecimento ativo;

·         Capacidade de análise critica e reflexão sobre as implicações do envelhecimento individual e demográfico no desenvolvimento das sociedades e serviços de saúde;

·         Capacidade para analisar criticamente os desafios que o envelhecimento pode ter no exercício profissional dos fisioterapeutas;

·         Capacidade para analisar criticamente as formas de avaliação disponíveis aos fisioterapeutas e fazer a seleção adequada a cada situação/contexto;

·         Capacidade para analisar criticamente a melhor evidência disponível sobre a intervenção do fisioterapeuta com o objetivo de promover o envelhecimento saudável;

·         Capacidade para desenvolver, aplicar, gerir e avaliar a efetividade da intervenção ao nível da promoção do envelhecimento ativo, implementando neste contexto a melhor evidência disponível;

·         Capacidade para implementar uma pratica autónoma e reflexiva em contextos de promoção do envelhecimento saudável, de acordo com os princípios éticos e deontológicos do exercício da profissão.

Pré-requisitos

 

Conteúdo

  • Introdução aos conceitos de envelhecimento (demográfico e individual) e envelhecimento saudável e envelhecimento ativo
  • Análise do impacto do envelhecimento no indivíduo - Desafios aos fisioterapeutas
  • Análise do impacto do envelhecimento na sociedade  - Desafios aos fisioterapeutas
  • Avaliação das capacidades físicas do indivíduo idoso – enquadramento conceptual
  • Estratégias de avaliação - Baterias SFT e FAB modificadas; outros outcomes relevantes ao envelhecimento ativo – instrumentos e sua aplicabilidade
  • Princípios fundamentais para a conceção de programas de atividade física/exercício

Bibliografia

Glanz, K.; Rimir, B.K.; Viswanath, K. (2008) Health Behaviour and Health Education: theory, research and practice. São Francisco: Jossey-Bass A Wiley Imprint.

Haveman-Nies A.; De Groot L.C.P.G.M.; Van Staveren W.A. (2003) Dietary quality, lifestyle factors and Healthy ageing in Europe: The SENECA study.  Age and Ageing 32: 427-434

Jeste D.V. Depp, C. A. (2009) Definitions and.Predictors of Successful Aging: A Comprehensive Review of Larger Quantitative Studies. Focus, vol. VII, no 1, pag 137-150.

Westendorp,  R.G.J. (2006)What is healthy aging in the 21st century? American  Journal of Clinical  Nutrition 83(suppl):404S–9S.

Método de ensino

A metodologia de ensino/ aprendizagem está centrada nos discentes, respeitando os seus interesses profissionais e diferenças individuais. Deste modo, existe uma componente teórica com seminários e aulas teóricas, e uma componente prática sob a forma de workshops e também a orientação tutorial. O estudo individual e a pesquisa bibliográfica assumem uma grande importância, bem como o desenvolvimento de atividades junto da população-alvo e a sua discussão com pares.

Método de avaliação

Esta unidade curricular será avaliada através de um trabalho escrito e respetiva apresentação. 

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