
Fisioterapia e a Gestão do Bem estar
Código
MF37
Departamento
Fisioterapia
Créditos
5
Professor responsável
Lina Bordeira Robalo
Língua de ensino
Português
Objectivos
Pretende-se que, no final da Unidade Curricular, o discente demonstre:
· Conhecimento e compreensão dos conceitos de saúde e bem-estar e dos modelos conceptuais que enquadram o seu desenvolvimento;
· Conhecimento e compreensão das necessidades de saúde e bem estar, da sociedade ocidental atual;
· Capacidade de selecionar, desenvolver e aplicar formas de comunicação efetivas na promoção do bem-estar dos indivíduos e comunidades;
· Conhecimento e compreensão do conceito de stress e da sua influência no bem-estar dos indivíduos e comunidades;
· Capacidade para desenvolver, aplicar, gerir e avaliar a efetividade das intervenções a nível da promoção da saúde e do bem-estar, utilizando técnicas de relaxamento, implementando neste contexto a melhor evidência disponível;
· Capacidade para desenvolver, aplicar, gerir e avaliar a efetividade da intervenção a nível da promoção da saúde e do bem-estar, utilizando a abordagem psicomotora da fisioterapia, implementando neste contexto a melhor evidência disponível;
· Capacidade para implementar uma pratica autónoma e reflexiva em contextos de promoção da saúde e bem estar, de acordo com os princípios éticos e deontológicos do exercício da profissão.
Pré-requisitos
Conteúdo
O conceito de bem-estar e a intervenção da fisioterapia, modelos teóricos subjacentes;
A comunicação como veículo na promoção do bem-estar;
O otimismo e o bem estar;
Abordagem psicossomática da Fisioterapia:
Stress@work
Bibliografia
Balm, M.F.K. (2003). Exercise therapy and behavioral change: Influencing behavior through occupational and physio exercise therapists. The Netherlands, Utrecht, Lemma Publishers.
Breitve, M.H. Hynninen M.J. Kale, A. (2010).The effect of Pshycomotor Physical Therapy on subjetive Health Complaints and Psychological symptoms. Physiotherapy Research International.
Norman et al (2010). An Exercise and Education Program Improves Well-Being of New Mothers: A Randomized Controlled Trial. Physical Therapy. 90, 348-355.
Morrison V.; Bennett, P. (2009). An introduction to Health Psychology. Pearson Education Limited.
King, P. (2007). Enhancing wellbeing in an ageing society. The Family Centre Social Policy Research Unit.
Método de ensino
Inclui componente teórica sob a forma de seminários que pretende aprofundar conceitos e componente prática sob a forma de workshops temáticos e ainda orientação tutorial, intervenção em desenvolvimento dirigida a populações alvo identificadas segundo os contextos profissionais dos estudantes. O estudo individual e a pesquisa bibliográfica assumem uma grande importância, bem como o desenvolvimento de atividades junto da população-alvo.
Método de avaliação
Esta unidade curricular será avaliada através de um trabalho escrito e sua apresentação.