Faculdade de Ciências Médicas

Trabalho de Projeto

Código

MF38

Departamento

Fisioterapia

Créditos

60

Professor responsável

Eduardo Brazete Cruz

Língua de ensino

Português

Objectivos

Esta Unidade Curricular decorre ao longo do segundo ano do curso de Mestrado em Fisioterapia e tem como objetivo desenvolver competências clínicas avançadas e competências de investigação. Pretende-se que o estudante implemente um modelo de prática reflexivo e autónomo, e desenvolva a integração do conhecimento, as capacidades de raciocínio clínico e as competências técnicas específicas, na implementação de uma prática efetiva e centrada no utente, junto de utentes com condições especifica de origem músculo-esquelética. Relativamente à investigação, pretende-se desenvolver a capacidade para conceber e implementar um projeto de investigação, capaz de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na área de intervenção (tratamento/ prognóstico/ diagnóstico) da Fisioterapia em utentes com uma condição específica de origem músculo-esquelética.

Pré-requisitos

Ramo condições músculo-esqueléticas

 

Apenas podem frequentar esta unidade curricular os estudantes que obtiveram aprovação em todas as unidades curriculares do 1º ano (60 ECTS)

Conteúdo

  • Esta Unidade Curricular está dividida em dois módulos:
    • Módulo I- Prática clínica supervisionada em disfunções neuro-músculo-esqueléticas . Os objetivos, tarefas específicas e momentos de orientação para monitorização da evolução do que é pretendido encontram-se definidos em Manual próprio. Neste módulo os estudantes realizam um estágio clínico de 175 horas.
    • Módulo II- Relatório de Investigação. Mediante uma área da escolha do estudante (dentro dos grupos de estudo previamente definidos), o estudante desenvolverá e implementará um projeto de investigação, sob orientação de um docente do Mestrado.

 

    • Tópicos
    • Organização e estrutura de um protocolo de investigação: Protocolo de estudo; Ética e investigação; Amostragem; Propriedades psicométricas dos instrumentos de recolha de dados; treino de instrumentação laboratorial;
    • Análise de Dados e Estatística: A utilização do SPSS em contexto especifico; Correlações e modelos de regressão; teste t; ANOVA; desenhos de medida repetidos.

Bibliografia

·      Domholdt, E. (2000) Research Methods for Physical Therapists. New York, EUA: Butterworth-Heinmann.

·      Fortin, M. F.(2000) O processo de investigação: da conceção à realização. 2a edição. Loures: Lusociência.

·      Mann, C J Emmerg.(2003). Observational research methods. Research design II: cohort, cross sectional, and case-control studies. Med. J. vol. 20, pg. 54-60.

·      Marôco, J. (2011). Análise estatística com o SPSS Statistics (5ª edição). Pero Pinheiro: ReportNumber.

·      Pestana, M.; Gageiro, J (2000).- Análise de dados para ciências sociais. A complementaridade do SPSS.2ª edição. Lisboa: edições Silabo.

·      Portney, L.G.; Watkins, M. P. (2009). Foundations of Clinical Research: Applications to Practice, 3rd Ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, ISBN: 978-0-13-234470-8.

Software

·         SPSS® - Statistical Package for Social Sciences

Método de ensino

  • Os métodos de ensino –aprendizagem incluem:
  • Prática Clínica Supervisionada
  • Discussão de casos clínicos
  • Seminários em formato de e-learning
  • Treino laboratorial
  • Estudo independente
  • Acompanhamento tutorial individual.

Método de avaliação

A unidade curricular é avaliada através dos seguintes elementos:

Módulo avançado de educação clínica:

  • Relatório de Educação Clínica, limitado a 4000 palavras (30%)
  • Exame Prático com um utente (70%)

Trabalho de projeto

  • Relatório de Projeto de Investigação com discussão pública (40%+20%);
  • Artigo com a síntese do Relatório de Projeto (15%)

Para obter aprovação na unidade curricular, o estudante tem de realizar e obter aprovação (classificação mínima de 9,5 valores) em todas as atividades avaliativas.

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