
Envelhecimento e Doenças Crónicas III
Código
1071006
Créditos
5
Professor responsável
José Delgado Alves
Língua de ensino
Português/Inglês
Objectivos
a) Desenvolver os conhecimentos gerais sobre inflamação crónica (IC).
b) Identificar as características fisiopatológicas que a distinguem da evolução aguda e quais os factores que podem promover a evolução de uma para outra.
c) Caracterizar as alterações principais presentes na IC nomeadamente ao nível da resposta imunológica, da resposta metabólica, controlo oxidativo, apoptose e necrose celulares.
d) Identificar os mecanismos que permitem relacionar o processo inflamatório e o envelhecimento celular e tissular e orgânico.
e) Identificar aspetos particulares da importância da inflamação crónica na fisiopatologia de órgãos definidos e da sua associação ao envelhecimento (ex. sistema nervoso central e demências, vasos e aterosclerose, fígado e fibrose/cirrose)
f) Compreender os alvos terapêuticos possíveis para o controlo da IC, através da identificação de mecanismos farmacológicos diretos e indiretos potencialmente úteis.
Pré-requisitos
Conteúdo
a) Inflamação crónica: princípios moleculares e celulares
b) Mecanismos reguladores do processo inflamatório agudo e crónico
c) Componentes da resposta inflamatória: sistema imunológico, distúrbios metabólicos associados, stress oxidativo e morte celular.
d) Inflamação crónica e envelhecimento: princípios e mecanismos comuns
e) Exemplos de inflamação crónica: doença de Alzheimer e outras demências, aterosclerose, fibrose orgânica.
f) Farmacologia da inflamação: anti-inflamatórios não esteróides e esteróides, imunossupressores e fármacos com acção anti-inflamatória indirecta (ex. estatinas, vitaminas, modeladores do eixo renina-angiotensina).
Bibliografia
Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology, 12th edition, Philadelphia, Pa.: Saunders/Elsevier, 2011 Inflammation: Basic Principles and Clinical Correlates, John I. Gallin, 3rd edition, Lippincott Williams & Wilkins 1999
Fundamental Immunology, William Paul, 7th ed, Lippincott, Philadelphia, 2013
International journals in the areas of inflammation, immunology, molecular biology and biochemistry.
Método de ensino
Nesta unidade curricular irão ser utilizadas:
a) Conferências / palestras sobre temas específicos
b) Seminários/mesas redondas sobre áreas do programa mais controversas
c) Realização de trabalhos de grupo e individuais com o objetivo de rever áreas do conhecimento teórico envolvido e de promover o método científico no levantamento de hipóteses de investigação.
Método de avaliação
A avaliação irá incluir:
a) A realização de um trabalho de síntese, em grupo, com apresentação de uma revisão de um tema específico selecionado no programa (25% da avaliação final)
b) A realização de um relatório de resolução/identificação de problemas como proposta base para um projeto potencial de investigação (25 da avaliação final)
c) Realização de um teste de resposta múltipla (25% da avaliação final)
d) Avaliação contínua (25% da avaliação final).