
Neurologia
Código
11031
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
3.5
Professor responsável
Prof. Doutor Miguel Viana Baptista
Língua de ensino
Português
Objectivos
O ensino da neurologia no curriculum pré-graduado sofreu alterações importantes, na maior parte dos centros, no decurso dos últimos anos. Estas alterações prendem-se sobretudo com a evolução da medicina em geral e da neurologia em particular - onde a informação proveniente das ciências básicas, as novas técnicas de imagem, e os avanços na terapêutica, condicionaram as necessidades de reestruturação dos curricula.
Pretende-se actualmente que o ensino da neurologia seja focado na clínica e baseado no doente, evitando o excessivo detalhe neuro-anatómico e a pormenorização do exame neurológico.
Procura-se transmitir uma noção abrangente, incluindo a compreensão da organização assistencial e dos aspectos relacionados com a epidemiologia das doenças do sistema nervoso, com particular ênfase naquelas que são mais frequentes.
Sempre que possível, é promovida uma perspectiva integrada, chamando a atenção para temas partilhados por diferentes disciplinas e leccionados em diferentes cenários clínicos / assistenciais.
É contemplada a necessidade de fomentar a vivência de situações reais / simuladas, enfatizando o papel central do doente e do seu percurso clínico.
Pré-requisitos
Não se aplica
Conteúdo
Introdução à Neurologia. A Neurologia Clínica e as Ciências Básicas. A importância da anamnese, do exame físico, da imagiologia.
Sistema Motor: 2º neurónio motor: conceito de unidade motora; características clínicas da lesão do 2º neurónio motor. 1º neurónio motor: origem, percurso, características clínicas de lesão da via piramidal. Os gânglios da base: alterações motoras associadas a disfunção dos gânglios da base. Tremor Essencial; Coreia de Sydenham; doença de Huntington; doença de Parkinson; doença de Wilson.
Sensibilidades: bases anátomo-fisiológicas. Exame das sensibilidades. Sintomatologia da lesão das vias sensitivas nos diferentes níveis.
Tono Muscular e Coordenação Motora. Alterações da Marcha Ataxia cerebelosa, sensorial e vestibular. Doença de Machado-Joseph. Neurogenética.
Movimentos oculares; pupilas; pares cranianos; funções sensoriais específicas. Reacções Posturais; Sistema Vestibular
Doenças Vasculares Cerebrais
Funções Nervosas Superiores: afasias; agnosias; apraxias. O conceito de dominância hemisférica. Memórias. A doença de Korsakoff. Síndromas demenciais.
Doenças da medula. Neuropatias periféricas. Polineuropatia Amiloidótica Familiar Doenças do Músculo e da junção neuro-muscular. Síndromas dolorosos vertebro-radiculares. Electromiografia.
Coma; outras perturbações da consciência. Cefaleias e algias crânio-faciais
Esclerose Múltipla. Infecções do SNC; LCR.
Complicações neurológicas do alcoolismo crónico.
Epilepsia. Electroencefalografia.
Hipertensão Intracraneana. Tumores do Sistema Nervoso. Traumatismos Crânio- Encefálicos e Vertebro-Medulares.
Noções gerais de Neuropediatria.
Bibliografia
- Clinical Neurology
Aminoff, Greenberg and Simon. 6th Edition 2007. Lange Medical Publications
- Neurological Examination Made Easy.
Geraint Fuller. 4th Edition 2008. Churchill Livingstone. Elsevier
Bibliografia Suplementar
DeMyer's - The Neurologic Examination: A Programmed Text,
Biller/Gruener/Brazis. 6th Edition 2011. Mc Graw Hill.
Patologia e Clínica:
-Neurology and Neurosurgery Illustrated.
Lindsay/Bone/Fuller. 5th Edition 2010. Churchill Livingstone
-
Ropper/Samuels. 9 th Edition 2009. McGrawHill
NOTA: Serão disponibilizados os textos das aulas teóricas em suporte digital, embora a disponibilização da iconografia na íntegra não seja possível (por questões que se prendem com a divulgação de dados confidenciais e com o registo de propriedade).
Método de ensino
Curso Teórico
As aulas do curso teórico terão lugar, semanalmente, nas tardes de segunda-feira e de acordo com o calendário em anexo, no anfiteatro do Hospital Egas Moniz (situado no piso 2 junto ao bloco operatório). O curso teórico é leccionado em 2 ciclos (1º semestre Setembro-Janeiro e 2º semestre Fevereiro-Junho). Cada ciclo de aulas teóricas é composto por 24 aulas de 50 minutos.
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Curso Prático
As aulas do curso prático terão lugar em blocos de duas semanas para cada grupo discente. Na primeira semana no Serviço Universitário de Neurologia do Hospital Egas Moniz e na segunda semana no edifício escolar do Hospital de São Francisco Xavier.
Os alunos devem comparecer às 08.30h, na Sala de Aula de Neurologia do Serviço de Neurologia do Hospital Egas Moniz (localizada no piso 1) ou na sala P12 (localizada no piso 1) no Edifício Escolar do Hospital de São Francisco Xavier, consoante se trate da primeira ou da segunda semana, respectivamente. Existirá uma folha de presenças, a qual será disponibilizada diariamente na sala de aula na primeira sessão da manhã.
Existirão uma série de sesões (duração aproximada de 30-45 minutos) onde serão tratados temas de neurologia numa abordagem orientada para a prática clínica. Paralelamente, os alunos deverão acompanhar diferentes actividades do serviço (vide esquema anexo).
Encontram-se programados tempos para realizar a história clínica / preparar caso clínico e treinar o exame neurológico, em grupo, sem supervisão (notados no calendário sob a designação Enfermaria / História Clínica, UAVC / Caso Clínco).
A cada turma será atribuído um doente da enfermaria de Neurologia para a realização de história clínica, e um doente do Serviço de Urgência / Unidade de AVC para preparação de exposição de caso em formato de diapositivos. Tanto a história clínica quanto o Caso clínico serão objecto de avaliação.
Método de avaliação
A nota final da disciplina de neurologia (0-20 valores) resulta da soma da avaliação prática, (cotada para 3 valores), com a avaliação teórica, (cotada para 17 valores).
A avaliação prática resulta da soma da média ponderada das provas semanais, (cotada para 2 valores), com a avaliação de desempenho ao longo do estágio, (cotada para 1 valor). A prova da primeira semana decorre no último dia e inclui avaliação da história clínica (dois grupos por turma), questões dirigidas e exame neurológico (individual), a avaliação na segunda semana decorre no último dia e inclui avaliação da exposição do caso clínico (dois grupos por turma) e questões dirigidas (individuais). A história clínica deve ser apresentada segundo o modelo médico habitual e incluir, obrigatoriamente, um exame neurológico detalhado. A apresentação do caso clínico obedece a template que será disponibilizado, com um máximo de 5 diapostivos por caso, com letra Arial, tamanho mínimo permitido letra 20, máximo de 5 linhas por diapositivo, (além do título). Todos os alunos serão questionados em relação à história clínica e ao caso clínico, independentemente da apresentação ser feita por um único elemento do grupo (cada
turma constitui um grupo). A avaliação é individual, não sendo atribuída uma nota de grupo. A avaliação de desempenho ao longo do estágio contempla os seguintes aspectos: assiduidade, integração no grupo, postura institucional, capacidade de se relacionar com os docentes e participação nas sessões práticas (classificação atribuída será: cumpriu / não cumpriu, respectivamente 1 / 0 valores).
Só poderão realizar a prova teórica os alunos que tiverem aproveitamento na prova prática (classificação igual ou superior a 1).
A prova teórica escrita consiste num exame com 68 perguntas de escolha múltipla (cotadas para 0,25 valores cada). Os exames decorrerão na primeira época na FCM (1º semestre 26/01/2015, 2º semestre 22/06/2015), na segunda época (14/07/2015) e na época especial (22/07/2015). A prova teórica será realizada no edifico da FCM no Campo de Santana, sendo que, excepcionalmente (segunda época / época especial) poderá ter lugar no Hospital Egas Moniz.
Os alunos que obtiverem uma nota final inferior a 8 valores serão reprovados. Os alunos com notas entre 7,5 e 9,5 valores terão que se apresentar a uma prova oral. Deverão ainda ser presentes a prova oral os alunos cuja avaliação seja, por qualquer motivo excepcional, objecto de discussão.
As notas serão afixadas no Hospital Egas Moniz no mesmo dia da realização da prova teórica, e posteriormente (após o terminus das provas orais) divulgadas na secretaria electrónica. Os exames orais serão realizados no dia seguinte ao da realização da prova teórica (desde que dia útil), no Serviço de Neurologia do Hospital Egas Moniz.
Trabalhador-estudante
De acordo com o estipulado no Código do Trabalho, o trabalhador-estudante não está sujeito ao regime de assiduidade, mas, terá de obter avaliação prática positiva.