
Pediatria
Código
11091
Unidade Orgânica
NOVA Medical school|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MMIA
Créditos
9.5
Professor responsável
Profª Doutora Maria Teresa Neto
Língua de ensino
Português
Objectivos
A Pediatria constitui uma área extensa e variada da Medicina. Sendo uma medicina interna de um grupo etário, este revela-se muito heterogéneo. A aproximação, a entrevista, o exame objectivo, a patologia, a terapêutica, diferem de acordo com os subgrupos etários. Por outro lado, o conhecimento ultrapassa a medicina interna uma vez que a genética, o desenvolvimento, o crescimento, especificidades de nutrição, a pediatria preventiva e outras, estão para além dela.
No ano lectivo actual a UC de Pediatria do curso de Mestrado Integrado em Medicina tem que manter os conteúdos dos anos anteriores uma vez que a reforma em curso só atingirá o 5ºano no ano lectivo de 2015-16. Na realidade, teve início neste ano lectivo a UC Introdução à Pediatria e Medicina do Adolescente o que fará com que os conteúdos da UC Pediatria 5º ano sejam modificados no próximo ano lectivo. A medicina da criança ganhou assim mais algum tempo para ensino, estudo e prática da Pediatria.
Os objectivos gerais desta UC continuam por isso a ser extensos uma vez que cobrem varias áreas, do normal ao patológico, sendo basicamente os seguintes:
- Transmissão de bases teóricas
- Aplicação dos conhecimentos teóricos à prática clínica
- Seguimento e avaliação global da criança saudável integrada na sociedade: crescimento, desenvolvimento, nutrição, vacinas
- Reconhecimento e intervenção em situações de urgência e emergência
- Patologia do ambulatório e internamento nos vários grupos etários
- Contacto com o doente agudo e o doente crónico
- Estímulo ao estudo e à investigação
- Estímulo ao desenvolvimento de competências transversais autonomia e capacidade de pesquisa; treino e desenvolvimento das qualidades de prelector; aprendizagem de comunicação - com a criança e com a família; capacidade de comentar, questionar e criticar; poder de síntese; modo de estar.
- Introdução a outras áreas transversais do conhecimento, nomeadamente controlo de infecção e risco clínico, matérias que irão acompanhar o futuro clínico para toda a vida.
- Estímulo à integridade intelectual, à pontualidade e ao rigor científico
Pré-requisitos
Conteúdo
Conteúdo e calendarização
Para os dois primeiros grupos de cada semestre as aulas teóricas terão lugar todas as 2ªf das 6 semanas entre as 8,30 às 13h, na Sala de Conferências do Hospital de Dona Estefânia). No quandro seguinte constam as datas de cada dia de aulas para o 1º e para o 2º grupos do 1º semestre e 4º e 5º grupos no 2º Semestre. ( 1ºSemestre / 2ªSemestre)
2ªf 1ª semana
15 Set (1ºgrupo)
27 Out (2ºgrupo)
16Fev (4ºgrupo)
30Março (5ºgrupo)
8,30 9h - Apresentação do módulo
9-10,30 - Introdução à Pediatria. Organização de Cuidados. Indicadores de saúde infantil. Taxas de nascimento, de mortalidade e de morbilidade
10,40 11,50 - Peculiaridades de história clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança
12 -12,50 - Simulação em Pediatria - as bases teóricas
2ªf 2ª semana
22 Set (1ºgrupo)
3 Nov (2ºgrupo)
24Fev (4ºgrupo)
7 Abril (5ªgrupo)
8,30-9,20 Desenvolvimento
9,30 10,50 Cardiologia
11 11,50 Alimentação e nutrição
12-12,50 Crescimento
2ªf 3ª semana
29 Set (1ºgrupo)
10 Nov (2ºgrupo
2Março (4ºgrupo)
20 Abril (5ºgrupo)
8,30-9,20 - Patologia respiratória
9,30 10,20 Vacinas
10,30- 11, 20 Patologia infecciosa
11,30 12,50 - Patologia infecciosa
2ªf 4ª semana
6 Out (1ºgrupo)
17Nov (2ºgrupo)
9 Março (4ºgrupo)
27 Abril (5ºgrupo)
8,30 9,50 - RCIU. Icterícia neonatal
10- 10,50 Patologia gastrointestinal
11-11,50 - Patologia Gastrointestinal
12- 12,50 - Risco Clínico. Segurança do doente
2ªf 5ª semana
13 Out (1ºgrupo)
24Nov (2ºgrupo)
16 Março (4ºgrupo)
4 Maio(5ºgrupo)
8,30 9,50 Hematologia e oncologia
10- 11,20 - Neurologia
11,30 12,50 Endocrinologia
2ªf 6ª semana
20 Out (1ºgrupo)
1 Dez (2ºgrupo)
23 Março (4º grupo)
11 Maio (5ºgrupo)
8,30 10 Nefrologia
10,10 11 - Estomatologia
11,10 12,50 - Infecções congénitas. Infecção bacteriana perinatal. Noções básicas de controlo de infecção
Para o 3º grupo (1º semestre) - semana de 10 a 14 de Novembro
Para o 6º grupo (2º semestre) semana de 20 a 24 de Abril
(Sala do Centro Universitário no HDE)
Carga horária: 28h
2ªfeira
08.30 9.00
Apresentação do Módulo
9.00 9.40
Infecção hospitalar - noções práticas
9.50 -11.20
Introdução à Pediatria. Organização de cuidados; Indicadores de saúde infantil. Taxas: de nascimento, de mortalidade, morbilidade.
11.30- 12.30
Particularidades da História Clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança
3ª feira
08.30-9.20
Desenvolvimento
09.30 -10.50
Nefrologia
11.00 - 11.50
Alimentação e nutrição
12.00-13.20
Crescimento
13.20-14.30
Intervalo almoço
14.30-15.30
ACIU. Icterícia neonatal
15.40 -16.50
Hematologia e Oncologia
4ª feira
8.30-10.00
Patologia respiratória
10.10-11.20
Infecciologia
11.30 - 12.30
Infecciologia
12.30-13.30
Intervalo almoço
13.30-14.20
Patologia gastrointestinal
14.30-15.20
Patologia gastrointestinal
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Bibliografia
-
· Tratado de Clínica Pediátrica. João M. Videira Amaral. Lisboa, 2008
· Orientação Diagnóstica em Pediatria (JM Palminha, Em Carrilho). Lidel Lisboa, 2003.
· Terapêutica Pediátrica em Ambulatório (MA Costa, MC Lemos, F. Durão, JM Palminha; Editora Lidel, 2ª Ed Lisboa, 2008.
· Manual de Casos Clínicos (MGGomes Costa); Ed. Samjú, Lisboa, 2000.
· Cirurgia Pediátrica José Luis Martins. Manole, 2007
· Essential Pediatrics (David Hull, Derek I Johnston. Eds.). Churchill Livingstone. Edinburgh, 1999
· Illustrated Textbook of Paediatrics (Tom Lissauer, Graham Clayden). Ed. Mosby. London, 2002
· Nelson Textbook of Pediatrics (Richard E Behrman, Robert M Kliegman, Eds.). WB Saunders Company. Philadelphia, 2004
· Recém-Nascido: I Informação Básica (A Torrado da Silva)
II Normas Práticas de Actuação (João M Videira Amaral, JM Ramos de Almeida, L Duarte Fino, A Marques Valido). Ed. Direcção Geral da Saúde. Lisboa, 1981
· Paediatric Clinical Examination (Dennis Gill, Niall OBrien). Ed. Churchill Livingstone. Edinburgh, 2003
· Manual of Neonatal Care (JP Cloherty, EC Eichenwald, AR Stark Lippincot Williams & Wilkins Philadelphia, 2004.
· Pediatric Decision Making (Bermans). Mosby, Philadelphia, 2003.
· Hospital Pediatrics (AD Milner, D Hull) Churchill Livingstone. Edinburgh, 1998.
· Pediatric Surgery Handbook ( download gratuito )
http://home.coqui.net/titolugo/handbook.htm
· K. Suresh. Medical students should not be forced to study all subjects BMJ 2002;324:S167
Método de ensino
Ao longo das 6 semanas do Bloco são utilizadas várias modalidades pedagógicas - aulas teóricas, teórico-práticas, ensino em exercício, seminários e aulas de simulação de técnicas.
Recepção dos alunos
No início de cada bloco é feita uma palestra introdutória de boas vindas. Nessa sessão é apresentado o Hospital, são explicados os objectivos do bloco e a organização do mesmo, é dada uma perspetiva do que se espera dos alunos, apresentado o conteúdo programático, a bibliografia e os métodos de avaliação da aprendizagem e do ensino. São também ensinados os fundamentos da literacia social do médico
A - Aulas Teóricas
Para os dois primeiros grupos de cada semestre as aulas teóricas decorrem todas as segundas feiras durante as 6 semanas do Bloco, das 8,30 às 13h com duração de 50 minutos ou 90 minutos com intervalo (50+40min). As aulas teóricas são leccionadas a todos os alunos do bloco, por médicos do Hospital de Dona Estefânia e do Hospital de São Francisco Xavier afectos ou não à Faculdade.
Para os alunos do 3º grupo de cada semestre as aulas decorrem durante a 1ª semana do bloco e terão lugar na Sala do Centro Universitário
As aulas teóricas podem ser de tipo magistral, ainda apreciadas pelos alunos ou baseadas em casos clínicos.
O conteúdo das aulas fica disponível no computador da Faculdade e é de acesso livre a todos os alunos.
Conteúdo e calendarização
Para os dois primeiros grupos de cada semestre as aulas teóricas terão lugar todas as 2ªf das 6 semanas entre as 8,30 às 13h, na Sala de Conferências do Hospital de Dona Estefânia). No quandro seguinte constam as datas de cada dia de aulas para o 1º e para o 2º grupos do 1º semestre e 4º e 5º grupos no 2º Semestre. ( 1ºSemestre / 2ªSemestre)
2ªf 1ª semana
15 Set (1ºgrupo)
27 Out (2ºgrupo)
16Fev (4ºgrupo)
30Março (5ºgrupo)
8,30 9h - Apresentação do módulo
9-10,30 - Introdução à Pediatria. Organização de Cuidados. Indicadores de saúde infantil. Taxas de nascimento, de mortalidade e de morbilidade
10,40 11,50 - Peculiaridades de história clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança
12 -12,50 - Simulação em Pediatria - as bases teóricas
2ªf 2ª semana
22 Set (1ºgrupo)
3 Nov (2ºgrupo)
24Fev (4ºgrupo)
7 Abril (5ªgrupo)
8,30-9,20 Desenvolvimento
9,30 10,50 Cardiologia
11 11,50 Alimentação e nutrição
12-12,50 Crescimento
2ªf 3ª semana
29 Set (1ºgrupo)
10 Nov (2ºgrupo
2Março (4ºgrupo)
20 Abril (5ºgrupo)
8,30-9,20 - Patologia respiratória
9,30 10,20 Vacinas
10,30- 11, 20 Patologia infecciosa
11,30 12,50 - Patologia infecciosa
2ªf 4ª semana
6 Out (1ºgrupo)
17Nov (2ºgrupo)
9 Março (4ºgrupo)
27 Abril (5ºgrupo)
8,30 9,50 - RCIU. Icterícia neonatal
10- 10,50 Patologia gastrointestinal
11-11,50 - Patologia Gastrointestinal
12- 12,50 - Risco Clínico. Segurança do doente
2ªf 5ª semana
13 Out (1ºgrupo)
24Nov (2ºgrupo)
16 Março (4ºgrupo)
4 Maio(5ºgrupo)
8,30 9,50 Hematologia e oncologia
10- 11,20 - Neurologia
11,30 12,50 Endocrinologia
2ªf 6ª semana
20 Out (1ºgrupo)
1 Dez (2ºgrupo)
23 Março (4º grupo)
11 Maio (5ºgrupo)
8,30 10 Nefrologia
10,10 11 - Estomatologia
11,10 12,50 - Infecções congénitas. Infecção bacteriana perinatal. Noções básicas de controlo de infecção
Para o 3º grupo (1º semestre) - semana de 10 a 14 de Novembro
Para o 6º grupo (2º semestre) semana de 20 a 24 de Abril
(Sala do Centro Universitário no HDE)
Carga horária: 28h
2ªfeira
08.30 9.00
Apresentação do Módulo
9.00 9.40
Infecção hospitalar - noções práticas
9.50 -11.20
Introdução à Pediatria. Organização de cuidados; Indicadores de saúde infantil. Taxas: de nascimento, de mortalidade, morbilidade.
11.30- 12.30
Particularidades da História Clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança
3ª feira
08.30-9.20
Desenvolvimento
09.30 -10.50
Nefrologia
11.00 - 11.50
Alimentação e nutrição
12.00-13.20
Crescimento
13.20-14.30
Intervalo almoço
14.30-15.30
ACIU. Icterícia neonatal
15.40 -16.50
Hematologia e Oncologia
4ª feira
8.30-10.00
Patologia respiratória
10.10-11.20
Infecciologia
11.30 - 12.30
Infecciologia
12.30-13.30
Intervalo almoço
13.30-14.20
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Método de avaliação
A avaliação é realizada no final de cada bloco de 6 semanas para os alunos do respectivo bloco.
A avaliação final é expressa na escala de 0 a 20 considerando-se como tendo transitado os alunos que obtenham classificação superior a 10.
Sessenta por cento desta pontuação é obtida no estágio de prática clínica de acordo com a seguinte classificação aprovada pela FCM:
Avaliação contínua
Pontuação - de 0 a 20 valores
Caderno de estágio avaliado pelo assistente - 0 a 20 (50%)
Avaliação global do assistente considerando 0 a 20 (50%)
· Realização e discussão de uma história clínica: 0-3 valores
· Elaboração de um relatório de alta: 0-3 valores
· Modo de execução de manobras do exame objectivo/registo de procedimentos: 0-3 valores
· Metodologia de abordagem diagnóstica e terapêutica: 0-3 valores
· Conhecimentos teórico-práticos: 0-3 valores
· Capacidade de exposição: 0-2 valores
· Interesse pelas actividades do estágio: 0-3 valores (assiduidade; pontualidade; participação em reuniões; relações humanas, integração na equipa)
Atendendo a que o exame escrito ocorre no último dia da última semana de estágio, é impraticável afixar as classificações da prática clínica antes da realização do exame escrito.
A avaliação do Assistente deve ser disponibilizada o mais tardar na semana seguinte ao término do estágio, após discussão do caderno de estágio entre Aluno e Assistente.
Nas situações limite, em que é duvidoso o aproveitamento prático do aluno, deve ser discutida em reunião entre Regente, Aluno e Assistente, a adequação da admissão do aluno a exame escrito.
Os alunos que, por razões excepcionais, não tenham conseguido cumprir tempos de prática clínica, adequados a uma aquisição de conhecimentos considerada aceitável pelo assistente, de modo a poder classificá-lo, poderão repetir o estágio em tempo de férias se para isso houver Assistente disponível que concorde em aceitar o aluno.
Um aluno que tenha cumprido o estágio prático com aproveitamento e que não tenha conseguido fazer exame escrito no mesmo ano lectivo, poderá beneficiar dessa classificação no ano lectivo seguinte e apenas nesse, caso se proponha fazer exame escrito e não possa repetir o estágio.
Prova escrita
Os restantes 40% da classificação final advém do exame escrito com a duração de 60 minutos. É uma prova constituída por 100 questões no que respeita a diagnóstico, terapêutica ou orientação de situações clínicas, com resposta de verdadeiro ou falso e pontuação de 0,2 valores cada. As respostas erradas não descontam na classificação.
Os alunos devem realizar esta prova no final de cada bloco de 6 semanas apesar de poderem recorrer a exame de 2ª época. Há ainda uma época especial para os casos definidos no Regulamento de Avaliação
A pontuação inferior a 10 e superior a 19 valores na prova escrita implica realização de prova oral em data a combinar com o aluno, na mesma época de exame.
Se a classificação da prova escrita for superior a 19 e o aluno recusar fazer exame oral a classificação do exame escrito ficará nos 19 valores.
Pode haver consulta do exame escrito desde que solicitado pelo aluno. A data
e hora para consulta serão marcados de acordo com a disponibilidade do aluno e do Regente. A revisão de provas segue o descrito no Regulamento de Avaliação e têm que ser pedidas por escrito na Divisão Académica.
As provas para melhoria de classificação serão realizadas na 2ª época
Prova oral
Esta prova será realizada na presença do regente e do respectivo assistente.
O aluno será confrontado com problemas práticos concretos a resolver (incluindo, por exemplo, interpretação de resultados de exames complementares), na base da experiência do estágio e não com questões puramente teóricas. Tal metodologia permitirá ajuizar, de modo mais pragmático, não só os conhecimentos, mas igualmente atitudes e, eventualmente, aptidões.
Cursos
2ªf 1ª semana
15 Set (1ºgrupo)
27 Out (2ºgrupo)
16Fev (4ºgrupo)
30Março (5ºgrupo)
8,30 9h - Apresentação do módulo
9-10,30 - Introdução à Pediatria. Organização de Cuidados. Indicadores de saúde infantil. Taxas de nascimento, de mortalidade e de morbilidade
10,40 11,50 - Peculiaridades de história clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança
12 -12,50 - Simulação em Pediatria - as bases teóricas
2ªf 2ª semana
22 Set (1ºgrupo)
3 Nov (2ºgrupo)
24Fev (4ºgrupo)
7 Abril (5ªgrupo)
8,30-9,20 Desenvolvimento
9,30 10,50 Cardiologia
11 11,50 Alimentação e nutrição
12-12,50 Crescimento
2ªf 3ª semana
29 Set (1ºgrupo)
10 Nov (2ºgrupo
2Março (4ºgrupo)
20 Abril (5ºgrupo)
8,30-9,20 - Patologia respiratória
9,30 10,20 Vacinas
10,30- 11, 20 Patologia infecciosa
11,30 12,50 - Patologia infecciosa
2ªf 4ª semana
6 Out (1ºgrupo)
17Nov (2ºgrupo)
9 Março (4ºgrupo)
27 Abril (5ºgrupo)
8,30 9,50 - RCIU. Icterícia neonatal
10- 10,50 Patologia gastrointestinal
11-11,50 - Patologia Gastrointestinal
12- 12,50 - Risco Clínico. Segurança do doente
2ªf 5ª semana
13 Out (1ºgrupo)
24Nov (2ºgrupo)
16 Março (4ºgrupo)
4 Maio(5ºgrupo)
8,30 9,50 Hematologia e oncologia
10- 11,20 - Neurologia
11,30 12,50 Endocrinologia
2ªf 6ª semana
20 Out (1ºgrupo)
1 Dez (2ºgrupo)
23 Março (4º grupo)
11 Maio (5ºgrupo)
8,30 10 Nefrologia
10,10 11 - Estomatologia
11,10 12,50 - Infecções congénitas. Infecção bacteriana perinatal. Noções básicas de controlo de infecção
Carga horária: 28h
2ªfeira
08.30 9.00
Apresentação do Módulo
9.00 9.40
Infecção hospitalar - noções práticas
9.50 -11.20
Introdução à Pediatria. Organização de cuidados; Indicadores de saúde infantil. Taxas: de nascimento, de mortalidade, morbilidade.
11.30- 12.30
Particularidades da História Clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança
3ª feira
08.30-9.20
Desenvolvimento
09.30 -10.50
Nefrologia
11.00 - 11.50
Alimentação e nutrição
12.00-13.20
Crescimento
13.20-14.30
Intervalo almoço
14.30-15.30
ACIU. Icterícia neonatal
15.40 -16.50
Hematologia e Oncologia
4ª feira
8.30-10.00
Patologia respiratória
10.10-11.20
Infecciologia
11.30 - 12.30
Infecciologia
12.30-13.30
Intervalo almoço
13.30-14.20
Patologia gastrointestinal
14.30-15.20
Patologia gastrointestinal
Bibliografia
-
· Tratado de Clínica Pediátrica. João M. Videira Amaral. Lisboa, 2008
· Orientação Diagnóstica em Pediatria (JM Palminha, Em Carrilho). Lidel Lisboa, 2003.
· Terapêutica Pediátrica em Ambulatório (MA Costa, MC Lemos, F. Durão, JM Palminha; Editora Lidel, 2ª Ed Lisboa, 2008.
· Manual de Casos Clínicos (MGGomes Costa); Ed. Samjú, Lisboa, 2000.
· Cirurgia Pediátrica José Luis Martins. Manole, 2007
· Essential Pediatrics (David Hull, Derek I Johnston. Eds.). Churchill Livingstone. Edinburgh, 1999
· Illustrated Textbook of Paediatrics (Tom Lissauer, Graham Clayden). Ed. Mosby. London, 2002
· Nelson Textbook of Pediatrics (Richard E Behrman, Robert M Kliegman, Eds.). WB Saunders Company. Philadelphia, 2004
· Recém-Nascido: I Informação Básica (A Torrado da Silva)
II Normas Práticas de Actuação (João M Videira Amaral, JM Ramos de Almeida, L Duarte Fino, A Marques Valido). Ed. Direcção Geral da Saúde. Lisboa, 1981
· Paediatric Clinical Examination (Dennis Gill, Niall OBrien). Ed. Churchill Livingstone. Edinburgh, 2003
· Manual of Neonatal Care (JP Cloherty, EC Eichenwald, AR Stark Lippincot Williams & Wilkins Philadelphia, 2004.
· Pediatric Decision Making (Bermans). Mosby, Philadelphia, 2003.
· Hospital Pediatrics (AD Milner, D Hull) Churchill Livingstone. Edinburgh, 1998.
· Pediatric Surgery Handbook ( download gratuito )
http://home.coqui.net/titolugo/handbook.htm
· K. Suresh. Medical students should not be forced to study all subjects BMJ 2002;324:S167
Método de ensino
Ao longo das 6 semanas do Bloco são utilizadas várias modalidades pedagógicas - aulas teóricas, teórico-práticas, ensino em exercício, seminários e aulas de simulação de técnicas.
Recepção dos alunos
No início de cada bloco é feita uma palestra introdutória de boas vindas. Nessa sessão é apresentado o Hospital, são explicados os objectivos do bloco e a organização do mesmo, é dada uma perspetiva do que se espera dos alunos, apresentado o conteúdo programático, a bibliografia e os métodos de avaliação da aprendizagem e do ensino. São também ensinados os fundamentos da literacia social do médico
A - Aulas Teóricas
Para os dois primeiros grupos de cada semestre as aulas teóricas decorrem todas as segundas feiras durante as 6 semanas do Bloco, das 8,30 às 13h com duração de 50 minutos ou 90 minutos com intervalo (50+40min). As aulas teóricas são leccionadas a todos os alunos do bloco, por médicos do Hospital de Dona Estefânia e do Hospital de São Francisco Xavier afectos ou não à Faculdade.
Para os alunos do 3º grupo de cada semestre as aulas decorrem durante a 1ª semana do bloco e terão lugar na Sala do Centro Universitário
As aulas teóricas podem ser de tipo magistral, ainda apreciadas pelos alunos ou baseadas em casos clínicos.
O conteúdo das aulas fica disponível no computador da Faculdade e é de acesso livre a todos os alunos.
Conteúdo e calendarização
Para os dois primeiros grupos de cada semestre as aulas teóricas terão lugar todas as 2ªf das 6 semanas entre as 8,30 às 13h, na Sala de Conferências do Hospital de Dona Estefânia). No quandro seguinte constam as datas de cada dia de aulas para o 1º e para o 2º grupos do 1º semestre e 4º e 5º grupos no 2º Semestre. ( 1ºSemestre / 2ªSemestre)
2ªf 1ª semana 15 Set (1ºgrupo) 27 Out (2ºgrupo) 16Fev (4ºgrupo) 30Março (5ºgrupo) |
8,30 9h - Apresentação do módulo 9-10,30 - Introdução à Pediatria. Organização de Cuidados. Indicadores de saúde infantil. Taxas de nascimento, de mortalidade e de morbilidade 10,40 11,50 - Peculiaridades de história clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança 12 -12,50 - Simulação em Pediatria - as bases teóricas |
2ªf 2ª semana 22 Set (1ºgrupo) 3 Nov (2ºgrupo) 24Fev (4ºgrupo) 7 Abril (5ªgrupo) |
8,30-9,20 Desenvolvimento 9,30 10,50 Cardiologia 11 11,50 Alimentação e nutrição 12-12,50 Crescimento |
2ªf 3ª semana 29 Set (1ºgrupo) 10 Nov (2ºgrupo 2Março (4ºgrupo) 20 Abril (5ºgrupo) |
8,30-9,20 - Patologia respiratória 9,30 10,20 Vacinas 10,30- 11, 20 Patologia infecciosa 11,30 12,50 - Patologia infecciosa |
2ªf 4ª semana 6 Out (1ºgrupo) 17Nov (2ºgrupo) 9 Março (4ºgrupo) 27 Abril (5ºgrupo) |
8,30 9,50 - RCIU. Icterícia neonatal 10- 10,50 Patologia gastrointestinal 11-11,50 - Patologia Gastrointestinal 12- 12,50 - Risco Clínico. Segurança do doente |
2ªf 5ª semana 13 Out (1ºgrupo) 24Nov (2ºgrupo) 16 Março (4ºgrupo) 4 Maio(5ºgrupo) |
8,30 9,50 Hematologia e oncologia 10- 11,20 - Neurologia 11,30 12,50 Endocrinologia |
2ªf 6ª semana 20 Out (1ºgrupo) 1 Dez (2ºgrupo) 23 Março (4º grupo) 11 Maio (5ºgrupo) |
8,30 10 Nefrologia 10,10 11 - Estomatologia 11,10 12,50 - Infecções congénitas. Infecção bacteriana perinatal. Noções básicas de controlo de infecção |
Para o 3º grupo (1º semestre) - semana de 10 a 14 de Novembro
Para o 6º grupo (2º semestre) semana de 20 a 24 de Abril
(Sala do Centro Universitário no HDE)
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Carga horária: 28h |
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2ªfeira |
08.30 9.00 |
Apresentação do Módulo |
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9.00 9.40 |
Infecção hospitalar - noções práticas |
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9.50 -11.20 |
Introdução à Pediatria. Organização de cuidados; Indicadores de saúde infantil. Taxas: de nascimento, de mortalidade, morbilidade. |
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11.30- 12.30 |
Particularidades da História Clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança |
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3ª feira |
08.30-9.20 |
Desenvolvimento |
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09.30 -10.50 |
Nefrologia |
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11.00 - 11.50 |
Alimentação e nutrição |
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12.00-13.20 |
Crescimento |
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13.20-14.30 |
Intervalo almoço |
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14.30-15.30 |
ACIU. Icterícia neonatal |
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15.40 -16.50 |
Hematologia e Oncologia |
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4ª feira |
8.30-10.00 |
Patologia respiratória |
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10.10-11.20 |
Infecciologia |
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11.30 - 12.30 |
Infecciologia |
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12.30-13.30 |
Intervalo almoço |
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13.30-14.20 |
<SPAN style='FONT-SIZE: 10pt; FONT-FAMILY: "Arial","sans-s Método de avaliação
A avaliação é realizada no final de cada bloco de 6 semanas para os alunos do respectivo bloco. A avaliação final é expressa na escala de 0 a 20 considerando-se como tendo transitado os alunos que obtenham classificação superior a 10. Sessenta por cento desta pontuação é obtida no estágio de prática clínica de acordo com a seguinte classificação aprovada pela FCM: Avaliação contínua Pontuação - de 0 a 20 valores Caderno de estágio avaliado pelo assistente - 0 a 20 (50%) Avaliação global do assistente considerando 0 a 20 (50%) · Realização e discussão de uma história clínica: 0-3 valores · Elaboração de um relatório de alta: 0-3 valores · Modo de execução de manobras do exame objectivo/registo de procedimentos: 0-3 valores · Metodologia de abordagem diagnóstica e terapêutica: 0-3 valores · Conhecimentos teórico-práticos: 0-3 valores · Capacidade de exposição: 0-2 valores · Interesse pelas actividades do estágio: 0-3 valores (assiduidade; pontualidade; participação em reuniões; relações humanas, integração na equipa) Atendendo a que o exame escrito ocorre no último dia da última semana de estágio, é impraticável afixar as classificações da prática clínica antes da realização do exame escrito. A avaliação do Assistente deve ser disponibilizada o mais tardar na semana seguinte ao término do estágio, após discussão do caderno de estágio entre Aluno e Assistente. Nas situações limite, em que é duvidoso o aproveitamento prático do aluno, deve ser discutida em reunião entre Regente, Aluno e Assistente, a adequação da admissão do aluno a exame escrito. Os alunos que, por razões excepcionais, não tenham conseguido cumprir tempos de prática clínica, adequados a uma aquisição de conhecimentos considerada aceitável pelo assistente, de modo a poder classificá-lo, poderão repetir o estágio em tempo de férias se para isso houver Assistente disponível que concorde em aceitar o aluno. Um aluno que tenha cumprido o estágio prático com aproveitamento e que não tenha conseguido fazer exame escrito no mesmo ano lectivo, poderá beneficiar dessa classificação no ano lectivo seguinte e apenas nesse, caso se proponha fazer exame escrito e não possa repetir o estágio. Prova escrita Os restantes 40% da classificação final advém do exame escrito com a duração de 60 minutos. É uma prova constituída por 100 questões no que respeita a diagnóstico, terapêutica ou orientação de situações clínicas, com resposta de verdadeiro ou falso e pontuação de 0,2 valores cada. As respostas erradas não descontam na classificação. Os alunos devem realizar esta prova no final de cada bloco de 6 semanas apesar de poderem recorrer a exame de 2ª época. Há ainda uma época especial para os casos definidos no Regulamento de Avaliação A pontuação inferior a 10 e superior a 19 valores na prova escrita implica realização de prova oral em data a combinar com o aluno, na mesma época de exame. Se a classificação da prova escrita for superior a 19 e o aluno recusar fazer exame oral a classificação do exame escrito ficará nos 19 valores. Pode haver consulta do exame escrito desde que solicitado pelo aluno. A data e hora para consulta serão marcados de acordo com a disponibilidade do aluno e do Regente. A revisão de provas segue o descrito no Regulamento de Avaliação e têm que ser pedidas por escrito na Divisão Académica. As provas para melhoria de classificação serão realizadas na 2ª época Prova oral Esta prova será realizada na presença do regente e do respectivo assistente. O aluno será confrontado com problemas práticos concretos a resolver (incluindo, por exemplo, interpretação de resultados de exames complementares), na base da experiência do estágio e não com questões puramente teóricas. Tal metodologia permitirá ajuizar, de modo mais pragmático, não só os conhecimentos, mas igualmente atitudes e, eventualmente, aptidões.
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