Faculdade de Ciências Médicas

Pediatria

Código

11091

Unidade Orgânica

NOVA Medical school|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MMIA

Créditos

9.5

Professor responsável

Profª Doutora Maria Teresa Neto

Língua de ensino

Português

Objectivos

A Pediatria constitui uma área extensa e variada da Medicina. Sendo uma medicina interna de um grupo etário, este revela-se muito heterogéneo. A aproximação, a entrevista, o exame objectivo, a patologia, a terapêutica, diferem de acordo com os subgrupos etários. Por outro lado, o conhecimento ultrapassa a medicina interna uma vez que a genética, o desenvolvimento, o crescimento, especificidades de nutrição, a pediatria preventiva e outras, estão para além dela.  

No ano lectivo actual a UC de Pediatria do curso de Mestrado Integrado em Medicina tem que manter os conteúdos dos anos anteriores uma vez que a reforma em curso só atingirá o 5ºano no ano lectivo de 2015-16.  Na realidade, teve início neste ano lectivo a UC “Introdução à Pediatria e Medicina do Adolescente” o que fará com que os conteúdos da UC Pediatria 5º ano sejam modificados no próximo ano lectivo. A medicina da criança ganhou assim mais algum tempo para ensino, estudo e prática da Pediatria.

Os objectivos gerais desta UC continuam por isso a ser extensos uma vez que  cobrem varias áreas, do normal ao patológico, sendo basicamente os seguintes:

  • Transmissão de bases teóricas
  • Aplicação dos conhecimentos teóricos à prática clínica
  • Seguimento e avaliação global da criança saudável integrada na sociedade: crescimento, desenvolvimento, nutrição, vacinas
  • Reconhecimento e intervenção em situações de urgência e emergência
  • Patologia do ambulatório e internamento nos vários grupos etários
  • Contacto com o doente agudo e o doente crónico
  • Estímulo ao estudo e à investigação
  • Estímulo ao desenvolvimento de competências transversais – autonomia e capacidade de pesquisa; treino e desenvolvimento das qualidades de prelector; aprendizagem de comunicação - com a criança e com a família; capacidade de comentar, questionar e criticar; poder de síntese; modo de estar.
  • Introdução a outras áreas transversais do conhecimento, nomeadamente controlo de infecção e risco clínico, matérias que irão acompanhar o futuro clínico para toda a vida.
  • Estímulo  à integridade intelectual, à pontualidade e ao rigor científico

Pré-requisitos

 

Conteúdo

Conteúdo e calendarização

Para os dois primeiros grupos de cada semestre as aulas teóricas terão lugar todas as 2ªf das 6 semanas entre as 8,30 às 13h, na Sala de Conferências do Hospital de Dona Estefânia). No quandro seguinte constam as datas de cada dia de aulas para o 1º e para o 2º grupos do 1º semestre e 4º e 5º grupos no 2º Semestre.  ( 1ºSemestre / 2ªSemestre)

 

2ªf – 1ª semana

15 Set (1ºgrupo)

27 Out (2ºgrupo)

16Fev (4ºgrupo)

30Março (5ºgrupo)

8,30 – 9h -  Apresentação do módulo

9-10,30 - Introdução à Pediatria. Organização de Cuidados. Indicadores de saúde infantil. Taxas de nascimento, de mortalidade e de morbilidade

 10,40 – 11,50 - Peculiaridades de história clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança

12 -12,50 - Simulação  em Pediatria - as bases teóricas

2ªf – 2ª semana

22 Set (1ºgrupo)

3 Nov (2ºgrupo)

24Fev (4ºgrupo)

7 Abril (5ªgrupo)

8,30-9,20 – Desenvolvimento

9,30 – 10,50 – Cardiologia

11 – 11,50 –  Alimentação e nutrição

12-12,50 –  Crescimento

2ªf – 3ª semana

29 Set (1ºgrupo)

10 Nov (2ºgrupo

2Março (4ºgrupo)

20 Abril (5ºgrupo)

8,30-9,20 -  Patologia respiratória

9,30 – 10,20 – Vacinas

10,30- 11, 20 – Patologia infecciosa

11,30 – 12,50 - Patologia infecciosa

2ªf – 4ª semana

6  Out (1ºgrupo)

17Nov (2ºgrupo)

9 Março (4ºgrupo)

27 Abril (5ºgrupo)

8,30 – 9,50 - RCIU. Icterícia neonatal

10- 10,50 – Patologia gastrointestinal

11-11,50 - Patologia Gastrointestinal

12- 12,50 -  Risco Clínico. Segurança do doente 

2ªf – 5ª semana

13 Out (1ºgrupo)

24Nov (2ºgrupo)

16 Março (4ºgrupo)

4 Maio(5ºgrupo)

8,30 – 9,50 Hematologia e oncologia

10- 11,20 -  Neurologia

11,30 – 12,50 –  Endocrinologia

2ªf – 6ª semana

20 Out (1ºgrupo)

1 Dez (2ºgrupo)

23 Março (4º grupo)

11 Maio (5ºgrupo)

8,30 – 10 – Nefrologia

10,10 – 11  - Estomatologia

11,10 – 12,50  - Infecções congénitas. Infecção bacteriana perinatal. Noções básicas de controlo de infecção

 

 

 

 

 

 

Para o 3º grupo (1º semestre) - semana de 10 a 14 de Novembro

Para o 6º grupo (2º semestre) – semana de 20 a 24 de Abril

(Sala do Centro Universitário no HDE)

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Bibliografia

  • ·         Tratado de Clínica Pediátrica. João M. Videira Amaral. Lisboa, 2008

    ·         Orientação Diagnóstica em Pediatria (JM Palminha, Em Carrilho). Lidel Lisboa, 2003.

    ·         Terapêutica Pediátrica em Ambulatório (MA Costa, MC Lemos, F. Durão, JM Palminha; Editora Lidel, 2ª Ed Lisboa, 2008.

    ·         Manual de Casos Clínicos (MGGomes Costa); Ed. Samjú, Lisboa, 2000.

    ·         Cirurgia Pediátrica – José Luis Martins.  Manole, 2007

    ·         Essential Pediatrics (David Hull, Derek I Johnston. Eds.). Churchill Livingstone. Edinburgh, 1999

    ·         Illustrated Textbook of Paediatrics (Tom Lissauer, Graham Clayden). Ed. Mosby. London, 2002

    ·         Nelson Textbook of Pediatrics (Richard E Behrman, Robert M Kliegman, Eds.). WB Saunders Company. Philadelphia, 2004

    ·         Recém-Nascido: I – Informação Básica (A Torrado da Silva)

          II– Normas Práticas de Actuação (João M Videira Amaral, JM Ramos de Almeida, L Duarte Fino, A Marques Valido). Ed. Direcção Geral da Saúde. Lisboa, 1981

    ·         Paediatric Clinical Examination (Dennis Gill, Niall O’Brien). Ed. Churchill Livingstone. Edinburgh, 2003

    ·         Manual of Neonatal Care (JP Cloherty, EC Eichenwald, AR Stark Lippincot Williams & Wilkins – Philadelphia, 2004.

    ·         Pediatric Decision Making (Bermans). Mosby, Philadelphia, 2003.

    ·         Hospital Pediatrics (AD Milner, D Hull) Churchill Livingstone. Edinburgh, 1998.

    ·         Pediatric Surgery Handbook ( download gratuito ) –

    http://home.coqui.net/titolugo/handbook.htm

    ·         K. Suresh. Medical students should not be forced to study all subjects BMJ 2002;324:S167 

     

Método de ensino

Ao longo das 6 semanas do Bloco são utilizadas várias modalidades pedagógicas - aulas teóricas, teórico-práticas, ensino em exercício, seminários e aulas de simulação de técnicas.

Recepção dos alunos

No início de cada bloco é feita uma palestra introdutória de boas vindas. Nessa sessão  é apresentado o Hospital, são explicados os objectivos do bloco e a organização do mesmo, é dada uma perspetiva do que se espera dos alunos, apresentado o conteúdo programático, a bibliografia e os métodos de avaliação – da aprendizagem e do ensino. São também ensinados os fundamentos da literacia social do médico

A - Aulas Teóricas

Para os dois primeiros grupos de cada semestre as aulas teóricas decorrem todas as segundas feiras durante as 6 semanas do Bloco, das 8,30 às 13h com duração de 50 minutos ou 90 minutos com intervalo (50+40min). As aulas teóricas são leccionadas a todos os alunos do bloco, por médicos do Hospital de Dona Estefânia e do Hospital de São Francisco Xavier afectos ou não à Faculdade.

Para os alunos do 3º grupo de cada semestre as aulas decorrem durante a 1ª semana do bloco e terão lugar na Sala do Centro Universitário

As aulas teóricas podem ser de tipo magistral, “ainda” apreciadas pelos alunos ou baseadas em casos clínicos.

O conteúdo das aulas fica disponível no computador da Faculdade e é de acesso livre a todos os alunos.

Conteúdo e calendarização

Para os dois primeiros grupos de cada semestre as aulas teóricas terão lugar todas as 2ªf das 6 semanas entre as 8,30 às 13h, na Sala de Conferências do Hospital de Dona Estefânia). No quandro seguinte constam as datas de cada dia de aulas para o 1º e para o 2º grupos do 1º semestre e 4º e 5º grupos no 2º Semestre.  ( 1ºSemestre / 2ªSemestre)

 

 

 

Carga horária: 28h

 

2ªfeira

08.30 – 9.00

Apresentação do Módulo

 

 

9.00 – 9.40

Infecção hospitalar - noções práticas

 

 

9.50 -11.20

Introdução à Pediatria. Organização de cuidados; Indicadores de saúde infantil. Taxas: de nascimento, de mortalidade, morbilidade.

 

 

11.30- 12.30

Particularidades da História Clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança

 

 

 

 

 

3ª feira

08.30-9.20

Desenvolvimento

 

 

09.30 -10.50

Nefrologia

 

 

11.00 - 11.50

Alimentação e nutrição

 

 

12.00-13.20

Crescimento

 

 

13.20-14.30

Intervalo almoço

 

 

14.30-15.30

ACIU. Icterícia neonatal

 

 

15.40 -16.50

Hematologia e Oncologia

 

 

 

 

 

4ª feira

8.30-10.00

Patologia respiratória

 

 

10.10-11.20

Infecciologia

 

 

11.30 - 12.30

Infecciologia

 

 

12.30-13.30

Intervalo almoço

 

 

13.30-14.20

Patologia gastrointestinal

 

 

14.30-15.20

Patologia gastrointestinal

 

2ªf – 1ª semana

15 Set (1ºgrupo)

27 Out (2ºgrupo)

16Fev (4ºgrupo)

30Março (5ºgrupo)

8,30 – 9h -  Apresentação do módulo

9-10,30 - Introdução à Pediatria. Organização de Cuidados. Indicadores de saúde infantil. Taxas de nascimento, de mortalidade e de morbilidade

 10,40 – 11,50 - Peculiaridades de história clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança

12 -12,50 - Simulação  em Pediatria - as bases teóricas

2ªf – 2ª semana

22 Set (1ºgrupo)

3 Nov (2ºgrupo)

24Fev (4ºgrupo)

7 Abril (5ªgrupo)

8,30-9,20 – Desenvolvimento

9,30 – 10,50 – Cardiologia

11 – 11,50 –  Alimentação e nutrição

12-12,50 –  Crescimento

2ªf – 3ª semana

29 Set (1ºgrupo)

10 Nov (2ºgrupo

2Março (4ºgrupo)

20 Abril (5ºgrupo)

8,30-9,20 -  Patologia respiratória

9,30 – 10,20 – Vacinas

10,30- 11, 20 – Patologia infecciosa

11,30 – 12,50 - Patologia infecciosa

2ªf – 4ª semana

6  Out (1ºgrupo)

17Nov (2ºgrupo)

9 Março (4ºgrupo)

27 Abril (5ºgrupo)

8,30 – 9,50 - RCIU. Icterícia neonatal

10- 10,50 – Patologia gastrointestinal

11-11,50 - Patologia Gastrointestinal

12- 12,50 -  Risco Clínico. Segurança do doente 

2ªf – 5ª semana

13 Out (1ºgrupo)

24Nov (2ºgrupo)

16 Março (4ºgrupo)

4 Maio(5ºgrupo)

8,30 – 9,50 Hematologia e oncologia

10- 11,20 -  Neurologia

11,30 – 12,50 –  Endocrinologia

2ªf – 6ª semana

20 Out (1ºgrupo)

1 Dez (2ºgrupo)

23 Março (4º grupo)

11 Maio (5ºgrupo)

8,30 – 10 – Nefrologia

10,10 – 11  - Estomatologia

11,10 – 12,50  - Infecções congénitas. Infecção bacteriana perinatal. Noções básicas de controlo de infecção

 

 

 

 

 

 

Para o 3º grupo (1º semestre) - semana de 10 a 14 de Novembro

Para o 6º grupo (2º semestre) – semana de 20 a 24 de Abril

(Sala do Centro Universitário no HDE)

 

 

Carga horária: 28h

 

2ªfeira

08.30 – 9.00

Apresentação do Módulo

 

 

9.00 – 9.40

Infecção hospitalar - noções práticas

 

 

9.50 -11.20

Introdução à Pediatria. Organização de cuidados; Indicadores de saúde infantil. Taxas: de nascimento, de mortalidade, morbilidade.

 

 

11.30- 12.30

Particularidades da História Clínica em Pediatria. O exame objectivo da criança

 

 

 

 

 

3ª feira

08.30-9.20

Desenvolvimento

 

 

09.30 -10.50

Nefrologia

 

 

11.00 - 11.50

Alimentação e nutrição

 

 

12.00-13.20

Crescimento

 

 

13.20-14.30

Intervalo almoço

 

 

14.30-15.30

ACIU. Icterícia neonatal

 

 

15.40 -16.50

Hematologia e Oncologia

 

 

 

 

 

4ª feira

8.30-10.00

Patologia respiratória

 

 

10.10-11.20

Infecciologia

 

 

11.30 - 12.30

Infecciologia

 

 

12.30-13.30

Intervalo almoço

 

 

13.30-14.20

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Método de avaliação

A avaliação é realizada no final de cada bloco de 6 semanas para os alunos do respectivo bloco.

A avaliação final é expressa na escala de 0 a 20 considerando-se como tendo transitado os alunos que obtenham classificação superior a 10.

Sessenta por cento desta pontuação é obtida no estágio de prática clínica de acordo  com a seguinte classificação aprovada pela FCM:

Avaliação contínua

Pontuação - de 0 a 20 valores

Caderno de estágio  avaliado pelo assistente - 0 a 20 (50%)    

Avaliação global do assistente considerando – 0 a 20 (50%)                                 

·         Realização e discussão de uma história clínica: 0-3 valores

·         Elaboração de um relatório de alta: 0-3 valores

·         Modo de execução de manobras do exame objectivo/registo de procedimentos: 0-3 valores

·         Metodologia de abordagem diagnóstica e terapêutica: 0-3 valores

·         Conhecimentos teórico-práticos: 0-3 valores

·         Capacidade de exposição: 0-2 valores

·         Interesse pelas actividades do estágio: 0-3 valores (assiduidade; pontualidade; participação em reuniões; relações humanas, integração na equipa)

Atendendo a que o exame escrito ocorre no último dia da última semana de estágio, é impraticável afixar as classificações da prática clínica antes da realização do exame escrito.

A avaliação do Assistente deve ser disponibilizada o mais tardar na semana seguinte ao término do estágio, após discussão do caderno de estágio entre Aluno e Assistente.

Nas situações limite, em que é duvidoso o aproveitamento prático do aluno, deve ser discutida em reunião entre Regente, Aluno e Assistente, a adequação da admissão do aluno a exame escrito. 

Os alunos que, por razões excepcionais, não tenham conseguido cumprir tempos de prática clínica, adequados a uma aquisição de conhecimentos considerada aceitável pelo assistente, de modo a poder classificá-lo, poderão repetir o estágio em tempo de férias se para isso houver Assistente disponível que concorde em aceitar o aluno.

Um aluno que tenha cumprido o estágio prático com aproveitamento e que não tenha conseguido fazer exame escrito no mesmo ano lectivo, poderá beneficiar dessa classificação no ano lectivo seguinte e apenas nesse, caso se proponha fazer exame escrito e não possa repetir o estágio. 

Prova escrita

Os restantes 40% da classificação final advém do exame escrito com a duração de 60 minutos. É uma prova constituída por 100 questões no que respeita a diagnóstico, terapêutica ou orientação de situações clínicas, com resposta de verdadeiro ou falso e pontuação de 0,2 valores cada. As respostas erradas não descontam na classificação. 

Os alunos devem realizar esta prova no final de cada bloco de 6 semanas apesar de poderem recorrer a exame de 2ª época. Há ainda uma época especial para os casos definidos no Regulamento de Avaliação  

A pontuação inferior a 10 e superior a 19 valores na prova escrita implica realização de prova oral em data a combinar com o aluno, na mesma época de exame.

Se a classificação da prova escrita for superior a 19 e o aluno recusar fazer exame oral a classificação do exame escrito ficará nos 19 valores.

Pode haver consulta do exame escrito desde que solicitado pelo aluno. A data

e hora para consulta serão marcados de acordo com a disponibilidade do aluno e do Regente. A revisão de provas segue o descrito no Regulamento de Avaliação e têm que ser pedidas por escrito na Divisão Académica.  

As provas para melhoria de classificação serão realizadas na 2ª época

 Prova oral

Esta prova será realizada na presença do regente e do respectivo assistente.

O aluno será confrontado com problemas práticos concretos a resolver (incluindo, por exemplo, interpretação de resultados de exames complementares), na base da experiência do estágio e não com questões puramente teóricas. Tal metodologia permitirá ajuizar, de modo mais pragmático, não só os conhecimentos, mas igualmente atitudes e, eventualmente, aptidões.

 

Cursos