Faculdade de Ciências Médicas

Psiquiatria

Código

11092

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

SP

Créditos

3.5

Professor responsável

Prof. Doutor José Caldas de Almeida

Língua de ensino

Português

Objectivos

1.      Proporcionar aos alunos a preparação teórica e a experiência prática que os habilitem a:

§  Reconhecer e descrever os sintomas e sinais das principais perturbações psiquiátricas.

§  Compreender e avaliar a importância dos diversos factores implicados na génese, evolução e tratamento das perturbações psiquiátricas e situações de sofrimentos psicológico.

§  Utilizar os dados clínicos de forma a estabelecer um diagnóstico correcto.

§  Identificar os instrumentos terapêuticos disponíveis para o tratamento das principais doenças psiquiátricas bem como as situações que devem ser referenciadas para os serviços especializados de psiquiatria.

§  Conhecer as intervenções de efectividade comprovada na prevenção das doenças mentais.

 

2.      Assegurar, em cooperação com outras cadeiras, que, no final do estágio, o aluno esteja preparado para:

§  Compreender a importância que os factores psicológicos têm num número significativo de doenças somáticas.

§  Reconhecer e compreender as reacções da pessoa confrontada com a situação de doença e suas vicissitudes.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

1.      História clínica

·         Princípios da relação médico - doente.

·         Entrevista psiquiátrica

2.      Principais alterações psicopatológicas e Observação Psiquiátrica

3.      Problemas de saúde mental, acontecimentos de vida e ciclo de vida.

·         Prevalência  e manifestações dos problemas de  saúde mental (distress).

·         Determinantes psicossociais (pobreza, desemprego, etc.).

·         Problemas de saúde mental, doenças mentais e  comportamentos

·         Manejo de situações especificas (risco de suicídio, perturbações de ajustamento, problemas ligados a comportamentos aditivos, problemas ligados a comportamentos agressivos).

4.      Síndromes psiquiátricos

5.      O doente com Perturbações Afectivas (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)

 

6.      O doente com Esquizofrenia (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)

7.      O doente com Perturbações de Ansiedade e Perturbações Somatoformes (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)

8.      Perturbações mentais orgânicas (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)

9.      Perturbações psiquiátricas da infância e adolescência (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)

10.  Perturbações psiquiátricas da velhice (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos).

11.  Perturbações do comportamento alimentar (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos).

 

Bibliografia

Paul Harrison, John Geddes, Michael Sharpe. Guia Prático Climepsi de Psiquiatria. Climepsi Editores. Lisboa, 2006.

Gelder, Michael; Harrison, Paul; Cowen, Philip - Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, Oxford University Press, 2006.

 

Método de ensino

O ensino é efectuado através de um conjunto de aulas teóricas realizadas no início do semestre, seguido de um estágio prático no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental que inclui aulas teórico-práticas, aulas práticas, ensino tutorial e elaboração de trabalhos. Durante o estágio os alunos têm um programa com actividades na parte da manhã e na parte da tarde. Através da  plataforma Moodle, os alunos terão  acesso aos sumários das aulas, a textos de apoio, e a exercícios e testes.

As actividades práticas incluem a apresentação e discussão de casos clínicos, a entrevista de pacientes, o treino de entrevista e observação de pacientes com base  na discussão  de casos e de actividades de role-playing.

 

Método de avaliação

A avaliação dos alunos efectua-se através da conjugação dos seguintes elementos:

§  Exame Escrito (Teste de escolha múltipla)

§  Exame Oral

A nota final é a média das classificações das duas provas.

 

Cursos