
Psiquiatria
Código
11092
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3.5
Professor responsável
Prof. Doutor José Caldas de Almeida
Língua de ensino
Português
Objectivos
1. Proporcionar aos alunos a preparação teórica e a experiência prática que os habilitem a:
§ Reconhecer e descrever os sintomas e sinais das principais perturbações psiquiátricas.
§ Compreender e avaliar a importância dos diversos factores implicados na génese, evolução e tratamento das perturbações psiquiátricas e situações de sofrimentos psicológico.
§ Utilizar os dados clínicos de forma a estabelecer um diagnóstico correcto.
§ Identificar os instrumentos terapêuticos disponíveis para o tratamento das principais doenças psiquiátricas bem como as situações que devem ser referenciadas para os serviços especializados de psiquiatria.
§ Conhecer as intervenções de efectividade comprovada na prevenção das doenças mentais.
2. Assegurar, em cooperação com outras cadeiras, que, no final do estágio, o aluno esteja preparado para:
§ Compreender a importância que os factores psicológicos têm num número significativo de doenças somáticas.
§ Reconhecer e compreender as reacções da pessoa confrontada com a situação de doença e suas vicissitudes.
Pré-requisitos
Conteúdo
1. História clínica
· Princípios da relação médico - doente.
· Entrevista psiquiátrica
2. Principais alterações psicopatológicas e Observação Psiquiátrica
3. Problemas de saúde mental, acontecimentos de vida e ciclo de vida.
· Prevalência e manifestações dos problemas de saúde mental (distress).
· Determinantes psicossociais (pobreza, desemprego, etc.).
· Problemas de saúde mental, doenças mentais e comportamentos
· Manejo de situações especificas (risco de suicídio, perturbações de ajustamento, problemas ligados a comportamentos aditivos, problemas ligados a comportamentos agressivos).
4. Síndromes psiquiátricos
5. O doente com Perturbações Afectivas (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)
6. O doente com Esquizofrenia (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)
7. O doente com Perturbações de Ansiedade e Perturbações Somatoformes (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)
8. Perturbações mentais orgânicas (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)
9. Perturbações psiquiátricas da infância e adolescência (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos)
10. Perturbações psiquiátricas da velhice (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos).
11. Perturbações do comportamento alimentar (Aspectos epidemiológicos, etiopatogénicos, clínicos e terapêuticos).
Bibliografia
Paul Harrison, John Geddes, Michael Sharpe. Guia Prático Climepsi de Psiquiatria. Climepsi Editores. Lisboa, 2006.
Gelder, Michael; Harrison, Paul; Cowen, Philip - Shorter Oxford Textbook of Psychiatry, Oxford University Press, 2006.
Método de ensino
O ensino é efectuado através de um conjunto de aulas teóricas realizadas no início do semestre, seguido de um estágio prático no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental que inclui aulas teórico-práticas, aulas práticas, ensino tutorial e elaboração de trabalhos. Durante o estágio os alunos têm um programa com actividades na parte da manhã e na parte da tarde. Através da plataforma Moodle, os alunos terão acesso aos sumários das aulas, a textos de apoio, e a exercícios e testes.
As actividades práticas incluem a apresentação e discussão de casos clínicos, a entrevista de pacientes, o treino de entrevista e observação de pacientes com base na discussão de casos e de actividades de role-playing.
Método de avaliação
A avaliação dos alunos efectua-se através da conjugação dos seguintes elementos:
§ Exame Escrito (Teste de escolha múltipla)
§ Exame Oral
A nota final é a média das classificações das duas provas.