Faculdade de Ciências Médicas

Suporte Básico de Vida

Código

11104

Unidade Orgânica

NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas

Departamento

MC

Créditos

0,5

Professor responsável

Prof. Doutor Pedro Póvoa

Língua de ensino

Português

Objectivos

A UC Suporte Básico de Vida está integrada numa área de ensino mais abrangente denominada Doente Emergente/Crítico, a qual é uma área de intervenção transversal a várias disciplinas que se caracteriza pela capacidade para lidar com doentes em risco de vida. A Medicina do Doente Emergente/Crítico caracteriza-se:

Ø  pela prontidão e oportunidade da resposta (quando o doente dela precisa);

Ø  pela proporcionalidade das intervenções (do que o doente precisa);

Ø  pela capacidade integradora e trabalho em equipa;

Ø  pela aptidão para inventariar e hierarquizar as prioridades de intervenção;

Ø  pela dimensão humana na relação com o doente, com o sofrimento e com o fim de vida vistos quer do ponto de vista do doente, quer da família, quer dos profissionais envolvidos.

 

A formação em Medicina do Doente Emergente/Crítico inicia-se com a formação em Suporte Básico de Vida logo no 1º ano do MIM.

 

As situações de paragem cardiorespiratória em vítimas adultas representam uma das principais causas de morte e ocorre frequentemente em ambiente extra hospitalar. Na Europa, estima-se que ocorram cerca de 700.000 paragens cardíacas/ano. A melhoria da morbilidade e mortalidade associada à paragem cardiorespiratória dependem de uma intervenção inicial adequada e correctamente realizada, iniciada pela instituição de Suporte Básico de Vida até à chegada dos Serviços de Emergência Médica. Esta UC pretende que todos os alunos da FCM tenham formação e habilitação em Suporte Básico de Vida, uma imposição sentida já pela própria sociedade civil.

 

Pré-requisitos

 

Conteúdo

SBV mass training (2 grupos de +/- 125 alunos divididos em manhã e tarde)

a)      uma sessão plenária dando conta do projecto da UC – 10min

b)      sessão expositiva inicial (revisão do algoritmo da reanimação em SBV) – 20min

c)      treino prático com manequim – 90min

d)      avaliação individual de cada candidato – 30 a 40min

e)      uma sessão plenária final para o encerramento – 10min

 

 

Seminário      Sistema Integrado de Emergência em Portugal

                        Emergência pré-hospitalar e intra-hospitalar

 

 

 

SBV leigos

PROGRAMA TIPO (relação aluno:monitor – 6:1)

08:30 – 08:35  Introdução                                        

08:35 – 08:45  Cadeia de Sobrevivência                        Suporte teórico

08:45 – 09:10  Riscos para o Reanimador               

Suporte Básico de Vida                  

09:10 – 09:20  Manobras de desobstrução da Via Aérea

09:20 – 09:30  Algoritmo                                          

09:30 – 09:50  Intervalo                                           

09:50 – 10:00  Demonstração prática                          Práticas

10:00 – 12:40  Suporte Básico de Vida / práticas                       

12:40 – 12:50  Reunião com os Monitores

12:50 – 13:00  Encerramento e avaliação

 

Bibliografia

O texto de referência é o Manual de Suporte Básico de Vida revisto e publicado pelo Conselho Português de Ressuscitação.

Método de ensino

Organização pedagógica:

Aulas teóricas

24/10/2014 – Seminário (2h)

            Sistema Integrado de Emergência em Portugal

            Emergência pré-hospitalar e intra-hospitalar

 

Aulas teórico-práticas

19/09/2014 – SBV “Mass Training”

Sessão expositiva inicial (revisão do algoritmo da reanimação em SBV)

 

20, 21, 27 e 28/11/2014 - SBV leigos

            Introdução

            Cadeia de Sobrevivência

            Riscos para o Reanimador

Aulas práticas

19/09/2014 (integrado na semana de recepção aos novos alunos)

            SBV “Mass Training” para 250 alunos (2 grupos de 125 alunos)

 

20, 21, 27 e 28/11/2014

            Curso de Suporte Básico de Vida “SBV leigos” (em 2 semanas; 2 dias (4+4 cursos) total 8 cursos (cada curso dura 4 horas ocupando uma manhã ou uma tarde); 6 instrutores/curso (relação 6:1);

 

Método de avaliação

A avaliação tem 3 componentes:

  1. Presença do SBV mass training (0-2 valores)                                             
  2. Curso de SBV-leigos (0-10 valores)                         
  3. Teste de avaliação de escolha múltipla (0-8 valores)

NOTA – não é possível fazer o teste de avaliação final sem a frequência, com avaliação positiva, no curso SBV-leigos

 

b)   critérios de avaliação

1. critérios de avaliação – SBV mass training

presença – 2 valores

falta – 0 valores

 

2. critérios de avaliação – curso de SBV

a) pontualidade                 pontual – 1 valor

                                          atraso <1h – 0.5 valores

                                          atraso >1h – não faz o curso

b) desempenho (classificação dos instrutores de cada manobra) os alunos são avaliados por 3 instrutores distintos em rotação, em cada curso.

 

 

 

                                          desobstrução da via aérea – 0 a 2 valores

                                                                              Sequência do algoritmo vítima consciente

                                                                              Sequência do algoritmo vítima inconsciente

                                                                              Procedimentos técnicos correctos

 

                                          posição lateral de segurança – 0 a 2 valores

                                                                              Segurança

                                                                              1º Pedido de ajuda

                                                                              2º Pedido de ajuda

                                                                              Sequência do algoritmo

                                                                              Procedimentos técnicos correctos

 

                                          suporte básico de vida – 0 a 4 valores

                                                                              Segurança

                                                                              1º Pedido de ajuda

                                                                              2º Pedido de ajuda

                                                                              Sequência do algoritmo

                                                                              Procedimentos técnicos correctos

 

c) potencial instrutor (a atribuir pelos instrutores e director do curso)

                                          sim – 1 valor

                                          não – 0 valores

 

Em cada banca prática é também avaliado por cada instrutor a capacidade de comunicação, entusiasmo, envolvimento no feed-back, interatividade / espírito de equipa e credibilidade. No final de cada curso é feita uma revisão pelo director do curso e pelos instrutores do desempenho de cada aluno.

 

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