
Suporte Básico de Vida
Código
11104
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
MC
Créditos
0,5
Professor responsável
Prof. Doutor Pedro Póvoa
Língua de ensino
Português
Objectivos
A UC Suporte Básico de Vida está integrada numa área de ensino mais abrangente denominada Doente Emergente/Crítico, a qual é uma área de intervenção transversal a várias disciplinas que se caracteriza pela capacidade para lidar com doentes em risco de vida. A Medicina do Doente Emergente/Crítico caracteriza-se:
Ø pela prontidão e oportunidade da resposta (quando o doente dela precisa);
Ø pela proporcionalidade das intervenções (do que o doente precisa);
Ø pela capacidade integradora e trabalho em equipa;
Ø pela aptidão para inventariar e hierarquizar as prioridades de intervenção;
Ø pela dimensão humana na relação com o doente, com o sofrimento e com o fim de vida vistos quer do ponto de vista do doente, quer da família, quer dos profissionais envolvidos.
A formação em Medicina do Doente Emergente/Crítico inicia-se com a formação em Suporte Básico de Vida logo no 1º ano do MIM.
As situações de paragem cardiorespiratória em vítimas adultas representam uma das principais causas de morte e ocorre frequentemente em ambiente extra hospitalar. Na Europa, estima-se que ocorram cerca de 700.000 paragens cardíacas/ano. A melhoria da morbilidade e mortalidade associada à paragem cardiorespiratória dependem de uma intervenção inicial adequada e correctamente realizada, iniciada pela instituição de Suporte Básico de Vida até à chegada dos Serviços de Emergência Médica. Esta UC pretende que todos os alunos da FCM tenham formação e habilitação em Suporte Básico de Vida, uma imposição sentida já pela própria sociedade civil.
Pré-requisitos
Conteúdo
SBV mass training (2 grupos de +/- 125 alunos divididos em manhã e tarde)
a) uma sessão plenária dando conta do projecto da UC 10min
b) sessão expositiva inicial (revisão do algoritmo da reanimação em SBV) 20min
c) treino prático com manequim 90min
d) avaliação individual de cada candidato 30 a 40min
e) uma sessão plenária final para o encerramento 10min
Seminário Sistema Integrado de Emergência em Portugal
Emergência pré-hospitalar e intra-hospitalar
SBV leigos
PROGRAMA TIPO (relação aluno:monitor 6:1)
08:30 08:35 Introdução
08:35 08:45 Cadeia de Sobrevivência Suporte teórico
08:45 09:10 Riscos para o Reanimador
09:10 09:20 Manobras de desobstrução da Via Aérea
09:20 09:30 Algoritmo
09:30 09:50 Intervalo
09:50 10:00 Demonstração prática Práticas
10:00 12:40 Suporte Básico de Vida / práticas
12:40 12:50 Reunião com os Monitores
12:50 13:00 Encerramento e avaliação
Bibliografia
O texto de referência é o Manual de Suporte Básico de Vida revisto e publicado pelo Conselho Português de Ressuscitação.
Método de ensino
Organização pedagógica:
Aulas teóricas
24/10/2014 Seminário (2h)
Sistema Integrado de Emergência em Portugal
Emergência pré-hospitalar e intra-hospitalar
Aulas teórico-práticas
19/09/2014 SBV Mass Training
Sessão expositiva inicial (revisão do algoritmo da reanimação em SBV)
20, 21, 27 e 28/11/2014 - SBV leigos
Introdução
Cadeia de Sobrevivência
Riscos para o Reanimador
19/09/2014 (integrado na semana de recepção aos novos alunos)
SBV Mass Training para 250 alunos (2 grupos de 125 alunos)
20, 21, 27 e 28/11/2014
Curso de Suporte Básico de Vida SBV leigos (em 2 semanas; 2 dias (4+4 cursos) total 8 cursos (cada curso dura 4 horas ocupando uma manhã ou uma tarde); 6 instrutores/curso (relação 6:1);
Método de avaliação
A avaliação tem 3 componentes:
- Presença do SBV mass training (0-2 valores)
- Curso de SBV-leigos (0-10 valores)
- Teste de avaliação de escolha múltipla (0-8 valores)
NOTA não é possível fazer o teste de avaliação final sem a frequência, com avaliação positiva, no curso SBV-leigos
b) critérios de avaliação
1. critérios de avaliação SBV mass training
presença 2 valores
falta 0 valores
2. critérios de avaliação curso de SBV
a) pontualidade pontual 1 valor
atraso <1h 0.5 valores
atraso >1h não faz o curso
b) desempenho (classificação dos instrutores de cada manobra) os alunos são avaliados por 3 instrutores distintos em rotação, em cada curso.
desobstrução da via aérea 0 a 2 valores
Sequência do algoritmo vítima consciente
Sequência do algoritmo vítima inconsciente
Procedimentos técnicos correctos
posição lateral de segurança 0 a 2 valores
Segurança
1º Pedido de ajuda
2º Pedido de ajuda
Sequência do algoritmo
Procedimentos técnicos correctos
suporte básico de vida 0 a 4 valores
Segurança
1º Pedido de ajuda
2º Pedido de ajuda
Sequência do algoritmo
Procedimentos técnicos correctos
c) potencial instrutor (a atribuir pelos instrutores e director do curso)
sim 1 valor
não 0 valores
Em cada banca prática é também avaliado por cada instrutor a capacidade de comunicação, entusiasmo, envolvimento no feed-back, interatividade / espírito de equipa e credibilidade. No final de cada curso é feita uma revisão pelo director do curso e pelos instrutores do desempenho de cada aluno.