
História da Medicina
Código
11114
Unidade Orgânica
NOVA Medical School|Faculdade de Ciências Médicas
Departamento
SP
Créditos
3
Professor responsável
Prof. Doutor Pedro Soares Branco
Língua de ensino
Português
Objectivos
Proporcionar o conhecimento da história da medicina, fomentando ao mesmo tempo a vertente humanista do futuro médico. Este deve exercer a sua profissão com o conhecimento fundamentado do percurso histórico da mesma, para melhor compreensão do doente e do contexto social no qual se insere.
Pré-requisitos
Conteúdo
Aula |
Tema |
1 |
Apresentação. As raízes da Medicina. |
2 |
As raízes da Medicina |
3 |
Medicina Primitiva |
4 |
Medicina na Antiguidade Mesopotâmia, Egipto e América pré-colombiana |
5 |
Medicina Indiana |
6 |
Medicina Chinesa |
7 |
Medicina Hipocrática |
8 |
Medicina Hipocrática |
9 |
Medicina Romana |
10 |
Medicina Romana |
11 |
Medicina Árabe |
12 |
Medicina Árabe |
13 |
Medicina Medieval |
14 |
Medicina Medieval |
15 |
Seminário Orador convidado |
16 |
Seminário Orador convidado |
17 |
Medicina e Renascimento |
18 |
Medicina e Renascimento |
19 |
Medicina contemporânea |
20 |
Medicina contemporânea |
21 |
Cirurgia |
22 |
Cirurgia |
23 |
Seminário Orador convidado |
24 |
Seminário Orador convidado |
25 |
História dos hospitais e do ensino médico em Portugal |
26 |
História dos hospitais e do ensino médico em Portugal |
Bibliografia
Textos da aula (Moodle)
Porter, Roy: The Greatest Gift to Mankind A Medical History of Humanity from Antiquity to the Present. Harper Collins Publishers 1997.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas: 2 horas por semana, num total de 22 aulas (22 horas lectivas).
Seminários: dois seminários, ocupando 2 horas cada um, nos quais serão tratadas temáticas associadas aos objectivos e conteúdos da Unidade Curricular.
Método de avaliação
A Unidade Curricular Opcional de História da Medicina é uma Unidade Curricular teórico-prática. Trata-se de uma Unidade Curricular com um elemento de avaliação: um teste escrito. O sistema de avaliação da Faculdade de Ciências Médicas está regulamentado pelo respectivo Regulamento do Conselho Pedagógico da Faculdade de Ciências Médicas.
Agenda de avaliações: a definir.
O teste final equivale a 100% da classificação final. O teste é feito sem consulta, com a duração de 1 hora e visa a verificação dos conhecimentos do aluno e decorre nas épocas de exame pré estabelecidas. O aluno deve responder às questões conforme lhe é solicitado, ou seja, de forma sucinta ou desenvolvida, mediante o enunciado apresentado. Deve identificar o exame com o nome completo, o que inclui todos os nomes próprios e utilizar uma letra legível.